Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2015



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Pelas 13h de Quarta, ISO 20ºC quase a cobrir o território todo e ISO 25ºC passa de raspão no sul.
DC2kmQh.png


Beja com recorde de máxima prevista nos 41ºC

Na quinta, desce 10 graus graças à depressão a norte que varre o calor todo.
C6qGkeh.png


Poeiras do Saara esperadas nos dias 12 e 13.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Muito estranho, esta previsão do IPMA, para 4ª feira, Beja com 41ºC de máxima e Faro só com 30ºC e aparece com vento fraco de norte, não concordo em nada com esta previsão. Então, 5ª feira, com todo o país, a ter vento de Norte/Noroeste e metem Descida Acentuada da Temperatura Máxima, ainda pusessem com excepção do Algarve, não ficava nada mal. :unsure: Lá vai, o IPMA meter água com a temperatura em Faro, será que ainda não aprenderam com esta situação todos os anos. :confused:
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Não me admirava nada que Beja chegasse aos 41ºC, até porque normalmente faz muito mais calor quando o céu se encontra mais encoberto, do que quando está limpo. De qualquer das maneiras, são só previsões.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Já baixaram as previsões para 40ºC em Beja.
Não é considerada vaga de calor porque no dia 14 há um corte gigante de temperatura, algumas localidades baixam quase 12ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Muito estranho, esta previsão do IPMA, para 4ª feira, Beja com 41ºC de máxima e Faro só com 30ºC e aparece com vento fraco de norte, não concordo em nada com esta previsão. Então, 5ª feira, com todo o país, a ter vento de Norte/Noroeste e metem Descida Acentuada da Temperatura Máxima, ainda pusessem com excepção do Algarve, não ficava nada mal. :unsure: Lá vai, o IPMA meter água com a temperatura em Faro, será que ainda não aprenderam com esta situação todos os anos. :confused:

Boas Algarvio,

Não se poderá considerar também as diferenças entre nortada sinóptica e nortada por convecção?... tudo indica que o calor será varrido ou estarei a ver mal as coisas e os modelos também.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vem ai pó do Deserto do Saara..lol

Essa previsão não é confirmada com tal intensidade neste modelo que até agora tem sido de grande confiança pelas observações no nosso território:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en

4zdfBUr.png

g9msKHT.png

kPXDxC7.png


Embora a grandeza medida e as unidades não sejam as mesmas (na primeira é a carga de poeira por unidade de superfície em gramas por metro quadrado e na segunda é a quantidade por unidade de volume de ar perto do solo, em microgramas por metro cúbico), segundo esse modelo o território continental estaria submetido a níveis semelhantes aos que existem no próprio Sahara. No modelo da Universidade de Atenas está totalmente longe disso, as concentrações são, até, mínimas, relativamente a outras invasões que têm ocorrido este ano, por exemplo.

A diferença poderá estar no tipo de grandeza medida, contabilizando o primeiro modelo toda a poeira na extensão vertical da atmosfera e o segundo apenas junto ao solo. Em termos do que nos afecta, é a segunda medida que nos interessa.

Também o alcance da previsão é importante de notar: o primeiro é a 60 horas, foi emitido dia 10 às 12h; o segundo é a 36 horas, emitido ontem dia 11 às 12h.

A previsão da carga de poeiras é da Universidade de Tel-Aviv:
http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
StormRic, tenho sérias dúvidas que esse modelo grego esteja correto, acredito muito mais no modelo israelita, porque hoje é bem visível, a imensidão de poeira, o céu estava completamente amarelado, o sol estava meio morto como é que pode estar só essas concentrações.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, tenho sérias dúvidas que esse modelo grego esteja correto, acredito muito mais no modelo israelita, porque hoje é bem visível, a imensidão de poeira, o céu estava completamente amarelado, o sol estava meio morto como é que pode estar só essas concentrações.

Trata-se de diferentes grandezas a serem medidas como já expliquei na outra mensagem.

Em termos de deposição seca à superfície (aquela que nos afecta verdadeiramente):
http://dust.aemet.es/forecast/nmmb-bsc-dust-forecast-dust-dry-deposition

Não há ameaça alguma. Nota-se é a carga nos níveis médios/baixos, mas não à superfície.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, tenho sérias dúvidas que esse modelo grego esteja correto, acredito muito mais no modelo israelita, porque hoje é bem visível, a imensidão de poeira, o céu estava completamente amarelado, o sol estava meio morto como é que pode estar só essas concentrações.

Aqui é explicado o modelo de onde derivam as apresentações pelas diferentes entidades, tais como a Universidade de Atenas ou a de Tel-Aviv.

http://dust.aemet.es/methods/the-nmmb-bsc-dust-model

O que eu realço é que apresentar como o faz a TAU faz parecer que é uma ameaça grave, mas a forma mais realista como nos afecta à superfície é a da Univ.Atenas.
Eu próprio julgava que se tratava de modelos diferentes, mas uma pequena investigação mostrou-me que deriva tudo do mesmo modelo. Algumas das minhas afirmações na primeira mensagem não se aplicam portanto.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa