Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
segundo o GFS a intabilidade ira fazer uma pausa de 2 dias, e voltar a partir de dia 3 de Junho (sexta feira) ou dia 4 Sabado, mas vamos ver como e que os modelos se vao comportar...

portanto amanha ainda teremos alguma instabilidade mas só mais para o interior, a partir de quarta feira o tempo ira estabilizar com ceu limpo ou pouco nublado.

depois de sexta feira ou sabado, teremos novamente a instabiliade que temos visto nos ultimos dias...
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

pareçe-me que vamos ter um Junho chuvoso, especialmente para o centro e sul(acho eu):rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

Nas proximas 48h continuaremos sob influencia da crista anticiclonica em altura, com o AA á superficie centrado a NW, establecendo assim um fluxo de NE e temperaturas dentro ou acima da média.

A partir de Sabado e até 3f, a aproximação de uma cut-off vinda de leste, que se propaga sob massas de ar com theta-e elevado, induzirá um periodo de instabilidade convectiva, com as tipicas trovoadas de fim de tarde, localmente fortes e mais concentradas no interior.

A partir de 3f, um cavado que se vai aprofundando desde a Gronelandia até ao Golfo de biscaia, deverá absorver a cut-off sobre Espanha, e todo o sistema ao se reorganizar deverá manter a sua região mais activa sobre a Europa Ocidental.
Assim sendo, nomeadamente após 4f, espera-se tempo mais estavel, á medida que a convecção se desloca para o centro e leste peninsular.
Portanto, em Portugal continental espera-se que as temperaturas descam sob influencia da advecção maritima estavel de W/NW.

Este periodo mais estavel e fresco durará até dia 12-14, uma situação tipica de inicio de verão.

No longo prazo espera-se que este periodo de circulação meridiana ( AA entre os Açores e a Gronelandia e um cavado desde a Islandia a França/Espanha), acabe por degenerar.
Como tenho vindo a referir, parece-me que neste Verão as situações de NAO/AO- com estes meandros no jet serão pouco visiveis este Verão.
Um dos exemplos é agora a aituação que vem...já que logo após dia 14 há a tendencia de forte regeneração da dorsal subtropical sobre o SW Europeu e a peninsula.

Portanto, a ideia que vai aparecendo nos modelos é a de uma segunda quinzena de Junho verdadeiramente veranesca.
Para justificar tal ideia, aqui a previsão da NAO/AO, onde se denota a tendencia de subida do parametro a partir de dia 13:



Uploaded with ImageShack.us
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Malta, alguém me pode dar algum prognóstico para amanhã na região de Cuidad Rodrigo - Serra de Nuetra Señora de Peña de Francia - La Alberca?;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Credo o que lá vem :cold: :lmao:

Máximas a rondar os 15ºC e 16ºC, mínimas nos 9ºC e 10ºC.


Em grande parte do território, especialmente a sul do Tejo, esses valores roçariam minimos absolutos para Junho...não me parece que seja o caso.

Nesta altura é complicado teres entradas polares maritimas tão fortes..
Teremos entre 3f e sabado uma situação de tempo fresco, especialmente a norte, e com fluxos de NW.
A precipitação convectiva predominará desde amanhã até 4f, e depois o tempo será em geral seco, excepto nas regiões montanhosas, onde nevoeiros e precipitações fracas ocorrerão.

As temperaturas vão descer...mais nas terras altas, mas no caso de lisboa de boa parte do centro e sul dificilmente as minimas descerão dos 10º ( não vão haver inversões) e as maximas dos 18º-20º.

A partir de dia 12-14 hgaverá um retorno gradual ás temperaturas tipicas do mês, com uma segunda metade que se adivinha com valores acima da média.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Para variar, um fim de semana prolongado se avizinha (Lisboa, 4 dias) com dias que serão tudo menos de Verão... Enfim, para as festas populares, não é nada bom... :S Deve começar a melhorar mal acabe este período de "férias"... :confused:
 

fmds

Cirrus
Registo
7 Mai 2011
Mensagens
5
Local
beja
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

pareçe-me que vamos ter um Junho chuvoso, especialmente para o centro e sul(acho eu):rolleyes:

Junho tem sempre chuva :rain: porque neste mes preve-se uma queda de 2,5 cm de chuva na região da grande lisboa
prevem-se medias maximas a rondar os 26ºC e minimas a rondar os 18ºC Média 22ºc ira sim ser um mes chuvoso, mas pelo contrario julho e agosto irao ser bastante secos apenas se prevê em agosto um ou outro dia mais cinzento com quedas de chuva de 0,8 cm
Julho - 31ºC | 20ºC 0CM
Agosto - 33ºC | 21ºC 0,8CM

Cumprimentos ! ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Amanhã, e principalmente domingo, teremos bastante instabilidade convectiva no interior, provocada por uma cut-off vinda do Mediterrâneo (e que no dia 1 de manhã deixou neve à cota 900 no interior de França).

Segunda feira instalar-se-á uma circulação de norte, fazendo baixar muito as temperaturas, e com alguma precipitação, mais concentrada a norte do país.

Vamos ver no que isto dá, mas parece que vamos ter uns dias fresquinhos por aqui e calor no leste da Europa.

gfs-1-114_npv6.png


ECM0-120_zyo2.GIF


gem-1-114_vge3.png


A tendência é para a manutenção de tempo ameno e até algo húmido, principalmente no litoral norte, até pelo menos meio do mês, com depressão geoestacionária no UK, bloqueio na Europa de leste e no Atlântico ocidental. Por cá, este padrão é favorável à nortada e a alguma humidade no litoral norte. Nada de anormal para Junho (a única anomalia são as temperaturas elevadas na Escandinávia e países bálticos).

EDM1-240_ukc2.GIF


O padrão previsto é muito parecido com a previsão sazonal do ECMWF para os meses de verão.

gfsnh-0-120_ted7.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Toda a instabilidade não se posia manter...não há energia para manter a circulação meridiana no Atlantico.
Eu tenho referido que este ano desconfiem destas coisas..de NAO/AO-...de grandes entradas maritimas..desconfiem..

Bom..o GFS/18z finalmente anoquilou os cenarios fantasiosos de cut-off´s e cavados mirambolantes..
Acentuou a zonal, e começou ameter a dorsal aqui perto...já com a assinatura NAO+ bem acentuada...
Junho terminará bem quente...

Já tinha explicado o meu ponto de vista nas sazonais e no topico do clima do artico...
E penso que para este Verão o meu raciocinio seja o mais acertado:)
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Então a ultima entrada da chuva que apesar de pouca pra aqui, é pra semana e depois só talvez para Setembro:(?
Mas pronto é Verão!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Toda a instabilidade não se posia manter...não há energia para manter a circulação meridiana no Atlantico.
Eu tenho referido que este ano desconfiem destas coisas..de NAO/AO-...de grandes entradas maritimas..desconfiem..

Bom..o GFS/18z finalmente anoquilou os cenarios fantasiosos de cut-off´s e cavados mirambolantes..
Acentuou a zonal, e começou ameter a dorsal aqui perto...já com a assinatura NAO+ bem acentuada...
Junho terminará bem quente...

Já tinha explicado o meu ponto de vista nas sazonais e no topico do clima do artico...
E penso que para este Verão o meu raciocinio seja o mais acertado:)

Às 240h, 1025 mbar na Islandia, 1020 mbar nos Açores. Todo o Ártico com altas pressões, baixas pressões entre Islandia e Açores, na posição típica de outubro. Não me parece NAO+. Calor só se vê acima das 300 horas. Teremos dorsal próxima, mas com cavado muito próximo também, com fluxo de oeste ou de norte.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Às 240h, 1025 mbar na Islandia, 1020 mbar nos Açores. Todo o Ártico com altas pressões, baixas pressões entre Islandia e Açores, na posição típica de outubro. Não me parece NAO+. Calor só se vê acima das 300 horas. Teremos dorsal próxima, mas com cavado muito próximo também, com fluxo de oeste ou de norte.

David...isto foi o modelo a mostrar a insustentabilidade da coisa..
Daqui tiramos o sinal que esta circulação meridiana não faz sentido, nem nesta altura, nem com o background atmosferico que temos tido.

Artico muito quente..equador mais fresco...poucogradiente vertical vai impedir teres grandes sistemas depressionarios a manter estas perturbações do jet.
O mais expectavel é que tenhas uma zonal preponderante, com poucos mas realtivamente intensos nucleos depressionarios na islandia-british-escandinavia e no NE do Canadá.

Entendemos esta saida como sinal...a crista Açoreana não está sustentada por nada...vai quebrar, e com isso o cavado cá.
Pois com pouca energia o "caminho" entre as baixas e a advecção tropical tem de ser curto..é a logica do padrão..se tens bons sistemas depressionarios eles veem cá abaixo buscar energia..assim, não, vais ter zonal amplificada como meio de transporte de energia.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.