Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2013



blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
kk

Fiquei a pensar vai estar o tempo que tem estado nos ultimos 2-3anos nesta altura do ano 20-30junho :)

O mau é que não será para recordes pelo menos está longe :angry:
Mas a duração parece ser bastante longa mais longa do que o normal, será que dá para recordes de temperatura acima de 30ºc durante o maior periodo de tempo?:w00t:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Semana quente em perspectiva e o vento de leste como acelerante... Níveis de humidade a baixar e o risco de incêndio a disparar. :cold:
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
eu sei que ainda falta muito e ate la tudo muda, mas o que indicam os modelos para a primeira semana de julho? duvido que continue este calor intenso, porque normalmente estas vagas de calor duram 1 semana e depois volta tudo ao normal.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
eu sei que ainda falta muito e ate la tudo muda, mas o que indicam os modelos para a primeira semana de julho? duvido que continue este calor intenso, porque normalmente estas vagas de calor duram 1 semana e depois volta tudo ao normal.

Exato, o que acontece também é que os cálculos devem ser feitos por máquinas e já que estam altos esta semana também calculam que continue em alta para a semana seguinte para estar de acordo com o clima é que muitos sites quando se passa de 1 semana são uma porcaria :angry:
Ok todos :D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias. :)

Bom, não há muito a referir em relação aos próximos dias: AA estacionadíssimo a NW da P.I., na posição de "bloqueio", a injetar uma corrente do quadrante leste significativa a duradoura no continente. O litoral oeste será quem irá sentir mais o aumento significativo da temperatura e HR baixíssima, com talvez um pequeno alívio lá para 4ª e 5ª feira, já que a partir de 6ª parece que volta a intensificar-se o vento do quadrante leste.

Face ao que os modelos apresentam, não tenho grandes dúvidas que iremos ter a primeira vaga de calor do ano. O calor parece que só irá abrandar a meados da outra semana, com o AA a afastar-se mais para oeste e com a consequente nortada a voltar a entrar, especialmente no litoral oeste.

Vamos ver até que ponto as previsões sazonais irão acertar (que apontam para um Verão na média ou um pouco abaixo da média, em especial no litoral oeste) :). Será um Verão de extremos (ora muito calor, ora mais fresco)?
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Está uma nortada horrível na Ericeira (tal como no fds passado aliás). Só de olhar para a webcam do Oceanlook fico com vontade de continuar a trabalhar sem parar até a nortada desaparecer!!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

O tempo quente deverá permanecer até ao fim de semana.

A partir do início da próxima semana (entre dias 2 a 4), de acordo com os modelos ECM e GFS, o AA deverá deslocar-se um pouco para Oeste, o que deverá levar ao restabelecimento da nortada (regime de N\NO) no litoral Oeste e, com isso, as temperaturas deverão baixar um pouco em PT continental (excepção do Algarve) sendo menos notória a baixa no interior.

Nada de anormal para já, sendo certo que com a manutenção dos ventos de leste, as regiões do litoral terão temperaturas bastante altas, sendo de assinalar a possibilidade de termos noites com mínimas tropicais (acima de 20ºC).

Para a agricultura será uma semana bem-vinda, principalmente para as vinhas do noroeste - a uva começa finalmente a abrir e este sol é benéfico;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu sempre que olho para os modelos vejo mais do mesmo calor tórrido a perder de vista no tempo, os primeiros dias de Julho até os vejo mais quentes que esta semana!! alguém do IPMA vai ter de morder a língua por ter dito na tv que iríamos voltar a ter tempo fresco como da outra semana (iso 8 ou menos) a partir do dia 1 quando nessa altura eu que não sou meteorologista não via nada disso! Siga o calor e o que me vou rindo com isto pelo que se andou a falar a poucos dias, apesar de eu não gostar de tempo tão quente...
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Eu sempre que olho para os modelos vejo mais do mesmo calor tórrido a perder de vista no tempo, os primeiros dias de Julho até os vejo mais quentes que esta semana!! alguém do IPMA vai ter de morder a língua por ter dito na tv que iríamos voltar a ter tempo fresco como da outra semana (iso 8 ou menos) a partir do dia 1 quando nessa altura eu que não sou meteorologista não via nada disso! Siga o calor e o que me vou rindo com isto pelo que se andou a falar a poucos dias, apesar de eu não gostar de tempo tão quente...

indeed, mas lá para dia 2-4 vai haver dias de nortada por isso baixa um pouco, mas dia 5+ a casa vai abaixo, ando muito desiludido com as máximas de julho dos últimos anos vamos ver se é desta que levamos um recorde para casa :thumbsup:

E vai ficar com o titulo de verão +enganador de todos os tempos :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Miguel, o IPMA enterrou-se todo, disse publicamente que viria tempo mais fresco, foi atras da historia do Verão frio ( quando nenhum modelo coloca frio significativo, e até há alguns que metem temperaturas acima da média)...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois eu quando olho para os modelos vejo claríssima descida de temperatura no litoral do país a partir do início de julho, com o regresso da Nortada, que substituiria a corrente de leste que tem marcado, e continuará a marcar esta semana. Sendo certo que as temperaturas a 850 hpa não sofrerão um grande tombo, provavelmente até se manterão, a alteração da direcção predominante do vento, fará a temperatura descer para valores normais para a época (máximas a rondar os 25/30ºC e mínimas a rondar os 15/20ºC).

Até na média do ensemble (tanto do GFS como do ECMWF) já se intui o fluxo de Norte, a uma semana de distância:

gens-21-1-162_ugr3.png


EDM1-168_xoq9.GIF
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Uma coisa que tenho vindo a reparar é o seguinte:

No segundo painel do GFS, que como sabemos (e se não sabemos ficamos a saber :p) não tem qualquer fiabilidade e apresenta apenas tendências do (e e e mesmo assim... ... ...), este painel há 4 dias consecutivos que mostra muito muito calor (ISO 26-28) dentro da Península Ibérica.

Acredito que, caso SE realizasse este cenário, iríamos ter ainda mais calor do que já temos agora.

Mas como a distância temporal é imensa, resta esperar para ver como as coisas se vão desenrolar.

:calor: