Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tenho que relembrar que o CPC prevê desde há vários dias um cenário de NAO/AO+ a partir de dia 16-19, sendo que desde o inicio deste mês os indices teem andado negativos e em pequena subida.

Foi com base nisto e na tendencia que tem havido para uma boa dorsal Africana ( Entre a Madeira e a Argelia), que eu mantive a ideia de que a a segunda metade deste mês ia ser quente.

Na minha opinião a manutenção de valores médios ligeiramente positivos da NAO/AO ao logo dos proximos meses, assim como a tendencia para uma dorsal forte no NW de Africa, levarão a um Julho/Agosto bem quentes.
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Gostava de saber, e peço desculpa estar a perguntar, talvez já aqui esteja no tópico, mas para variar estou sem tempo(exames), não é de esperar mais chuva este mês?:(
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Parece que desta vez os modelos mantêm as altas temperaturas para a próxima semana, quase 38ºC em Serpa.

Não me parece e felizmente as previsões actuais já não prevêm a existência de um episodio de calor assim tão signficativo tanto a nivel de duração do episódio como o surgimento de temperaturas perto dos 40º graus, felizmente digo eu!!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Tenho que relembrar que o CPC prevê desde há vários dias um cenário de NAO/AO+ a partir de dia 16-19, sendo que desde o inicio deste mês os indices teem andado negativos e em pequena subida.

Foi com base nisto e na tendencia que tem havido para uma boa dorsal Africana ( Entre a Madeira e a Argelia), que eu mantive a ideia de que a a segunda metade deste mês ia ser quente.

Na minha opinião a manutenção de valores médios ligeiramente positivos da NAO/AO ao logo dos proximos meses, assim como a tendencia para uma dorsal forte no NW de Africa, levarão a um Julho/Agosto bem quentes.

As actuais previsões não vão no sentido de uma 2ª metade do mês de Junho nada abrasador ou espectacular e se a NAO ficar neutra como muita gente prevê que possa acontecer esse seu cenário não irá se concretizar, uma coisa é certa a 2ª quinzena de Junho não será aquilo que o Stormy preveu ou desejou que ela fosse pelo menos de acordo com os dados actuais ao nosso dispor pelo menos na zona litoral vem algum calor sim mas durante 2,3 dias depois a temperatura desce novamente para valores identicos aos dos ultimos dias 24,25º.

http://www.meteo.pt/pt/cidadeprev10dias.jsp
http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast2.aspx
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
mas continuam a prever temperaturas acima de 35ºC a partir de domingo para esta zona.
E também já sabe que o IM na previsão a 10 dias exagera nas descidas de temperaturas.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
mas continuam a prever temperaturas acima de 35ºC a partir de domingo para esta zona.
E também já sabe que o IM na previsão a 10 dias exagera nas descidas de temperaturas.

claro que exageram todos exageram quando é para descer quando é para subir já é tudo muito credivel!!!Mas para todos os efeitos MeteoAlentejo como disse de acordo com as previsões será um episodio normal sem nada de extraordinario e curto na sua duracção 2,3 dias mas claro vamos esperar para ver amanha já pode estar tudo diferente.Apesar de achar que o IM nas previsões a 10 dias é muito realista e certeiro quer a nivel de temperaturas como de percipitação.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
sim, as eu acho que no último dia (dos 10 dias), o IM exagera sempre.
Já tenho reparado que muitas vezes as descidas são muito bruscas e depois não se realizam.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
sim, as eu acho que no último dia (dos 10 dias), o IM exagera sempre.
Já tenho reparado que muitas vezes as descidas são muito bruscas e depois não se realizam.

Não sou da mesma opinião,eles baseam-se em modelos e até são dos mais seguros!!Mas desta vez parece que ontem enganaram-se foi a nivel de temperaturas maximas!!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Previsão para Serpa( baseada no ECM)

http://www.foreca.com/Portugal/Serpa?tenday

Nada de extremo e temperaturas dentro da média para Serpa, nada de 38ºC, a temperatura a rondar os 30ºC nos próximos dias, só no domingo e 2ªfeira sobe até aos 32ºC - 33ºC nada de mais.

Previsão para Olhão (baseada no ECM)

http://www.foreca.com/Portugal/Olhao?tenday

Bem mais quentinho do que Serpa, sempre acima dos 30ºC nos próximos dias, efeitos do vento de noroeste. :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ponto de ordem à mesa...

As previsões do IM a 10 dias não são exageradas nem deixam de ser. São outputs automáticos sem qualquer intervenção de mão humana (excepto até ás 72h) do modelo do Centro Europeu (ECM). Assim sendo são obviamente voláteis consoante as diferentes saídas.

Quanto aos próximos dias é de esperar a partir do fim de semana um aumento das temperaturas sendo que este será mais acentuado nas regiões do interior. A intensidade e duração ainda não se encontra definida, e os ensembles continuam a mostrar muita divergência no longo prazo, o que não é de todo anormal...

Calor em final de Junho? Porque não?... Anormal seria isso não acontecer. Sobre eventuais ondas de calor é ainda cedo para falar. Mas uma coisa é certa... Estamos a chegar à altura em que os dias de canícula costumam surgir....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De acordo com os modelos mais uma vez as ondas de calor vão sendo adiadas encontrando-se sempre a longa distância tanto no ECM como no GFS !!

Assim sendo e de acordo com os modelos nesta semana que agora estamos teremos tempo fresco com temperaturas abaixo dos 30º em todo o litoral e no interior norte.
No interior centro e sul, teremos temperaturas ligeiramente acima dos 30º, sendo que nesta semana o sitio mais quente deverá ser o Algarve, mesmo assim duvido que passe dos 32º !!
Na proxima Sexta até Domingo arrefece novamente devendo subir novamente na Segunda Feira !!
Mesmo assim as temperaturas nunca serão muito elevadas (em principio !! )
 
Estado
Fechado para novas mensagens.