Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Local
Oeiras / VN Poiares
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

Os próximos dias deverão ser frescos e secos, com a presença da iso 0 em quase todo o país durante muitas horas. Para Março não é mau, deverá originar vários dias com mínimas negativas no interior norte e quiçá no interior sul também.

O maior motivo de interesse vira-se agora para o Carnaval, quando o cavado instalado no Mediterrâneo se dirigirá para oeste e poderá posicionar-se a partir da próxima Sexta a sudoeste do continente.

gfs-0-144_gug5.png

ECM1-144_qpu3.GIF

Apesar das temperaturas a 850 hpa serem baixas, entre os 0 e os 4ºC, a bolsa fria prevista a 500 hpa é bastante fria, com temperaturas entre os -25 e os -30ºC. Associado ao fluxo de sueste, e a um CAPE e L.I. razoáveis, poderíamos ter um Carnaval convectivo:

rtavn17411.png

CAPE e Teta-E no Alentejo:

graphe_ens5_sff6.gif

Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

David, acho que apesar da entrada da depressão em altura a hipotese de convecção depende muito do tipo de advecção que ocorrer.
Um fluxo de S nos niveis baixos é pacivel de aquecer as camadas mais proximas ao solo acentuando o gradiente, favorecendo a convecção
Tambem uma excessiva cobertura nubulosa poderá ter um efeito inverso, impedido a chegada da radiação solar ( que já se vai tornando significativa) e diminuido o aquecimento do solo..
Por ultimo...caso o ar esteja muito seco...por muito que haja dinamica vertical será dificil que se formem nuvens e portanto que chova.

Apesar disto tudo, em termos gerais é provavel a ocorrencia de aguaceiros ( talvez mais no litoral) e neve a cotas medias no proximo fim de semana....mas para termos um regime convectivo mais interessante talvez ainda sejam precisas umas semanas;)

Rainy, teremos quase de certeza o cenario em que uma depressão em altura de desprende do cavado na europa central/E.

Aqui o diagrama "spaghetti" que é a conjunção de algumas isolinhas da altitude geopotencial aos 500hpa:

Uploaded with ImageShack.us

A tendencia para que se isole uma depressão em altura bem proxima á peninsula muito razoavel...e frio em altura em principio não faltará pois a atmosfera está bem fria ainda.
O que resta em duvida são as condições á superficie, e tambem o exato movimento da depressão.

Se ela cruzar a peninsula e entrar no Atlantico, ficando a W, poderá ser criada uma depressão secundaria á superficie forçando um fluxo quente de SW sob o continente....que aliado ao frio em altura e á diveregencia em altura tipica dos flancos E das ULL´s poderá potenciar a convecção...

Bom...deixando-me de teorias...em principio teremos alguma actividade sob forma de aguaceiros e/ou trovoadas e até neve a cotas medias agora para a altura do carnaval... quanto á intensidade...ainda falta muito tempo e há muitas condicionantes ( como já tinha referido no post anterior);):)

Rainy, teremos quase de certeza o cenario em que uma depressão em altura de desprende do cavado na europa central/E.

Aqui o diagrama "spaghetti" que é a conjunção de algumas isolinhas da altitude geopotencial aos 500hpa:

A tendencia para que se isole uma depressão em altura bem proxima á peninsula muito razoavel...e frio em altura em principio não faltará pois a atmosfera está bem fria ainda.
O que resta em duvida são as condições á superficie, e tambem o exato movimento da depressão.

Se ela cruzar a peninsula e entrar no Atlantico, ficando a W, poderá ser criada uma depressão secundaria á superficie forçando um fluxo quente de SW sob o continente....que aliado ao frio em altura e á diveregencia em altura tipica dos flancos E das ULL´s poderá potenciar a convecção...

Bom...deixando-me de teorias...em principio teremos alguma actividade sob forma de aguaceiros e/ou trovoadas e até neve a cotas medias agora para a altura do carnaval... quanto á intensidade...ainda falta muito tempo e há muitas condicionantes ( como já tinha referido no post anterior);):)

Não achas a situação da próxima Sexta e Sábado bastante parecida com o 28 de Janeiro de 2007? Alguma convecção, temperaturas a 850 próximas de zero, quase -30 a 500 hpa, fluxo de este/sueste à superfície...

Entre o dia 4 e o dia 8 parece-me certo uma coisa! vamos ter aguaceiros e trovoadas parece-me a mim a beneficiar mais o centro e o sul...

Não achas a situação da próxima Sexta e Sábado bastante parecida com o 28 de Janeiro de 2007? Alguma convecção, temperaturas a 850 próximas de zero, quase -30 a 500 hpa, fluxo de este/sueste à superfície...

Com a diferença de teres uma possivel penetração de ar maritimo nos niveis baixos e de estarmos num periodo com maior intensidade solar...portanto, estou com menos esperanças quanto á queda neve a cotas baixas e mais virado para um cenario convectivo mais tipico desta fase convectiva da Primavera:)

Com a diferença de teres uma possivel penetração de ar maritimo nos niveis baixos e de estarmos num periodo com maior intensidade solar...portanto, estou com menos esperanças quanto á queda neve a cotas baixas e mais virado para um cenario convectivo mais tipico desta fase convectiva da Primavera:)

A partir de Domingo, com advecção de sul, é muito provável que seja uma situação mais primaveril, mas sexta e sábado as semelhanças são grandes. A entrada de ar húmido nesses dias só deverá ocorrer a níveis médios, graças à posição da depressão em altitude. À superfície prevê-se sempre que seja de este e sueste, pelo que não deverá entrar ar marítimo até domingo.

Não deverá repetir-se a queda de neve a cotas muito baixas, mesmo se fosse Janeiro, o que aconteceu naquele dia foi um milagre, mas acho possível termos uma cota inferior àquela mostrada nos meteogramas, provavelmente 600 a 800 m. Porque as T2m do GFS não contemplam eventuais quedas bruscas aquando dos aguaceiros mais fortes.

Previsão para 6ª Feira, 4 de Março de 2011: Períodos de céu muito nublado. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (20 a 35 km/h) no Algarve e nas terras altas. Aguaceiros a partir da tarde, em especial na região Sul, que serão de neve no final do dia acima dos 1400 metros.

Fonte: IM

Fim de semana com neve para a Serra da Estrela; haja Carnaval ...

Previsão para 6ª Feira, 4 de Março de 2011: Períodos de céu muito nublado. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (20 a 35 km/h) no Algarve e nas terras altas. Aguaceiros a partir da tarde, em especial na região Sul, que serão de neve no final do dia acima dos 1400 metros.

Fonte: IM

Fim de semana com neve para a Serra da Estrela; haja Carnaval ...

Cotas 1400m são exageradas...eu estou á espera de cerca de 1000 a 1200m para 6f até Domingo;)

Terão tambem bastante neve...talvez uns 20 ou 30cm de neve fresca na torre ao longo dos proximos 10 a 15 dias, com temperaturas baixas o suficiente para inibir qualquer derretimento adicional....muito bom para o turismo da região:thumbsup:

O problema vai ser mesmo a quantidade de precipitação a norte do sistema Montejuntos-Estrela ...

A probabilidade de precipitação já será baixa nas regiões do sul e tenderá a ser menor quanto mais para norte (excepto nas áreas montanhosas, onde a probabilidade de precipitação será muito maior).

Estado
Fechado para novas mensagens.