Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run do ECMWF/00z parece a mais lógica de todas no médio e longo prazo:



Uploaded with ImageShack.us

Este é o cenário mais plausivel.
Teremos calor até 3f, depois uma descida de temperatura acompanhada pelo inclemento da circulação de norte ( no Algarve significará a manutenção dos dias agradaveis, embora ventosos), e depois as temperaturas a voltarem a subir durante o fim de semana prolongado.

Poderá tambem ocorrer alguma convecção no interior norte e centro nesta proxima 2f.

Este cenário é compativel com o cenario médio do ensemble do ECMWF e GFS, mantendo o padrão NAO/AO ligeiramente positivos no longo prazo.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS/12z foi atraz da ideia do ECMWF, e agora no longo prazo coloca uma situação interessante de calor, com as perturbações do jet ali perto dos Açores e os dois nucleos bem evidentes da crista subtropical, um em Marrocos e outro a SW dos Açores...poderá significar uma ultima semana de Junho quente e com alguma convecção.

No longo termo continuamos com tendencia para, acima de tudo, meter calor...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Pois é... O ECMWF continua a insistir num fim de semana prolongado da próxima semana bem quentinho por cá... Até lá, 5ª feira incluída (feriado), a nortada será o prato dominante (N/NO), com excepção talvez deste Domingo e 2ª feira, onde poderemos ter uma componente de NE durante a manhã, inclusive no litoral oeste, trazendo mais calor e HR baixa.

Para o Algarve, tempos bem quentes se esperam...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Temperaturas máximas vão subir até 6 graus a partir de domingo


As temperaturas vão subir até seis graus a partir de domingo no interior do país, mantendo-se altas no sotavento algarvio, disse à agência Lusa fonte do Instituto de meteorologia (IM).

A partir de domingo e durante três dias as temperaturas deverão sofrer uma subida de quatro a seis graus, adiantou o meteorologista Ricardo Tavares.

“A partir de dia 19 vamos ter uma subida acentuada das temperaturas essencialmente no interior do país. No Algarve já está alta e vai manter-se nos próximos dias”, adiantou.

O meteorologista explicou ainda que a acontecer uma onda de calor deverá ocorrer apenas no sotavento algarvio.

“Em princípio não deverá chegar a onda de calor mas, ainda é muito cedo para fazer uma previsão exata”, disse o meteorologista, acrescentando que até domingo as temperaturas deverão manter-se amenas, com exceção do Algarve.

De acordo com Ricardo Tavares uma onda de calor "ocorre quando a temperatura máxima é igual ou superior a 5 graus relativamente ao valor médio, que varia de região para região,” durante “seis ou mais dias”.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso amarelo o distrito de Faro devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, vai vigorar entre as 06:00 e as 20:59 de hoje, de acordo com informação disponível no site do IM.

O IM prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro, céu geralmente muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial no Minho e Douro Litoral, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

No Centro e Sul prevê-se céu pouco nublado, vento em geral fraco e neblina matinal.

Quanto às temperaturas, o IM prevê para hoje 22 graus no Porto, 25 em Lisboa e 34 em Faro.
Destak/Lusa
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesta run o ECM ligou o forno, sendo que neste momento entre Domingo e terça já não subirão tanto quanto se previa não devendo nesta altura passar dos 34º no Alentejo e 30º em Faro (efeito sudoeste).
Depois pro final da próxima semana o ECM ligou o forno e mete aquilo que para mim é o cenário edilico do "frango no forno" com o AA no Norte da PI, uma depressão isolada em altitude a Sudoeste de Portugal, fazendo um forçing de ventos de Sueste, que injectariam uma corrente escaldante em Portugal.

Os modelos (ECM) fala em cerca de 36º mas arriscaria uns 39/40 no Alentejo com um jeitinho humano !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
mas é pouco provável.
Isto só vem confirmar o que já tinha dito, por vezes as descidas de temperaturas na previsão a 10 dias são muito acentuadas e depois não se concretizam.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Previsões a médio prazo da MeteoGalicia


São previsões de 22 a 25 de Junho. Gosto especialmente do "moi baixos".

"Predición Medio Prazo
Comentario xeral para Galicia:
Durante este período iremos recuperando de xeito progresivo a influencia anticiclónica. Con esta situación, a probabilidade de precipitación será baixa. As temperaturas terán un progresivo descenso durante os primeiros días acadando valores moi baixos para a época do ano; subirán paulatinamente cara á fin de semana."
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A saída principal que indica 39ºC para o Alentejo nos dias 21 e 22 corresponde a um outlier quente, o mais provável é termos de domingo a terça feira máximas a rondar os 35ºC no Alentejo e Algarve e a partir de quarta, 22, as temperaturas voltarem a baixar para os valores que se têm registado nos últimos dias.

No litoral e interior norte é improvável que se ultrapassem os 30ºC.

Parece que se vai confirmar, as máximas entre amanhã e Terça deverão andar pelos 35ºC, principalmente na segunda que será o dia mais quente. Depois as temperaturas descerão um pouco, para depois aproximar-se uma depressão atlântica que induzirá um fluxo de sudoeste. Aí poderemos ter o primeiro episódio de canícula deste ano.

O ECMWF faz subir a dorsal sobre a península, com geopotenciais elevadíssimos, temperaturas a 850 hpa superiores a 20ºC em todo o país, fluxo de este, sueste à superfície e de sudoeste nos níveis mais altos, as condições perfeitas para uns dias muito quentes, com temperaturas a aproximarem-se dos 40ºC em todo o país:

ECM1-192_tse8.GIF


ECM0-192_rsm1.GIF


Segundo o modelo europeu o calor manter-se-ia desde o sábado que vem até terça ou quarta seguinte, com uma descida das temperaturas causada pelo restabelecimento do anticiclone dos Açores e uma mudança da direcção do vento para norte.

Esta tendência do modelo europeu é forte, uma vez que é mostrada há uns três ou quatro dias.

Já o GFS anda a variar muito, mas tem metido a depressão muito mais a sul, o que faz variar muito a previsão. Ou se aproxima muito e não temos muito calor, ou então afasta-a demasiado originando uma subida da dorsal, ainda mais severa que a prevista pelo ECMWF. A última saída é das mais extremas em relação ao calor:

gfs-0-228_xmt2.png


gfs-1-228_bel1.png


Seria também um episódio de calor passageiro, 3 ou 4 dias, com um final que poderia ser interessante:

gfs-0-276_slr7.png


Resumindo, calor moderado a partir de amanhã e até terça feira, principalmente no Alentejo e Algarve, seguido de uma diminuição da temperatura entre quarta e sexta, para valores normais (30ºC no interior centro e sul e Algarve, 25ºC nas restantes regiões), para posteriormente termos uma nova subida a partir de sábado, esta mais severa.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ultimamente muito se tem falado neste espaço do previsível aumento da temperatura, digamos que este inicio do mês de Junho tem sido até relativamente ameno, principalmente nas regiões acima do Rio Tejo...

Daquilo que posso "ler" nas previsões do GFS, é que até esta próxima quarta-feira as temperaturas vão-se manter dentro dos valores esperados para a época, com temperaturas acima dos 35ºC no interior alentejano...mas não nos 40ºC como se fala...
Daí para a frente até ao próximo sábado há uma pequena diminuição da temperatura, descerá para os 32ºC/33ºC no Alentejo, no resto do país máximas próximas dos 25/26ºC...depois sim prevê-se uma generalização de temperaturas acima dos 30ºC por tudo o país, no litoral um pouco abaixo talvez e no alentejo acima dos 35ºC...
Nada de anormalidades....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
No Algarve teremos mais uma semana de bastante calor com temperaturas sempre a rondar os 30ºC e acima disso, 3ªfeira e 4ªfeira a temperatura poderá atingir os 35ºC, depois desce ligeiramente dois dias e depois volta a aquecer. A continuar assim, Junho deve ficar pelo um dos mais quentes no Algarve. :hehe: Mas as noites ainda continuam agradáveis devido à ausência de noites tropicais.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Parece que o contraste meteorológico Norte-Sul anda acentuado.

Olhando para o famoso GFS parece que a noite de São João (23 para 24 de Junho) vai ser marcadamente refrescante pelo noroeste, ou não? O que acham?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parece que o contraste meteorológico Norte-Sul anda acentuado.

Olhando para o famoso GFS parece que a noite de São João (23 para 24 de Junho) vai ser marcadamente refrescante pelo noroeste, ou não? O que acham?

Boa tarde.

Se assim for teremos apenas tempo normal.
O que poderia ser até anormal no noroeste nessa altura seriam noites muito quentes - ainda mais estranho seria se a humidade marítima não se fizesse sentir. Afinal é a tradicional noite de S.João e tem de ser acompanhada de névoa\nevoeiro, humidade e, quem sabe, a famosa chuva miudinha ou molha-todos. Faz parte da tradição.
Claro que é apenas uma coincidência mas o facto é que nesta altura do ano é normal termos algumas noites mais frescas - em oposto os dias são normalmente agradáveis e com temperaturas estivais.
É pelo menos a minha experiência - e a de muitos por cá, estou certo...;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.