Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2015

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã são possiveis alguns aguaceiros ou trovoadas no extremo sudeste

Analise/Discussão


No decorrer do dia de hoje verificou-se que o efeito da frente fria foi limitado na região sul, onde se mantem uma massa de ar quente e humida com pontos de orvalho elevados ( 15-19ºC).

Amanhã, espera-se a manutenção de um fluxo sinóptico de NW, com brisas de sudoeste no Algarve durante a tarde.

A chegada de uma nova short-wave em altura deverá gerar algum forçamento dinamico, e arrefecimento dos niveis médios, pelo que amanhã se espera de novo um dia em que se vão atingir valores de instabilidade modestos já que se esperam temperaturas elevadas com bom fornecimento de humidade nomeadamente na convergencia que vai surgir entre o Algarve e a Sierra Morena durante a tarde.

A presença de fortes gradientes verticais de temperatura e humidade deverá gerar SBCAPE até pelo menos 500-1000J/Kg em pontos do sotavento,onde o shear será fraco e unidireccional dada a intensificação do jet subtropical de niveis altos.

Assim sendo, algumas estruturas convectivas deverão surgir, podendo mesmo tornar-se fortes ou marginalmente severas durante a tarde ( com risco de granizo e precip pontualmente excessiva)...apesar disto, o pouco suporte dado pelos modelos limita a confiança, e um nivel cinzento é introduzido por haver incertezas quanto á iniciação convectiva e quando á real dimensão da instabilidade disponivel.

t5S9avN.png
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas ,

Os modelos , nas previsões a mais de 5 dias , começam a entrar numa grande instabilidade no que e modelado . Ora fazem projeções de temperaturas de 32 graus ora de 18 graus , ora projeta bastante chuva como chuva nenhuma , etc .

Para alem do facto que os modelos europeu e americano começam a entrar em contradições , quando ate agora estavam em sintonia .

Quer dizer , agora que se aproxima o verao , e que a instabilidade atmosférica vai começar ? Ate aqui existiu bastante estabilidade .

Sera que as estacoes estão trocadas ?
Já nao e de agora . . .
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tem a ver com a cutoff que são sempre imprevisíveis a tantas horas, formar-se ou não... a posição final tanto pode trazer instabilidade e descida de temperaturas, como pelo contrário ajudar a vir mais calor de África.

Por exemplo, saídas do ECM e do GFS às 00 horas para daqui a uma semana tem um evento bastante instável:

erTNcQN.png


bJhurCJ.png



Já na saída seguinte das 6z do GFS desapareceu a cutoff. Como o GFS tem o dobro das saídas, vai variando mais frequentemente no que parece alguma esquizofrenia modelística mas tem apenas a ver com essas mudanças na cutoff.

Yt1TbAA.png





Para hoje nalguns locais já se nota uma agradável descida das máximas.
Estes mapas da AEMET são úteis, mostram também as variações das máximas e mínimas (previstas) em relação ao dia anterior.

i2ADN8O.jpg