Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Hoje é o primeiro dia de verão metereológico e está um dia justo :thumbsup:
Parece que o tempo começa finalmente a ficar interessante :unsure:

Como é costume o norte vai levar com a água praticamente toda no final desta semana (quinta a sabado) :rain:
4MuW07a.png


Para quem quer saber mais além !possivelmente! teremos o AA de volta a norte de portugal o que nos dará temperaturas mais elevadas ainda nesta quinzena
gGPShB4.png

*Alguém reparou na semelhança deste ano com o ano passado com final de maio fresco depois ligeiro aquecimento no início de junho depois de novo a arrefecendo tendo 8 junho sido dos dias +frescos de junho de sempre e depois no final de junho a aquecer bastante :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Hoje é o primeiro dia de verão metereológico e está um dia justo :thumbsup:
Parece que o tempo começa finalmente a ficar interessante :unsure:

Como é costume o norte vai levar com a água praticamente toda no final desta semana (quinta a sabado) :rain:
4MuW07a.png


Para quem quer saber mais além !possivelmente! teremos o AA de volta a norte de portugal o que nos dará temperaturas mais elevadas ainda nesta quinzena
gGPShB4.png

*Alguém reparou na semelhança deste ano com o ano passado com final de maio fresco depois ligeiro aquecimento no início de junho depois de novo a arrefecendo tendo 8 junho sido dos dias +frescos de junho de sempre e depois no final de junho a aquecer bastante :thumbsup:
exactamente!...............lembra te que o ano passado ate chegaram a cair flocos de neve na Serra Da Estrela na primeira quinzena de junho!..........este final de Primavera parece tirado a "papel químico" do ano passado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

Até 5f o padrão sinoptico deverá manter-se, com as altas pressões um pouco a sul do normal, ainda assim afectando o território, causando tempo em geral soalheiro e agradavel.

No entanto, a norte, a actividade da corrente de oeste, com as depressões associadas deverá lançar varias frentes frias em dissipação, que deverão arrastar ar frio nas camadas baixas da atmosfera, que deverão descer ao longo a margem litoral W da PI.

ghTDF9j.png


Devido á advecção diferencial de ar na horizontal, ou seja, presença de ar maritimo fresco a entrar a oeste, enquanto que mais a leste na peninsula ocorrem massas de ar quente, é de esperar que as brisas de tarde se intensifiquem...não se pode descartar que alguma das proximas tardes possa ver regimes de nortada particularmente intensos em especial no litoral entre o Cabo Espichel e o Cabo Mondego.

Para o final da semana, de 5f em diante, a modelação está consistente em colocar uma nova perturbação da corrente de oeste a afectar o território...nesta altura do ano não é muito comum...no entanto volta e meia sucede..
Com isto, na 6a e Sábado espera-se uma corrente de SW, com retorno de humidade desde o Atlantico subtropical...as condições parecem adequadas a alguns aguaceiros e trovoadas dispersos...

Domingo parece que a dorsal subtropical volta a regenerar, e a atmosfera vai-se tornando mais estavel e anticiclonica.
 
  • Gosto
Reactions: Norther e CptRena

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Segundo o histórico do isep, para esta estação meteorológica, o dia 8 de Junho de 2013 registou (para aquela região do Porto) uma máxima de 16C e uma mínima na casa dos 13C, mais ou menos. Para este 8 de Junho o ipma coloca nos seus modelos numéricos a possibilidade de uma máxima de 20C (e mínima de 14C), enquanto que para o dia 11 adianta a possibilidade de uma máxima de 24C (e mín. de 11C) para o Porto. Só por curiosidade, no ano passado o isep registou no dia 11 uma máxima de 17,7C e mínima de 14,6C.

Que eu me lembre, no ano passado o calor começou mesmo na véspera do dia de S. João, sendo uma mudança repentina e muito intensa. Não acho que seja parecido com o que já aconteceu este ano, em que tivemos, ao contrário do ano passado, dias quentes já em Março. E Junhos que não sejam tão quentes já não são propriamente novidade, embora este esteja, ao menos na minha opinião, até mais para o quente que para o frio. E também lembro-me de dias de S. João chuvosos e frescos, mas isso já está mais para trás.

edit. e ainda convém lembrar que este ano já passamos da casa dos 30C em várias regiões do país, numa primavera instável e mesmo agradável com tal diversidade.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Uma situação que tenho verificado ao contrário de uma tendência na primeira década de 2000, é que nos últimos 4 anos não tivemos Primaveras muito quentes antes pelo contrário, principalmente nas regiões Norte e Centro, com a excepção de 2011( por compensação o Verão de 2011 foi pouco quente), e este ano a tendência mantem-se.
Olhando para os modelos iremos ter até 8,9 de Junho um padrão relativamente instável principalmente a norte e vamos ver que posicionamento a depressão irá ter, pois ainda a hipótese de termos uma depressão mais estacionária durante parte do nosso território, apos isso existe uma tendência para um padrão mais estável, mas sem ameaças por enquanto de grandes extremos de calor, mas ai a situação ainda é muito indefinida.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Segundo o histórico do isep, para esta estação meteorológica, o dia 8 de Junho de 2013 registou (para aquela região do Porto) uma máxima de 16C e uma mínima na casa dos 13C, mais ou menos. Para este 8 de Junho o ipma coloca nos seus modelos numéricos a possibilidade de uma máxima de 20C (e mínima de 14C), enquanto que para o dia 11 adianta a possibilidade de uma máxima de 24C (e mín. de 11C) para o Porto. Só por curiosidade, no ano passado o isep registou no dia 11 uma máxima de 17,7C e mínima de 14,6C.

Que eu me lembre, no ano passado o calor começou mesmo na véspera do dia de S. João, sendo uma mudança repentina e muito intensa. Não acho que seja parecido com o que já aconteceu este ano, em que tivemos, ao contrário do ano passado, dias quentes já em Março. E Junhos que não sejam tão quentes já não são propriamente novidade, embora este esteja, ao menos na minha opinião, até mais para o quente que para o frio. E também lembro-me de dias de S. João chuvosos e frescos, mas isso já está mais para trás.

Não foi nada disso que quis dizer, disse que está a ser semelhante este final de primavera e início de verão ao ano passado e não o ano todo, quanto ao dia 8 foi só para lembrar seria quase impossivel ter os dias todos com a mesma temperatura :lmao: está de uma forma geral semelhante ;)
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Não foi nada disso que quis dizer, disse que está a ser semelhante este final de primavera e início de verão ao ano passado e não o ano todo, quanto ao dia 8 foi só para lembrar seria quase impossivel ter os dias todos com a mesma temperatura :lmao: está de uma forma geral semelhante ;)

E o que eu quis dizer é que no período em comparação este ano está consideravelmente mais quente que ano passado, e tem assim estado desde Março até onde se possa ver, saber ou prever ;)

Lembram-se do "verão mais frio em 80 anos" ou treta similar? Durante a primavera aquilo até que colou, porque não estava muito quente no geral (mas em certos dias esteve mesmo quente, e bem mais quente que muitas primaveras que eu me lembrasse, e eu não tenho 80 anos, conforme que via-se logo que aquilo não podia ser). Depois, o verão começou logo com uma sucessão histórica de ondas de calor...

Mas infelizmente o estado das primaveras não deve querer dizer muita coisa sobre como será o verão, de qualquer das formas :/
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
E o que eu quis dizer é que no período em comparação este ano está consideravelmente mais quente que ano passado, e tem assim estado desde Março até onde se possa ver, saber ou prever ;)

Lembram-se do "verão mais frio em 80 anos" ou treta similar? Durante a primavera aquilo até que colou, porque não estava muito quente no geral (mas em certos dias esteve mesmo quente, e bem mais quente que muitas primaveras que eu me lembrasse, e eu não tenho 80 anos, conforme que via-se logo que aquilo não podia ser). Depois, o verão começou logo com uma sucessão histórica de ondas de calor...

Mas infelizmente o estado das primaveras não deve querer dizer muita coisa sobre como será o verão, de qualquer das formas :/

Não é o tópico adequado para "falar", mas desde já posso afirmar que as primaveras estão a ser tendencialmente mais secas. O mês de maio é praticamente junho em termos de temperatura. Não significa que não haja uma semana de frio e até neve na serra, mas a tendência parece ser esta.

Até nas árvores plantadas e certas culturas normalmente deixadas ao dispor do clima habitual, já não pode ser assim, as culturas secam de golpes de calor sem humidade suficiente no solo, ou apanham com 1 dia de geada em maio e acabou. Os castanheiros plantados despontam em abril e sem rega-los secam todos!
Os morangos têm de ser regados pelo menos 3x por semana em maio, senão já eram.. Para a cereja é bom não chover, senão racha.

É sem dúvida um sinal dos tempos..

Este ano vai ser bom em termos de seguimento / aprendizagem, pois com um previsto el niño forte, apesar de estarmos longe, iremos sentir algum efeito, estou curioso! A distribuição das chuvas será diferente, e no verão haver instabilidade significa em geral menor temperatura média no interior. Se for assim até agradeço! :) O oeste a norte dos EUA está com uma anomalia positiva de pressão, e tudo está ligado. O que esperar aqui no nosso cantinho? Os modelos nestas circunstâncias não funcionam lá muito bem.. Vamos ver!
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não é o tópico adequado para "falar", mas desde já posso afirmar que as primaveras estão a ser tendencialmente mais secas. O mês de maio é praticamente junho em termos de temperatura. Não significa que não haja uma semana de frio e até neve na serra, mas a tendência parece ser esta.

Até nas árvores plantadas e certas culturas normalmente deixadas ao dispor do clima habitual, já não pode ser assim, as culturas secam de golpes de calor sem humidade suficiente no solo, ou apanham com 1 dia de geada em maio e acabou. Os castanheiros plantados despontam em abril e sem rega-los secam todos!
Os morangos têm de ser regados pelo menos 3x por semana em maio, senão já eram.. Para a cereja é bom não chover, senão racha.

É sem dúvida um sinal dos tempos..

Este ano vai ser bom em termos de seguimento / aprendizagem, pois com um previsto el niño forte, apesar de estarmos longe, iremos sentir algum efeito, estou curioso! A distribuição das chuvas será diferente, e no verão haver instabilidade significa em geral menor temperatura média no interior. Se for assim até agradeço! :) O oeste a norte dos EUA está com uma anomalia positiva de pressão, e tudo está ligado. O que esperar aqui no nosso cantinho? Os modelos nestas circunstâncias não funcionam lá muito bem.. Vamos ver!

Ummm tenho algumas duvidas que está analise da precipitação analisada seja mesmo assim, estas noções que temos do clima faz-me lembrar um pouco as queixas das arbritagens dos clubes de futebol no final fazendo as contas tudo se equilibra, há 2 anos acho não tenho a certeza tivemos dos Abris mais chuvosos o ano passado o Março mais chuvoso, acho que os últimos anos estão a repor a normalidade de uma ideia misturada com algum desejo de que as primaveras já eram todas secas e quentes, mas é uma questão de se analisar em outro tópico com dados.
Acho que a uns anos os produtores de cereja andavam-se a queixar de ter chovido muito na Primavera.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não é o tópico adequado para "falar", mas desde já posso afirmar que as primaveras estão a ser tendencialmente mais secas. O mês de maio é praticamente junho em termos de temperatura. Não significa que não haja uma semana de frio e até neve na serra, mas a tendência parece ser esta.

Por aqui a mesma coisa. Nestas últimas duas décadas, os meses que têm registado maiores anomalias positivas na temperatura são Abril e Maio.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
...e enquanto estávamos entretidos em amena cavaqueira, o ipma já alterou as previsões do modelo para o Porto, ou seja, já subiu no dia 11 para uma máxima de 26C e, para o dia 12, de 32C.

Se isso significasse um verão ameno, tudo bem, mas receio que talvez năo seja assim tão fácil.