Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2015

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Se a tendencia se mantiver, na proxima semana entre quarta/quinta e sabado o Entre Douro e Minho, Aveiro e Viseu vão passar dias/noites muito complicados!
Situação a acompanhar!!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Para a proxima semana, as temperaturas vão subir :hehe:

Temperaturas aos 1500m , a rondar 24/25ºC :
OsnirUk.png


Portalegre com 27ºC a 1500m

Mesmo as zonas do litoral deveram aquecer , núcleo de baixas pressões localizado entre Portugal e Espanha , a criar circulação de Leste :calor:

7jWsDLl.png


GFS a prever 41/42ºC para sexta-feira na zona de Coimbra:scared:

PKfzGua.png
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu gostava de acompanhar a situação e estava a seguir os meteogramas, na versão texto, para o Porto, mas fui ver o mapa de temp. 2m do gfs e vi que os dados não correspondem, e isso para a mesma saída indicada tanto no mapa como no meteograma. Fiquei com a ideia de que os meteogramas é que não estão actualizados, alguém confirma este possível problema?
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
IPMA atualizou mais uma vez os modelos numéricos, temperaturas ascendem até aos 30ºC e um dia com 34ºC em Lisboa
Interior Sul continua perto dos 40ºC
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Onde os posso ver?
Com modelos numéricos quero dizer a previsão entre 3 a 10 dias. É que é elaborada por esses modelos de acordo com a informação dada.
Quanto a modelos propriamente, só encontras nas cartas meteorológicas. Apenas o ECMWF

É assim o IPMA voltou a baixar as temperaturas para a capital, eu desisto de tentar perceber o tempo para a semana ;)
 
  • Gosto
Reactions: JTavares e StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Engraçado, a máxima para Faro na descritiva para hoje é de 33ºC e na simbólica é de 32ºC. :unsure:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Acho que finalmente o IPMA decidiu: a onda de calor não chega a Lisboa! Por enquanto é só o interior nos 40ºC
A estação de Elvas e Tomar não estão a funcionar, pelo menos no parâmetro da temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Boa tarde em relacao aos modelos ate Sexta-feira a temperatura vai manter com valores na mesma ordem de grandeza sendo que no final da semana vai baixar para valores bem mais frescos na ordem dos 32/33 C no interior voltando a subir para valores identicos aos actuais. Nada de muito relevante para ja ao contrario dos nossos vizinhos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na semana que terminou no sábado, dia 4, a passagem das depressões relativamente intensas a noroeste e norte dos Açores erodiu significativamente a anomalia positiva na zona central abrangendo também parte das águas circundantes do arquipélago. De tal modo que a anomalia negativa se estendeu para sudoeste.

aQKBiwD.gif


À volta da península a situação mantém-se, com a costa oeste a sofrer o efeito da nortada.

A anomalia negativa à volta dos paralelos 10º e 20º N atenuou-se ligeiramente. O anticiclone recuperou em latitude aproximando-se mais dos Açores.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000