Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2015

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Se isto se verificar...bem, será bem "puxado" para as faixas etárias de risco...
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Bem pela previsão do IPMA, Lisboa tem umas temperaturas bem monótonas. Máxima sempre nos 29ºC e mínima nos 18ºC. Quem manda na capital é a nortada!
 

thunderhunter

Cirrus
Registo
12 Ago 2011
Mensagens
82
Local
carregado,alenquer
Boa tarde eu tenho um familiar que tem uma doença cronica , que piora com as baixas pressoes e no domingo gostava de ir a praia mas não sabe se podera ir, pois se a pressão atmosférica estiver baixa não podera ir. Eu gostaria de saber como vai estar o tempo pra domingo para a zona de setubal, se alguém me poder esclarecer eu agradecia.
 

thunderhunter

Cirrus
Registo
12 Ago 2011
Mensagens
82
Local
carregado,alenquer
Boa tarde eu tenho um familiar que tem uma doença cronica , que piora com as baixas pressoes e no domingo gostava de ir a praia mas não sabe se podera ir, pois se a pressão atmosférica estiver baixa não podera ir. Eu gostaria de saber como vai estar o tempo pra domingo para a zona de setubal, se alguém me poder esclarecer eu agradecia.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde eu tenho um familiar que tem uma doença cronica , que piora com as baixas pressoes e no domingo gostava de ir a praia mas não sabe se podera ir, pois se a pressão atmosférica estiver baixa não podera ir. Eu gostaria de saber como vai estar o tempo pra domingo para a zona de setubal, se alguém me poder esclarecer eu agradecia.

Para as temperaturas nada melhor de que consultar a página do IPMA onde se poderão escolher localidades do distrito de Setúbal:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade/?localID=15&cidadeID=19

Em relação à pressão, nesta altura do ano, não há grandes variações a esperar e os valores estão perfeitamente normais e estáveis, próximos da média, à volta dos 1019 hPa. Pequena variação diurna habitual, no máximo 2 a 3 hPa, entre a noite/madrugada e a tarde, hora de maior calor, com a ligeira depressão de origem térmica no interior da península Ibérica a trazer a pressão na região de Setúbal de 1020/21 hPa até valores de 1018 hPa talvez.

Esta informação pode sempre ser encontrada na página do IPMA na secção de Cartas Meteorológicas e fazendo avançar a data/hora até ao momento pretendido. As cartas do modelo ECMWF são suficientes para uma situação do tipo corrente em que não há gradientes de pressão importantes na zona do território continental.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/index.jsp#
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Para Julho parece continuar tudo na mesma como a lesma. AA a oeste e depressão a sudoeste a trazer calor para o interior do país. Nortada parece continuar no litoral mas parece abrandar para o fim da semana.
Interessante é ver as temperaturas do mar:

Devemos ser um país com propriedades únicas, pelo menos no Atlântico! Temos temperaturas do Reino Unido na nossa costa :D
fhP5N2r.png

VA1H4Va.png


Gostava de perceber o que leva a depressão a sudoeste a ascender e a "colidir" com o AA EXATAMENTE na nossa costa... Assim é a nortada. Também gostava de saber porque é que estes dois sistemas de pressão não "lutam", de modo a que algum avance. Parece uma luta mas eterna. Claro que perceber este tipo de coisas deve levar a um conhecimento superior de meteorologia que eu não tenho.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
É um facto...

Olhando aos principais modelos, e até onde as previsões alcançam (dentro de períodos razoáveis), só se vê nortada e mais nortada... O AA continuará na sua posição típica de Verão, com algumas deslocações, mas sempre a oeste da P.I., estendendo-se em crista, potenciando a infindável nortada...

Não se vê qualquer tentativa de aproximação do AA à P.I., nomeadamente a noroeste, com entradas de NE/E, que fariam reduzir a nortada, mas induzindo bastante calor, inclusivamente no litoral oeste, e levante no Algarve... Talvez isso esteja reservado para Agosto ou Setembro :).

Para já parece que apenas o interior e Algarve irão ter mais "calor", o litoral oeste continuará a sua sina típica do nosso Verão...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Para Julho parece continuar tudo na mesma como a lesma. AA a oeste e depressão a sudoeste a trazer calor para o interior do país. Nortada parece continuar no litoral mas parece abrandar para o fim da semana.
Interessante é ver as temperaturas do mar:

Devemos ser um país com propriedades únicas, pelo menos no Atlântico! Temos temperaturas do Reino Unido na nossa costa :D
fhP5N2r.png

VA1H4Va.png


Gostava de perceber o que leva a depressão a sudoeste a ascender e a "colidir" com o AA EXATAMENTE na nossa costa... Assim é a nortada. Também gostava de saber porque é que estes dois sistemas de pressão não "lutam", de modo a que algum avance. Parece uma luta mas eterna. Claro que perceber este tipo de coisas deve levar a um conhecimento superior de meteorologia que eu não tenho.

E mais.. Nova Iorque com água mais quente que no Algarve! Assim é que é, neve no inverno e praia quentinha no Verão! :maluco:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Como já respondido com alguns links alguns posts atrás, é característica essa "luta" dos sistemas na nossa região. Na verdade é mesmo um equilíbrio entre o forçamento térmico na península devido ao calor sobre terra, e o forçamento da zonal com ar atlântico. Estamos de um modo geral nessa zona de equilíbrio. É mesmo assim o nosso clima, não há volta a dar, e felizmente que é assim. E não é nada exclusivo de Portugal, vejam a costa Oeste dos EUA. Bem mais intenso o upwelling, é uma questão de ver a temperatura do mar na Califórnia, zona de S.Francisco por exemplo. As costas Oeste dos continentes (nas latitudes médias) todas têm este perfil de upwelling.

Mas para não fugir muito ao tópico em questão, e sem querer entrar em futurologia, como já foi dito, continua o mesmo padrão sem grande fim à vista. Ou seja, dorsal a querer entrar pela Europa Ocidental, e até mais pela Europa Central nos dias mais recentes. Este padrão de dorsal já vem desde Maio, tem oscilado mais a Oeste ou mais a Leste, de acordo com força da zonal no Atlântico. De momento estamos no mês "pico" da Nortada na nossa região, o mês em que em média o gradiente térmico entre a península e o Atlântico é maior, portanto, não é de estranhar a persistência e intensidade da Nortada, e um certo afastar mais para Este do fluxo "tórrido" que tem andado a rondar. Mesmo assim não anda muito longe, continua bem quente o interior da Península...

O que importa é esperar para ver se este padrão da forte anomalia positiva de temperatura associado ao esticar da dorsal para Norte (que persiste há meses) irá continuar ou não Agosto dentro. Isto é tudo uma questão de suposições, até mais empíricas, mas naturalmente caso isso aconteça, a probabilidade de voltar a encostar mais a Oeste, e a afectar Portugal mais directamente é maior, à medida que nos afastamos deste período climatologicamente mais marcado de Nortada.
É apenas um ponto de vista probabilístico, ou seja, com este padrão, é mais provável darem-se condições para cortar a Nortada e "tostarmos" em Portugal em Agosto do que em Julho, mas tanto num mês como noutro podem ocorrer situações sinópticas específicas que causem isto ou exactamente o oposto... E ninguém nos garante que o padrão se vai realmente manter até Agosto...

Aqui se vê bem como apesar de no litoral Oeste estarmos numa espécie de "oásis" graças ao efeito desta contínua Nortada, continuamos com um padrão anómalo de temperaturas, graças ao ar constantemente trazido do Norte de África:

4WnZUDr.gif




Só para terminar, usando a ferramente Climate Robot do weatheronline, uma "climatologia" rápida da intensidade média do vento em cada mês em Lisboa, mostrando claramente que Julho é o mês em média mais ventoso:

Wind-force per Day

Jan Feb Mar Apr May Jun
11.6 12.3 13.0 13.6 13.5 14.4 [kph]

Jul Aug Sep Oct Nov Dec
15.3 14.2 12.1 12.1 11.9 12.3 [kph]
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Como já respondido com alguns links alguns posts atrás, é característica essa "luta" dos sistemas na nossa região. Na verdade é mesmo um equilíbrio entre o forçamento térmico na península devido ao calor sobre terra, e o forçamento da zonal com ar atlântico. Estamos de um modo geral nessa zona de equilíbrio. É mesmo assim o nosso clima, não há volta a dar, e felizmente que é assim. E não é nada exclusivo de Portugal, vejam a costa Oeste dos EUA. Bem mais intenso o upwelling, é uma questão de ver a temperatura do mar na Califórnia, zona de S.Francisco por exemplo. As costas Oeste dos continentes (nas latitudes médias) todas têm este perfil de upwelling.

Mas para não fugir muito ao tópico em questão, e sem querer entrar em futurologia, como já foi dito, continua o mesmo padrão sem grande fim à vista. Ou seja, dorsal a querer entrar pela Europa Ocidental, e até mais pela Europa Central nos dias mais recentes. Este padrão de dorsal já vem desde Maio, tem oscilado mais a Oeste ou mais a Leste, de acordo com força da zonal no Atlântico. De momento estamos no mês "pico" da Nortada na nossa região, o mês em que em média o gradiente térmico entre a península e o Atlântico é maior, portanto, não é de estranhar a persistência e intensidade da Nortada, e um certo afastar mais para Este do fluxo "tórrido" que tem andado a rondar. Mesmo assim não anda muito longe, continua bem quente o interior da Península...

O que importa é esperar para ver se este padrão da forte anomalia positiva de temperatura associado ao esticar da dorsal para Norte (que persiste há meses) irá continuar ou não Agosto dentro. Isto é tudo uma questão de suposições, até mais empíricas, mas naturalmente caso isso aconteça, a probabilidade de voltar a encostar mais a Oeste, e a afectar Portugal mais directamente é maior, à medida que nos afastamos deste período climatologicamente mais marcado de Nortada.
É apenas um ponto de vista probabilístico, ou seja, com este padrão, é mais provável darem-se condições para cortar a Nortada e "tostarmos" em Portugal em Agosto do que em Julho, mas tanto num mês como noutro podem ocorrer situações sinópticas específicas que causem isto ou exactamente o oposto... E ninguém nos garante que o padrão se vai realmente manter até Agosto...

Aqui se vê bem como apesar de no litoral Oeste estarmos numa espécie de "oásis" graças ao efeito desta contínua Nortada, continuamos com um padrão anómalo de temperaturas, graças ao ar constantemente trazido do Norte de África:

4WnZUDr.gif




Só para terminar, usando a ferramente Climate Robot do weatheronline, uma "climatologia" rápida da intensidade média do vento em cada mês em Lisboa, mostrando claramente que Julho é o mês em média mais ventoso:

Wind-force per Day

Jan Feb Mar Apr May Jun
11.6 12.3 13.0 13.6 13.5 14.4 [kph]

Jul Aug Sep Oct Nov Dec
15.3 14.2 12.1 12.1 11.9 12.3 [kph]
Muito bom! Obrigado pelo esclarecimento!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Olhando aos modelos , uma monotonia sem fim , calor no interior e nortada no litoral , mas isso e o nosso verão .

A chuva e que não quer nada connosco , a não sei quantos meses com anomalia negativa , este mês vai pelo mesmo caminho ( já a chegar a meio do mês sem precipitação , muito muito longe da media de julho por aqui que e de 30 mm ) .

Fazendo um pouco de futurologia , agosto realmente pode aquecer bastante mais , ou não . Aqui no Litoral Norte , muitas vezes apos um julho seco segue - se um agosto chuvoso , como em 2004 por exemplo . Basta o AA deslocar - se um pouco para sul para que as depressões comecem a fazer escala por aqui . . .

Vamos andando e vendo , para que lado pende a balança ou se se mantem este padrão o verão todo .
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Rozzo quando falas em "oásis", é só mesmo na costa que isso ocorre, porque vais uns 10/15 km para interior e já torras completamente, por exemplo ontem para me refrescarum pouco desloquei-me até Viana, lá estavam 22ºC, aqui estavam 31.6ºC, apenas 23 km de distância...