Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Vamos lá ver se a partir de hoje isto ganha algum interesse.
Já que não temos 36ºC/37ºC aqui no Alentejo, então pelo menos que venham uma trovoadas, mas a sério, não a passarem ao lado.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vamos lá ver se a partir de hoje isto ganha algum interesse.
Já que não temos 36ºC/37ºC aqui no Alentejo, então pelo menos que venham uma trovoadas, mas a sério, não a passarem ao lado.

Fia-te na virgem e não corras:lmao:
Isto não está nada de especial..nada de expectativas muito ambiciosas;)

Depois de dia 12, volta o calor...e esses 37º talvez os tenhas na 3a semana deste mês...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Então a ultima entrada da chuva que apesar de pouca pra aqui, é pra semana e depois só talvez para Setembro:(?
Mas pronto é Verão!

NO Verão não esperes nunca por muita chuva. Principalmente no Centro e Sul do pais. Para mais com a Primavera que tivemos,os dias de chuva com trovoada que tivemos em Abril e Maio foi magnifico.Tem sido bem raro nos últimos anos tanta instabilidade!! Deviamos estar era saciados com a chuva que caiu para entrar no Verão sem chorar por mais chuva :p
Mas sim,na próxima podemos ter alguma chuva, com bastante vento e temperaturas frescas. Para quem não gosta de calor estará ideal. Temperaturas diria tipica de inicios de Abril!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
NO Verão não esperes nunca por muita chuva. Principalmente no Centro e Sul do pais. Para mais com a Primavera que tivemos,os dias de chuva com trovoada que tivemos em Abril e Maio foi magnifico.Tem sido bem raro nos últimos anos tanta instabilidade!! Deviamos estar era saciados com a chuva que caiu para entrar no Verão sem chorar por mais chuva :p
Mas sim,na próxima podemos ter alguma chuva, com bastante vento e temperaturas frescas. Para quem não gosta de calor estará ideal. Temperaturas diria tipica de inicios de Abril!

Parece-me que desta vez do nosso lado,isto vai estar muito fraquinho em teremos apenas alguns aguaceiros e trovoadas. Depois disto penso que teremos o Verão a valer com aumento das temperaturas
Creio portanto que estes primeiros 15 dias do m~es teremos temperaturas abaixo da média, em especial abaixo da média das máximas.
A segunda metade será mais quente e seca, mas no conto geral, parece-me que este mês de Junho será abaixo da média.
Na minha opinião não me parece que tenha um Verão quente (acima da média), mas sim na média ou algo abaixo da média (-0.5 +0.5)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
gfs1348.png


Aproxima-se as primeiras Iso 20 da fornalha africana. Talvez seja a 2ª vaga de calor contando com a do mês de Abril.

Edito o post para outro aspecto que me chama a atenção. Tanto o Europeu como o GFS parecem ver sair qualquer coisa desta pluma tropical (que se dirige agora para o meio do Atlântico), passando dentro de uns 5 dias pelos Açores.

twoatl.gif


wind3285032and32mslpeur.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ou é impressão minha ou o GFS (run das 12h) está afinal a modelar 2 grandes dias de calor para Domingo e 2ª feira, para as festas de Santo António? :) Ainda há uns dias, estas festas estavam "ensombradas" com previsões de tempo fresco e ventoso... Vamos ver a evolução... E o que o ECMWF nos diz :).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

(...)
A partir de 3f, um cavado que se vai aprofundando desde a Gronelandia até ao Golfo de biscaia, deverá absorver a cut-off sobre Espanha, e todo o sistema ao se reorganizar deverá manter a sua região mais activa sobre a Europa Ocidental.
Assim sendo, nomeadamente após 4f, espera-se tempo mais estavel, á medida que a convecção se desloca para o centro e leste peninsular.
Portanto, em Portugal continental espera-se que as temperaturas descam sob influencia da advecção maritima estavel de W/NW.

Este periodo mais estavel e fresco durará até dia 12-14, uma situação tipica de inicio de verão.

No longo prazo espera-se que este periodo de circulação meridiana ( AA entre os Açores e a Gronelandia e um cavado desde a Islandia a França/Espanha), acabe por degenerar.
Como tenho vindo a referir, parece-me que neste Verão as situações de NAO/AO- com estes meandros no jet serão pouco visiveis este Verão.
Um dos exemplos é agora a aituação que vem...já que logo após dia 14 há a tendencia de forte regeneração da dorsal subtropical sobre o SW Europeu e a peninsula.

Portanto, a ideia que vai aparecendo nos modelos é a de uma segunda quinzena de Junho verdadeiramente veranesca.
Para justificar tal ideia, aqui a previsão da NAO/AO, onde se denota a tendencia de subida do parametro a partir de dia 13:



Uploaded with ImageShack.us

Bom...parece que esta minha analise ao inicio do mês correu bem:)

Tal é demonstrado pelo ensemble:


Uploaded with ImageShack.us
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fia-te na virgem e não corras:lmao:
Isto não está nada de especial..nada de expectativas muito ambiciosas;)

Depois de dia 12, volta o calor...e esses 37º talvez os tenhas na 3a semana deste mês...

Acabaste por ter bastante sorte, MeteoAlentejo!!
Este Domingo foi bem activo..Mais do que eu previa..
Foi um grande fim de semana convectivo:w00t:

Nos proximos tempos já não se prespectiva nada de especial, embora se fizermos uma analise mais detalhada, talvez se consiga produzir alguma convecção isolada, dado o forte aquecimento diurno, na proxima semana..algures entre dia 16 e 21, quando tambem há a hipotese de algum cavado se aproximar mais um pouco..
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
É verdade , embora o pior tenha sido em Beja, aqui em Serpa também houve chuva que por vezes foi forte e trovoada também forte.:thumbsup:
Agora resta-nos esperar pelos 36/37 previsto para a próxima semana.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS prevê calor a partir de dia 12 em todo o país. O ECMWF, com ligeiras diferenças, prevê nortada, temperaturas normalmente quentes no interior e relativamente frescas no litoral.

Quarta feira, 15 de Junho:

GFS aponta calor, anticiclone estendido até à Europa central. Previsão de tempo quente em todo o país, temperaturas entre os 30 e os 35ºC em todo o país.

gfs-0-216_dvo1.png


gfs-1-216_zwn5.png


ECMWF com uma depressão na Escandinávia a impedir que o anticiclone se estenda para norte. Nortada no continente, dias normais para Junho, 30ºC no interior, 25ºC no litoral.

ECM1-216_obv3.GIF


ECM0-216_tub1.GIF
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
OFF-TOPIC: Quase que jurava já alguem tinha postado aqui no dia de hoje :huh::huh:

Bom vamos ao que interessa, depois de um inicio do mês cujas temperaturas têm andado bem fresquinhas parece que os próximos dias irão permitir ir acrescimo gradual das temperaturas sendo que a situação irá normalização ao longo mês de Junho sendo que neste momento parece que a segunda quinzena será quentinha....
Resta saber portanto se o mês acabará abaixo ou acima da temperatura ....

Agora meus caros segue-se o Verão !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.