Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2013

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A partir de domingo, e já com o Anticiclone centrado nas Ilhas Britânicas, induzindo um fluxo de E/NE, o verão entrará em força, com temperaturas a aproximarem-se dos 30ºC em todo o país, podendo ser superiores a esse valor no Interior Sul.

ECM1-120_lan8.GIF


O ECMWF começa a antever para o final da semana que vem um padrão atmosférico favorável a trovoadas, colocando uma cut-off a oeste da Península Ibérica (a carta que o Lousano mostrou). A tendência está lá, a ver se se confirma.
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Segundo o site do IPMA, a partir de terça as temperaturas começam a baixar e prevê-se que o próximo fim de semana seja fresquinho.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
É verdade que para o meio desta semana as temperaturas já vão descer =(

Mas se reparares esse site também mostra uma grande mudança com uma
grande entrada de ar polar no norte eles agora devem estar a apnhar banhos de sol xd

como se colam imagens qui? =P n consigo =(
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Infelizmente tenho tido pouco tempo para visitar o forum mas hoje fiquei surpreendido quando vi a run das 6 do gfs.
Coloca bastante chuva a partir de sexta aqui no minho e douro litoral e frio( cotas de neve inferiores a 1500\1600 m. No entanto no IPMA para o Porto nao coloca chuva nem tanto frio. Qual a probabilidade de chuva no proximo fim de semana aqui no norte? Dava-me mesmo jeito que nao chovesse:( O tempo tem estado tao esquisito que nem se sabe com o que contar...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há um bom consenso entre diferentes modelos de que o final da próxima semana, 6ªfeira/sábado, seja instável, mas julgo que mais em regime de trovoadas e aguaceiros, do que chuva chata e persistente.

ECM/UKM/GFS/CMC a 120 horas (saídas das 00z de hoje):

gWfRNrg.png
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
... trovoadas e aguaceiros ...

A sério? :(
Fazer surf com trovoada a estalar no mar ... vai lá vai :trovao:

"QUOTE Meteofan Dava-me mesmo jeito que nao chovesse"

Na verdade eu gosto da Primavera mas nada de exageros. O fds é grande e já apetece havaianas nos pés. O Windguru da céu coberto mas só marca ali para Sábado 0,3 mm de precipitação. Se não estiver uma ventania enorme (como este Sábado que passou) pode não ser ideal para quem necessita de "bronze" mas pode até estar bastante agradável :)
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite! Alguém me pode explicar se no próximo fim de semana vamos ter bom tempo?
Obrigado :thumbsup:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Não é pela praia mas sim pelo Risco de Incêndio Florestal, pois é esse o tema que mais me preocupa! Vamos ter chuva? Persistente? ou apenas aguaceiros?
Obrigado :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal
Não é pela praia mas sim pelo Risco de Incêndio Florestal, pois é esse o tema que mais me preocupa! Vamos ter chuva? Persistente? ou apenas aguaceiros?
Obrigado :thumbsup:

Regime de aguaceiros com alguma trovoada! o risco vai cair muito no fim da semana não só a temperatura cai para os 20ºC mais coisa menos coisa como a humidade também vai subir
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Obrigado! :thumbsup: :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para muitos portugueses vem lá tempo de pinguins de novo, irá a arrefecer gradualmente (já a partir de hoje) até ao fim de semana e depois as temperaturas irão manter-se frescas ao longo de um ou dois dias e depois irão começar a subir de novo. Entretanto no encadeamento disto poderá mesmo chover, mais provável no norte e centro mas é uma situação a acompanhar a isto será a partir de sexta e durante o fim de semana.

Chuva na sexta que se irá prolongar pelo fim de semana (situação a acompanhar).



A iso de 5ºC a visitar-nos de novo :lmao:, em breve irá ficar tudo em pânico se isto começa a virar regra.

 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Boas tardes :).

Nem mais... O final desta semana irá fazer lembrar a muita gente que ainda estamos na Primavera e não no Verão... É também verdade que a partir de 2ª feira as temperaturas tenderão a começar a subir novamente, mas não me parece que seja por muito tempo... A nortada moderada deverá fazer aparição pelo litoral oeste, com o AA um pouco mais a sul que o habitual (e um pouco a oeste...). A água do mar, essa, continua ainda bastante fresquinha...

Vamos ver se o São Pedro não irá prejudicar o seu "irmão", Santo António, que tipicamente quer é calor para as festas.

Bom, com toda esta instabilidade quem sofre também é o turismo sazonal de praia. No meu caso, por exemplo, tinha uns dias marcados para o Algarve, prontamente cancelados devido ao que se avizinha... Vento, não obrigado...

Enfim, estamos na Primavera, é perfeitamente normal que isto possa acontecer... A partir de 21/6, a conversa será outra...

A ver vamos o que nos reserva o Verão, depois de tanto mediatismo com o "Verão mais fresco dos últimos 200 anos"...