Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2013

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Antes do aquecimento no Algarve, e vendo as cartas de temperaturas aos 850 hPa, uma nota para o dia de amanhã que deverá ser muito quente.
A ISO 24, que se pensava estar hoje sobre todo o continente, só ao final da tarde estará em cima de nós (quase todo o continente) e amanhã deverá afectar todo o país.
Com o posicionamento da depressão térmica, a injecção de ar quente e seco de SE deverá manter as temperaturas muito altas, nomeadamente no litoral centro e eventualmente norte.
Não se prevê nortada para amanhã...o que deverá manter todo o dia as altas temperaturas. Ou seja, mais um dia muito quente.
Só a partir de 4ª feira é que o posicionamento da depressão térmica levará à formação de nortadas.

Convenhamos: venhas elas durante 3 ou 4 dias para arrefecer isto.
O problema é se elas vem e não nos largam durante semanas...é certo e sabido que as queixas voltarão.:p

Nortada no algarve, normalmente aumenta a temperatura no verão, pois arrasta ar quente e seco desde o interior alentejano. Corrige-me se estou enganado.. No resto do litoral oeste, sim dá uma valente descida das temperaturas.

Outra coisa que muitas vezes se fala por aqui, é da temperatura a 850hPa. Ora convém referir que em qualquer dos modelos, ou são das 0h e das 18h, ou das 0h/6h/12h/18h. Ou seja, não é a temperatura T850hPa às 15h, pelo que o calor é sempre maior do que nos mapas das 12h ou das 18h.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nortada no algarve, normalmente aumenta a temperatura no verão, pois arrasta ar quente e seco desde o interior alentejano. Corrige-me se estou enganado.. No resto do litoral oeste, sim dá uma valente descida das temperaturas.

Outra coisa que muitas vezes se fala por aqui, é da temperatura a 850hPa. Ora convém referir que em qualquer dos modelos, ou são das 0h e das 18h, ou das 0h/6h/12h/18h. Ou seja, não é a temperatura T850hPa às 15h, pelo que o calor é sempre maior do que nos mapas das 12h ou das 18h.

As temperaturas mais altas no litoral algarvio são atingidas em situações de nortada muito forte. Quando se fala aqui em nortada no Algarve não nos referimos à brisa de quadrante norte que sopra à tarde na Costa Vicentina, mas sim a um vento por vezes forte que sopra especialmente ao final da tarde e à noite no litoral e no barrocal, vindo da serra.

Em situações de levante como a que se vive as máximas na costa algarvia não vão muito acima dos 28/30ºC, enquanto no Alentejo superam facilmente os 35ºC. Com Nortada as máximas sobem facilmente acima dos 35ºC e podem mesmo roçar recordes de temperatura máxima. O recorde para Faro, ~44ºC, foi atingido num dia de Nortada com um incêndio na serra de Loulé, que cobriu a cidade de fumo!

A situação normal para o Algarve é outra, com o anticiclone nos Açores durante a noite sopra uma ligeria brisa de norte, pela manhã o vento vira a sueste e pela tarde vira a sudoeste. Isto é mais comum, embora também seja comum manter-se o sueste pela tarde no sotavento enquanto o barlavento está com sudoeste. Esta sinóptica implica máximas de ~28ºC e mínimas de ~18ºC, e água do mar a 21/22ºC no Cabo de Santa Maria, já se sabe, o sotavento é um pouco mais quente e o barlavento um pouco mais fresco.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Olha que eu o ano passado fui a Vilamoura durante a segunda quinzena de Julho, e apanhei uma semana de nortada na praia, com vento frio. Tivemos de esquecer a praia e ficar pela piscina. Agora pode não ter sido o vento de norte, mas nós tipicamente chamamos "nortada" aqui em cima ao vento forte e fresco que sopra durante a tarde, e apanhamos disso no Algarve, embora pudesse ter sido de outra direcção
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Olha que eu o ano passado fui a Vilamoura durante a segunda quinzena de Julho, e apanhei uma semana de nortada na praia, com vento frio. Tivemos de esquecer a praia e ficar pela piscina. Agora pode não ter sido o vento de norte, mas nós tipicamente chamamos "nortada" aqui em cima ao vento forte e fresco que sopra durante a tarde, e apanhamos disso no Algarve, embora pudesse ter sido de outra direcção

Não havia calor sustentado no interior alentejano e por isso, as temperaturas não dispararam e era de Norte sim. ;) Para disparar a temperatura tem que haver calor no interior alentejano se não houver a temperatura não dispara, o ano passado em Maio, Faro bateu o seu record máximo de temperatura num dia com nortada que ocorreu depois de uns dias quentes no Alentejo. ;)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
eu confirmo a caloraça aqui por coruche :calor: , apesar de já estar mais habituados que outros, quando vejo lisboetas e portistas (apareceram no telejornal) ali a morrer com 34 (como os do porto) a pensar quem me dera...

O problema é que quando fazem as entrevistas ou as reportagens esquecem-se que geralmente o que acontece é uma situação idêntica à de ontem. São dias em que a máxima prevista para o Porto dissipada por todos os meios de comunicação social portugueses era de 34ºC, quando na realidade a temperatura atingiu os 40.5ºC na cidade do Porto. É claro que nem toda gente tem os conhecimentos básicos para ter noção de que estas previsões particularmente para a cidade do Porto são enganadoras. Mas é um tema que me dá sempre vontade de rir quando amigos meus estão no telemóvel a ver as previsões e o estado do tempo, com a temperatura a passar claramente os 30ºC e eles a teimarem que estão 22ºC porque é o que diz o telemóvel. :)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
O problema é que quando fazem as entrevistas ou as reportagens esquecem-se que geralmente o que acontece é uma situação idêntica à de ontem. São dias em que a máxima prevista para o Porto dissipada por todos os meios de comunicação social portugueses era de 34ºC, quando na realidade a temperatura atingiu os 40.5ºC na cidade do Porto. É claro que nem toda gente tem os conhecimentos básicos para ter noção de que estas previsões particularmente para a cidade do Porto são enganadoras. Mas é um tema que me dá sempre vontade de rir quando amigos meus estão no telemóvel a ver as previsões e o estado do tempo, com a temperatura a passar claramente os 30ºC e eles a teimarem que estão 22ºC porque é o que diz o telemóvel. :)

40 ao sol só se for
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
40 ao sol só se for

Na sexta feira em locais da cidade do Porto propicias mais ao aquecimento certamente estiveram máximas a rondar os 40ºc, tal como registado na estação da Serra do Pilar...
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
40 ao sol só se for

Esse tipo de comentário é dispensável e fica-lhe mal.


Porto, Serra do Pilar (40.5ºC)

2v16tug.png


Porto, Massarelos (40.1ºC)

2latzd4.png
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
apartir de 3a 4a a temperatura maxima vai descer mas a minima segundo o IPMA n vai descer assim tanto, ou seja, vamos ter noites bem quentinhas, sempre na casa dos 19-20. mas o gfs da uma descida maior, chega a por a temp a 2m a 10.5. espero q acerte lol se tiver calor de dia mas q as noites refresquem ainda se aguenta
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Esse tipo de comentário é dispensável e fica-lhe mal.


Porto, Serra do Pilar (40.5ºC)

2v16tug.png


Porto, Massarelos (40.1ºC)

2latzd4.png

Se é para ver dados das RUEMAS ok, vi a estação de viana cidade perto dos 40º também, já aqui discutimos sobre a diferença entre EMAS e RUEMAS, se acham que devem confiar nas RUEMas tudo bem :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Que vos parece a probabilidade de termos trovoada durante esta semana?

A mim parece-me haver algum consistência para que 4a no NE transmontano e depois de quinta para frente no interior norte (principalmente na região da Peneda-Gerês) haja ocorrência de fenómenos convectivos com uma boa rega à mistura...:thumbsup:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Se é para ver dados das RUEMAS ok, vi a estação de viana cidade perto dos 40º também, já aqui discutimos sobre a diferença entre EMAS e RUEMAS, se acham que devem confiar nas RUEMas tudo bem :)

Também já foi discutido o tema Serra do Pilar e o porquê de ser uma EMA e o IPMA gostar de a tratar como RUEMA.


Além disso, se não fossem estações com o minimo de credibilidade porque estariam disponíveis para consulta numa página de um instituto governamental como o IPMA? São estações que medem a temperatura principalmente em meio urbano e se 60% da população Portuguesa habita em meio urbano estas estações são pois claro muito mais úteis do que uma EMA a 20km do centro da cidade, desde que esteja devidamente regularizada.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...se acham que devem confiar nas RUEMas tudo bem :)

Boa tarde.

As RUEMAS dão-nos os valores mais exactos possíveis das zonas onde estão implantadas.
Nem todas estão cercadas pelo betão, existindo muitas com melhores condições do que as EMAS.
A qualidade destas é igual às das EMAS, apenas servem para representar espacialmente melhor o país e por isso são tratadas de forma diferente, não tendo leitura de tantos dados como as principais. De resto são fidedignas (desde que com manutenção).

Venha agora uma pausa no calor...excessivo. Venha o verão normal.;)