Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Parece que no próximo fim-de-semana é que vai ser o episódio de calor mais severo este ano.
Os modelos desta vez parece manterem essa tendência já a vários dias.
No próximo domingo para Serpa estão previstos 40ºC:thumbsup:
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A partir de 6ª feira, principalmente Sábado e Domingo, Portugal Continental vai aquecer... e muito... AA no golfo da Biscaia/sul do UK, portanto corrente de NE/E/SE bem quente e seca, litoral oeste incluído (principalmente este).

O Algarve é que não sei como irá "reagir" a esta posição do AA, em princípio teremos corrente de sueste Sábado e Domingo, mas devido à proximidade do mar, o calor não deverá ser tanto, digo eu... Ou então mais "tropical": máximas mais próximas das mínimas (mas altas). Esta corrente de sueste no Algarve deve originar uma boa ondulação, como costuma ser hábito, ótima para a prática de surf ;).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vai-se consolidando a entrada quente a partir da próxima sexta, e que pode durar mais tempo do que parecia, mas isso ainda está por confirmar. O ECM mete a iso 24 bem dentro do continente, mas cada vez mais com componente sul do que leste, o que pode não fazer subir tanto as temperaturas. Não só pela injecção de algum ar marítimo, mas também pela provável aparição de poeira do deserto e cadáveres marroquinos, que fazem baixar a radiação solar incidente.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Vai-se consolidando a entrada quente a partir da próxima sexta, e que pode durar mais tempo do que parecia, mas isso ainda está por confirmar. O ECM mete a iso 24 bem dentro do continente, mas cada vez mais com componente sul do que leste, o que pode não fazer subir tanto as temperaturas. Não só pela injecção de algum ar marítimo, mas também pela provável aparição de poeira do deserto e cadáveres marroquinos, que fazem baixar a radiação solar incidente.

David, permite-me o comentário a este teu post, talvez um comentário com pouco fundamento mas estou a fazê-lo com base no que vi no GFS:

O vento a 10 metros de altura, segundo o GFS, será fraco ou mesmo nulo, durante todo o dia (fim-de-semana) e sem qualquer nortada, mesmo que fraca. O que penso que, em locais mais abrigados e arriscando-me mesmo a falar nas zonas mais a litoral, poderá fazer com que as temperaturas máximas possam vir a causar algumas surpresas nos valores registados.

E se o GFS assim mostra vento fraco ou nulo para o litoral, então no interior nem se fala.. :surprise:

É apenas uma opinião pessoal, claro, e se estiver a dizer alguma coisa errada corrige-me. :) Concordas com o que eu disse?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David, permite-me o comentário a este teu post, talvez um comentário com pouco fundamento mas estou a fazê-lo com base no que vi no GFS:

O vento a 10 metros de altura, segundo o GFS, será fraco ou mesmo nulo, durante todo o dia (fim-de-semana) e sem qualquer nortada, mesmo que fraca. O que penso que, em locais mais abrigados e arriscando-me mesmo a falar nas zonas mais a litoral, poderá fazer com que as temperaturas máximas possam vir a causar algumas surpresas nos valores registados.

E se o GFS assim mostra vento fraco ou nulo para o litoral, então no interior nem se fala.. :surprise:

É apenas uma opinião pessoal, claro, e se estiver a dizer alguma coisa errada corrige-me. :) Concordas com o que eu disse?

O GFS ainda mete alguma nortada no fim de semana, ao fim da tarde, provavelmente de origem térmica. Está diferente do ECM, o modelo europeu não dá qualquer hipótese ao estabelecimento da nortada, impondo fluxo de sul, o que para alguma regiões do litoral tem o efeito semelhante à nortada, mas com uma intensidade mais reduzida. Creio que o litoral poderá atingir os 40 graus ou lá perto, caso se confirmem as previsões do ECM, e caso haja alguma componente leste, e não seja puramente sul. Ontem à tarde estava mais favorável que hoje de manhã, e creio que é mais natural, principalmente sábado e domingo, que aquela depressão não se aproxime tanto e tenhamos dois dias de leste ou sueste.

Caso seja o GFS a modelar bem a situação, muito dificilmente o litoral passará dos 35 graus. Mesmo se não houver nortada, é preciso que venha algum vento de leste para trazer o calor do interior. Porque sem qualquer vento é inevitável o estabelecimento da brisa marítima causada pelo aquecimento diferenciado do mar em relação a terra.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Caso seja o GFS a modelar bem a situação, muito dificilmente o litoral passará dos 35 graus. Mesmo se não houver nortada, é preciso que venha algum vento de leste para trazer o calor do interior. Porque sem qualquer vento é inevitável o estabelecimento da brisa marítima causada pelo aquecimento diferenciado do mar em relação a terra.

Sem vento leste q.b., é praticamente impensável o nosso litoral andar pelos 35º. Estou-me a referir ao litoral chegado ao mar, onde para uma praia perfeita, uma brisa de sul será o ideal, inclusive para uma água do mar morna;).
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
O Algarve é que não se vai escapar de uma forte componente de SE no fim de semana... A ondulação vai subir, de certeza... mas as temperaturas máximas não devem chegar aos 30ºC (junto ao litoral sul) por causa do vento de SE, com HR algo elevada... Mas mínimas elevadas também, portanto um clima praticamente tropical :).
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
David não sei se mesmo o ECMWF está assim com tanta componente Sul, pelo menos a última saída.
Vendo os meteogramas a 10 dias do IM, a tal parte automática de tirar da malha, dá valores mais altos de temperatura em Alcochete que em Évora e Beja, chegando aos 41º na 2ª-feira. Vale o que vale este tipo de previsões, mas pelo menos parece indicar fluxo relativamente marcado de E/SE a chegar bem perto do litoral.
Mas ainda falta muito, e claro, brisas e afins no extremo litoral não aparecem a esta escala e a esta distância bem evidenciadas nos modelos, de qualquer forma parece vir o primeiro episódio de "calor a doer" do ano.
:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos a ver se realmente as temperaturas sobem tanto como os modelos pintam, mas nestes ultimos dias têm-se mantido sempre bastante consistentes. Mas olhando aos modelos o ECM parece-me mais quente que o GFS apesar de tudo em especial no litoral Oeste !!

Nos proximos dias destaque para a subida de temperatura nestes dois dias descendo bastante depois na Quarta e Quinta em especial no Norte e Centro.

Na Sexta deve subir para valores identicos aos de hoje, subindo ainda mais no Sábado e Domingo, podendo manter-se até Terça !!

Contudo nesta run o GFS prolonga o tempo muito quentes sempre com uma depressão térmica associada até que a vista alcança !!

Creio que apenas lá para Quarta é que teremos certezas.

Destaque para o vento será sempre fraco o que aumenta as chances de a brisa maritima aparecer em todo o litoral como o David SF falou !!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
E acho que o Algarve deverá ser das únicas regiões do país a escapar aos avisos amarelos de calor por causa da componente de SE... Nestas situações é o que costuma acontecer, corrijam-me se estiver errado (moradores da zona litoral do Algarve :)).

Nestas situações, o vento de SE é algo moderado... A ondulação, essa sim, deverá subir, lá para Sábado/Domingo, no litoral sul...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
E acho que o Algarve deverá ser das únicas regiões do país a escapar aos avisos amarelos de calor por causa da componente de SE... Nestas situações é o que costuma acontecer, corrijam-me se estiver errado (moradores da zona litoral do Algarve :)).

Nestas situações, o vento de SE é algo moderado... A ondulação, essa sim, deverá subir, lá para Sábado/Domingo, no litoral sul...

Concordo com a tua opinião. :thumbsup:Normalmente, o vento de SE faz com que no Algarve a máxima seja atingida logo pela manhã e à tarde a temperatura desce uns 3ºC e não volta a subir ao final da tarde, quando acontece normalmente quando o fluxo é de norte em Portugal Continental. Sim, por norma e tenho reparado nisto, o 1º dia de levante é normalmente o mais quente e depois ameniza é raro ter aviso amarelo por causa do calor mas sim mais pela ondulação, mas o último dia de levante quando normalmente o resto do país já encontra-se com corrente de noroeste, a temperatura dispara muito porque ao final da tarde o vento roda para noroeste/norte e transporta todo o ar quente que o Alentejo acumulou nesses dias.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Concordo com a tua opinião. :thumbsup:Normalmente, o vento de SE faz com que no Algarve a máxima seja atingida logo pela manhã e à tarde a temperatura desce uns 3ºC e não volta a subir ao final da tarde, quando acontece normalmente quando o fluxo é de norte em Portugal Continental. Sim, por norma e tenho reparado nisto, o 1º dia de levante é normalmente o mais quente e depois ameniza é raro ter aviso amarelo por causa do calor mas sim mais pela ondulação, mas o último dia de levante quando normalmente o resto do país já encontra-se com corrente de noroeste, a temperatura dispara muito porque ao final da tarde o vento roda para noroeste/norte e transporta todo o ar quente que o Alentejo acumulou nesses dias.

Ok ;). Mas ainda assim, as mínimas previstas são bem altas, dos 20 para cima... A amplitude térmica é que tende a ser menor nos dias de levante de SE, mínimas altas mas máximas não assim tão altas... E HR mais altas também, pelo que a sensação de calor deve ser maior, diria eu... Mais "tropical"...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
A últimas previsões dão 40ºC domingo em Lisboa

Hum, tenho as minhas dúvidas. A partir de Sábado, mais Domingo até, entra a componente de sul junto ao litoral oeste. Em Lisboa esse vento até pode chegar "quente", mas já não fará subir as temperaturas para esses valores. Junto às praias, com esta brisa de sul, deve até estar bem mais agradável, com HR mais alta inclusivé.

Diria que o dia de 6ª feira será aquele onde mais se fará notar a corrente de NE, bastante quente e seca. Em Lisboa, o "forno" deve manter-se pelo fim de semana, mas devido à mudança do vento não deverá chegar aos 40. O vento de sul assim não deixará. Só se for muito fraco mesmo... Junto às praias deve ser sempre a descer...

http://climetua.fis.ua.pt/weather/wind/lisboa

Já no Algarve, vamos ter levante (SE), portanto mais agradável ainda, mas com noites muito tropicais... A ondulação deve subir... ou não... Dava jeito, vou lá estar :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.