Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2013

Estado
Fechado para novas mensagens.

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Pelo que os modelos GFS e ECMWF prevêem penso que as previsões sazonais dos modelos mais credíveis são capaz de acertar, o AA vai estar fraco e não no seu habitual lugar, penso que a primavera poderá ser fresca e por vezes húmida, pelo menos na metade norte do país.

Duas previsões que não vale de nada por ser a muitas horas, mas previsões que neste momento estão a ser modeladas pelos principais modelos e que a mim já não me admirava nada que viesse acontecer, como a do GFS que abre de novo um corredor no Atlântico com depressões a chegar a Península Ibérica, veremos se teremos uma primavera fraquinha.




ecm1240oy.gif
[/URL]
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bons dias.
Aproximam-se dias de sol e temperaturas no norte e centro amenas.
Na próxima semana (terça a sexta) a temperatura deverá subir até 30 no alentejo e interior norte e centro e litoral pela ordem dos 25. Depois a partir do dia 10/11 maio deverá descer de novo.
Poderá vir na próxima semana alguma instabilidade, com trovoadas.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sim, deverá subir a dorsal africana mas pelo que se vê nos modelos, deverá ser de pouca duração. Conto que a partir do dia 10/11 de maio a temperaturá já descerá. Ou seja serão 4/5 dias de mais calor.
Sim, trovadas também virão...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim, deverá subir a dorsal africana mas pelo que se vê nos modelos, deverá ser de pouca duração. Conto que a partir do dia 10/11 de maio a temperaturá já descerá. Ou seja serão 4/5 dias de mais calor.
Sim, trovadas também virão...

Não, uma coisa nada tem a ver com outra, a dorsal subir não tem nada a ver com trovoadas, dado que os modelos nem CAPE/LI dão que sirva de suporte a que tal aconteça.
Para acontecer trovoadas tem que existir uma depressão térmica que por vezes aparece associada a uma subida da dorsal, mas neste caso a subida da dorsal encontra-se a acoplada a uma crista do Anticiclone que estará mais a norte ao mesmo tempo que existe uma depressão nos Açores com alguma rotação, que fará a dorsal subir, se não houvesse essa depressão não teriamos esta subida de temperatura.

Agora incorremos sempre no erro de em Maio relacionar as duas coisas !

Até pelo contrário será provavelmente entre Segunda e Terça que cessará a possibilidade ainda que ténue de alguma trovoadas !
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sim, Aurélio, correta a tua análise.
Eu não tinha visto o Cape/Li. Mas eu penso que a subida de temperatura da próxima semana deverá ser apenas de 4/5 dias, depois o mês de maio deverá ser ameno, mas com temperaturas dentro do normal para o mês.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim, Aurélio, correta a tua análise.
Eu não tinha visto o Cape/Li. Mas eu penso que a subida de temperatura da próxima semana deverá ser apenas de 4/5 dias, depois o mês de maio deverá ser ameno, mas com temperaturas dentro do normal para o mês.

Sim porque quando aquela depressão do Atlântico findar o AA rumará para oeste e ficaremos sujeitos a uma entrada marítima de Noroeste na faixa costeira. A temperatura baixa no Norte e centro mas no Algarve não deverá mexer muito !

PS: Se há coisa que eu não acredito é em previsões sazonais de temperatura. Lembro de ter visto na maior parte dos modelos que Abril seria bastante frio e com precipitação acima da média. Ouve algum sitio em que isso tivesse ocorrido não me parece. Além disso bastante uma pequena oscilação no AA e tudo é alterado. Em precipitação o caso já não é bem assim ...
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu também não acredito nisso, de qualquer maneira, pelo menos aqui em Lisboa em relação à temperatura com base nos dados da estação oficial no wunderground, Lisboa esteve a 14 graus de média (arredondada). Segundo as normas para 1981-2010, a média encontra-se nos 16 (arredondada).
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Previsão para Domingo, no Continente, dia da Mãe, e perdoem-me o off-Topic. Como isto está tão parado , decerto terei desculpa.
…..
Este ano a Nuvem-Filha está decidida.
Quer mesmo surpreender a Senhora sua Nuvem-Mãe.
Como está impedida pelas previsões de oferecer-lhe
um valente aguaceiro com trovões , presente que garantiria sucesso fácil, fez “das gotículas, coração” , não baixou os “cúmulus”,“cirrou” fileiras e perdeu a cabeça .
Encomendou para esse dia um “cumulonimbus” ao contrário, feito de um fim de tarde de descanso, à beira-mar, cheio de sol, de azul e de todas as cores do pôr-do-sol , sem vento, seco ,ameno, tranquilo. Perfeito. Ou quase. Há sempre os insatisfeitos.
Apesar de saber que no início,a Senhora sua Mãe poderá “torcer os núcleos de condensação” , a Nuvem-Filha está confiante com a oportunidade do presente.
As Mães, mais que todas as nuvens têm que, por vezes, descansar.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Bons dias, claro que a dorsal não está associada as trovoadas, nem eu quis dizer isso, como entrámos no mês de Maio e começa aquecer e com o conjunto de fatores que desenvolvem as trovoadas, julgo que as teremos este mês.

2 previsões do gfs a longa distancia, vamos ver se a partir do dia 9 elas aparecem, agora esta semana que vem promete ser quentinha com temperaturas que prometem passar dos 30ºC no sul do país.




 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para Maio começo a notar uma clara tendencia para o favorecimento da circulação de SW em altura associada a uma crista do jet subtropical.

As fortes anomalias positivas da temperatura da agua no Atlantico tropical e subtropical a leste dos 60ºW e o enfraquecimento consideravel da corrente das Canárias deverão começar a ter efeitos bem visiveis durante este mês.

Acredito que será um mês quente e com actividade convectiva acima da média em especial no norte e centro de Pt continental.

Bloqueio no Atlantico norte e NAO-, a forçar perturbações vindas de W ou N a passar na Biscaia, activando a convecção em boa parte de Pt continental.

No Atlantico tropical, tudo indica que teremos actividade acima do normal, talvez com algum ciclone tropical logo na etapa inicial da época...isto reforçará em conjunto com o padrão de circulação nas latitudes médias o establecimento de bloqueios no Atlantico E/NE.


fq3jVjE.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas Stormy, nesse mapa que apresentas as zonas onde estão as altas e baixas pressões é as que vão predominar este verão nesses mesmos sítios?

Atenção que ele está a falar de Maio e não do Verão, sendo que nesta altura qualquer previsão para o Verão é muito volátil !
Na minha modesta opinião este mês não será muito quente em comparação com outros meses de Maio que já tivemos.

Quanto ao Verão em especial para Julho (é apenas um feeling meu) espero que seja torrido no sul !

Em relação aos modelos proxima semana quente, e depois quem sabe algumas trovoadas no interior, porque já vai haver muito mais calor em superficie !
 
Estado
Fechado para novas mensagens.