Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2015

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Aviso MeteoPT.com

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

....
2.3 Tópico de Seguimento Previsão do Tempo e Modelos

Use este tópico apenas para:

- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.

- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as muito bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:

- seguimento da situação meteorológica corrente indicada no ponto 2.1.

- conversa de circunstância ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", "tudo ao lado", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre.

- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".

- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.

- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.

...

http://www.meteopt.com/forum/ajuda/condicoes-de-utilizacao
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
rljshYH.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Reforço generalizado das anomalias positivas do Atlântico norte. Mesmo à volta da península Ibérica já está tudo positivo, até na zona ao largo da costa oeste que recebe a nortada, sendo notável a anomalia a sudoeste de mais de 2ºC. Talvez hoje já se tenha notado esta disponibilidade de humidade pela frente que passou e em que se desenvolveu alguma convecção com chuva pontualmente significativa para a época.

SViAeuZ.gif


O corredor Leste-Oeste das latitudes baixas, onde é mais habitual a formação das tempestades tropicais, relativamente diminuido no seu potencial de alimentação. Enquanto que nas latitudes médias a passar nos Açores as anomalias positivas significativas contrastam com as negativas na zona central a norte do paralelo 45º, isto pode potenciar a precipitação nas ilhas e atrair a corrente de oeste mais para sul.
 

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Bom dia hoje deparei-me com esta noticia no DN e depois de ver a previsão do IPMA até 10 dias não consigo ver onde está a comprovação desta noticia pois as temperaturas não são assim tão altas. Alguém me pode elucidar ?
Onda de calor excecional fará disparar termómetros na Península Ibérica
por LusaOntem
icn_comentario.gif
4 comentários


ng4396592.jpg

Fotografia © Gonçalo Villaverde / Global Imagens
Temperaturas poderão ultrapassar os 40 graus e as noites também serão mais quentes.

Uma onda de calor irá atingir a Península Ibérica a partir da próxima sexta-feira, segundo uma previsão da agência estatal de meteorologia espanhola (AEMET).

As temperaturas sentidas nos últimos dias são passageiras, refere a agência de notícias espanhola, EFE, acrescentando com base num relatório emitido pela AEMET que a onda de calor se prevê "excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas".

Segundo o relatório da AEMET "o novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 05 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius".

Pode ler-se ainda no documento que "também as temperaturas noturnas irão aumentar", mantendo-se geralmente "entre os 20 e os 24 graus".
 

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
A mim me parece que o artigo esta bastante claro para onde e ate quando porque na verdade todo o sul de Espanha e leste estao previstas temperaturas muito altas e a iso 24 roca aqui mesmo o Algarve e como os modelos ainda andam a por e a tirar calor nada nos garante que o nesmo nao nos atinga tambem em especial no sul de Portugal
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A questão tem a ver com alguma imprensa nacional ontem ter estranhado falar-se de uma onda de calor em Espanha ou na "Península", e o IPMA ter dito que ainda não se podia falar de onda de calor por cá. O facto de haver uma onda de calor em Espanha não quer dizer que haja aqui.

A definição de onda de calor é a de ocorrer durante 6 dias consecutivos uma anomalia positiva de 5ºC em relação à média de máximas desse período num determinado local.

Por exemplo, em Faro a média das máximas em Julho na normal de 1981-2010 é 29.2ºC, ou seja, para se falar de uma onda de calor oficial em Faro teria que haver (ou prever-se) 6 dias seguidos com uma máxima igual ou superior a 34,2ºC (*). Não está previsto para já.

Em Beja, a média das máximas em Julho na normal de 1981-2010 é 33.3ºC, pelo que terão que ocorrer 6 dias seguidos com máximas >= 38.3 ºC, e isso até pode acontecer mas já está para lá do período em que se pode confiar em previsões, e seria prematura falar disso para já.

Mas é apenas uma definição. Como o próprio IPMA descreve no site deles, podem ocorrer períodos de calor até mais desagradáveis, serem muito prolongados por ex, ou mais extremos, com mais impacto no conforto ou mesmo na saúde, que até nem sejam oficialmente ondas de calor de acordo com a definição da OMM.

(*) Nota: o IPMA pode usar outras normais, ou pode calcular anomalias dia a dia em vez de médias mensais, pelo que os valores de referência poderão ser um pouco mais baixos. Se usarem médias diárias seriam inferiores porque estamos no início de Julho, se usarem a normal de 1971-1980 porque as médias são ligeiramente mais baixas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Comunicado IPMA:

Tempo quente na Europa

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2015-07-02
11:53 e 2015-07-07 11:53

Uma massa de ar quente continental, afetará, na primeira semana de julho de 2015, a
maior parte da Europa. Assim, a temperatura máxima na Europa Central
e Ocidental, com excepção da parte oeste da Península Ibérica e
das ilhas Britânicas, estará bastante acima do normal, podendo
atingir valores próximos de 40ºC.Durante o dia de hoje, 2 de julho,
em Portugal continental, as temperaturas máximas deverão situar-se
entre 20 e 25ºC no litoral e entre 25 e 30ºC no interior. Prevê-se
uma pequena subida da temperatura máxima até sábado, inclusivé,
com as temperaturas a atingirem valores de 25 a 30ºC no litoral e de
28 a 35ºC no interior. Estes valores deverão manter-se até
terça-feira, ficando abaixo dos atingidos nos dois últimos
fins-de-semana.A partir de terça-feira verifica-se uma elevada
incerteza associada ao parâmetro da temperatura, existindo uma
tendência para uma subida gradual ao longo da semana, com
probabilidade de 60% de que a temperatura possa ultrapassar 40ºC no
interior da região Sul.

Data de edição: 2015-07-02 11:53:59


http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Última edição:

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Me parece um comunicado bastante sensato e realista di nosso IPMA pois se na Espanha existe um elevado grau de confianca por aqui ainda e uma grande incognita mas tenho a sensacao que este mes pode ser historico na maior parte da PI
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É a tal questão que eu já tinha abordado... A dorsal africana anda a "bailar" ora mais para leste ora mais para oeste (afetando-nos diretamente neste último caso), mas o que me parece de realçar é o facto daquela estender-se tão para norte, em latitudes de 45º ou mais, com temperaturas de 25ºC ou mais a 850 hPa de pressão, ainda no final de Junho/início de Julho. Curioso para ver o que acontecerá em Agosto, no pico do Verão... Mas tem tudo para ser um Verão bastante quente na Europa em termos gerais, vamos ver.

Para já, por cá, parece-me que o litoral oeste vai levar com muita nortada... "Empurrando" o calor mais para leste.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas,

Nada é garantido ainda...anda tudo deslumbrado com records mas ainda não vejo nada de especial! As temperaturas vão voltar a subir sim mas ao que tudo indica não vão atingir os valores dos últimos dias. A previsão de 40 e tal graus para daqui a 1 semana é uma utopia. Quanto ao futuro (mais a partir de 15) a qualquer momento poderemos ter novo cavado a empurrar o calor para leste. A própria previsão a 10 dias do IPMA parece uma "montanha Russa", ora sobe, ora desce de dia para dia.
Vamos ver como se comporta o trio dorsal africana-cavados de Noroeste-AA Açores nos próximos dias.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Bom dia olhando as previsoes do dia de hoje constata se que ja comeca a ganhar forma a possibilidade de virem por ai uns dias muito quentes em especial a partir de Quarta havendo a possibilidade ja bastante forte de ja a partir de Domingo afetar aqui a regiao do Sotavento algarvio.