Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
eu tmb duvido que cheguem aos 40, mas para já são essas as previsões!

A máxima em Lisboa tanto pode chegar aos 40, como nem passar muito dos 30. O ECM, onde se baseia o IM para prever os 40 graus, põe vento de sueste no Domingo. Em conjugação com a iso 24, era na certa uma máxima altíssima. No dia seguinte o vento já mudaria para sudoeste e a temperatura baixaria muito.

Já o interior vai torrar, com alguns dias muito próximo dos 40, desde Sexta até Segunda, pelo menos.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Agora que estamos mais perto do final da semana, e com as previsões de levante (E/SE) no Algarve a partir de 6ª feira, é de esperar ondulação na costa sul que dê para a prática de surf, por exemplo? Há previsões a este nível nalgum sítio (para além do windguru :), que só dá uma ideia em alto mar e não junto à costa)?
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Agora que estamos mais perto do final da semana, e com as previsões de levante (E/SE) no Algarve a partir de 6ª feira, é de esperar ondulação na costa sul que dê para a prática de surf, por exemplo? Há previsões a este nível nalgum sítio (para além do windguru :), que só dá uma ideia em alto mar e não junto à costa)?



O levante vai-se verificar no Sábado e Domingo, mas sem grande expressão. Originará um ligeiro aumento da ondulação para cerca de 1,5m, mas que na rebentação, devido ao vento local, poderá não dar mais que 0,5/1m desordenado, nada bom para o surf. Mas nada melhor que verificar na hora, pode ser que faça menos vento na praia que o esperado e dê alguma coisa!:thumbsup:

Já agora, o Windguru não serve apenas para "dar uma ideia do mar alto". Se soubermos analisar, interpretar a ondulação prevista, á morfologia do local, direcção das ondas, vento, etc, o windguru serve perfeitamente para prever o tipo de mar em qualquer praia. Caso pretendas saber mais, podes consultar um artigo que escrevi: http://www.katembe2.com/windguru.htm
(Abrir com Internet Explorer para melhor visualização)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite a todos antes demais. É com encanto que vejo que este fórum continua animado e, muito embora para alguns o Verão seja mesmo uma "seca" em termos meteorológicos, devemos encará-lo com uma oportunidade de aprendizagem tal como outras épocas do ano.
Ora bem, avizinham-se tempos quentes um pouco por tudo o continente, fazem-se algumas apostas sobre até onde poderão chegar as máximas neste fim de semana...

A minha análise seguinte:

GFS
O AA irá além de se fortalecer até ao próximo domingo, irá rumar mais para norte, diria mesmo para NE, forçando o ar quente africano a entrar direitinho a nós, afectando principalmente o sul, particularmente o interior alentejano que está a descoberto da influencia oceânica...Daí para a frente o cenário mudará, teríamos um final do mês de Junho com temperatura bem mais baixas que aquelas que teremos muito provavelmente neste fim de semana...quem sabe se alguma precipitação até no norte...
Repararemos por exemplo que quando a direcção do vento no sul for de S/SE será quando atingiremos as máximas, na segunda a direcção do vento manda as máximas por aí a baixo...
Se atingiremos os 40ºC no sábado ou no domingo?não sei..mas não andará longe pelo menos...talvez os 39ºC em algumas zonas do interior alentejano, mas o certo é termos máximas elevadas em todo o país...por exemplo:
- Aveiro 33ºC
- Viana do Castelo 27,7ºC
- Porto 32,8ºC
- Bragança 32,2ºC
- Viseu 34,7ºC
- Coimbra 35,5ºC
- Guarda 33,2ºC
- Lisboa 30,9ºC
- Beja 39ºC
- Faro 26,9ºC
- Santarém 36,3ºC
Que me diz isto? Sim, vai estar quente, mas nada de aterrador, exepto mesmo no Alentejo e Ribatejo provavelmente...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento ainda não há certezas de nada. É provável que se atinjam os 40ºC, principalmente nas EMAs habitualmente mais aquecidas pelo sueste, como Coruche, Alvega ou Santarém. Os modelos não estão neste momento coincidentes, naquele que será o factor determinante para termos máximas extremamente elevada, que é a direcção do vento no domingo à tarde.

Resumindo, hoje estará um dia ameno, não compreendo as notícias que dizem que as temperaturas começam hoje a subir, pois elas deverão estar mais baixas hoje do que ontem.

Amanhã, já com fluxo de leste, mas com isos ainda não muito altas, as temperaturas subirão para os valores obtidos no início desta semana. É provável que, ainda assim, ocorra nortada no litoral oeste.

Sábado, os modelos já divergem. O ECMWF prevê, claramente, uma componente ESE em todo o país, nunca permitindo qualquer nortada. O GFS dá maior expressão à depressão de origem térmica que se forma no interior da PI, e prevê alguma entrada de ar marítimo mais fresco nas regiões do litoral.

gfs-0-66_rjm9.png


Ao contrário do que esteve previsto ao longo de toda a semana, parece-me que sábado será o dia mais quente, e acho muito possível que não se estabeleça nenhuma brisa marítima, tal como prevê o ECMWF. Neste dia é muito possível que se atinjam os 40ºC nas EMAs acima mencionadas, e se não houver qualquer brisa, mesmo Lisboa, Setúbal ou Leiria podem ficar muito perto dos 40ºC. No Alentejo podem-se atingir os 40ºC, mas não é possível garantir que tal aconteça.

Previsões para Sábado, feitas por meteorologistas:

Lisboa, Setúbal 38ºC
Santarém, Évora 39ºC
Beja 40ºC

No domingo as incertezas são imensas. É certo que a aproximação do cavado que vai afectar os Açores no sábado fará baixar as temperaturas, resta saber quando o seu efeito vai começar a sentir-se, com fluxo marítimo. Para o GFS esse efeito começará logo no domingo à hora de almoço:

gfs-0-84_boz9.png


O modelo europeu atrasa ligeiramente essa influência, mas já esteve mais longe do previsto pelo GFS. Neste momento prevê que a entrada de ar marítimo comece a ocorrer pelas 18 horas de domingo. A possibilidade dos 40ºC em zonas mais litorais nesse dia depende de o fluxo marítimo se iniciar antes ou depois das 18 horas. E isso, provavelmente, só no momento o saberemos. Já o interior manter-se-á bem quente, com temperaturas semelhantes às de sábado.

Por fim, interessante a modelação, que só o ECMWF vê, de uma ciclogénese rápida, mercê da interacção do ar muito quente vindo de África, com o ar frio e húmido proveniente do cavado. 1015 mbar na PI:

ECM1-96_lnp5.GIF


Menos de 1000 mbar na Irlanda:

ECM1-120_okf9.GIF


E também impressionante a advecção de ar quente, com a iso 20 em Londres, ainda no mês de Junho:

ECM0-120_ipq4.GIF


E os parâmetros convectivos em França:

rtavn11411.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A sinóptica mais parecida com a prevista para o próximo fim de semana, das que eu encontrei nos arquivos:


E as temperaturas atingidas nesse dia:

Lisboa 36ºC
Beja 36,3ºC
Faro 30,1ºC
Monte Real 35,4ºC
Tancos 36,4ºC
Castelo Branco 34,7ºC
Pedras Rubras 31,3ºC

Imaginem agora com iso 24 em vez da iso 18.

Como sempre, grande trabalho de pesquisa e bastante ilustrados os teus posts! Um verdadeiro luxo para todos nós! :thumbsup:

Obrigado! E venha de lá o tão desejado calor, por muitos (eu dispensava-o certamente...:sad:)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.