Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

Mudou o mês e os modelos continuam a debitar informações...

Para amanhã o ECMWF prevê aguaceiros fracos, não serão à partida melhor que hoje...O GFS não vê muito diferente, mesmo assim, tal como hoje o sul estará em melhores condições de acumular um pouco mais...

Maior interesse em termos de acumulação será de se esperar na madrugada de sábado para domingo a norte, nomeadamente o NW, uma situação tipica desta região que normalmente esta sujeita a apanhar de raspão algumas depressões...
Mesmo assim segundo o europeu nada mais de 10mm...

O GFS está bem mais generosos...madrugada de sexta para sábado e tarde de domingo com acumulações razoáveis no NW...perto dos 20mm em dois dias...
Exceptuando a norte continuará tudo idêntico ao que já vem sendo habitual...

Realmente é de aproveitar estes "pingos" de chuva já que o AA vai voltar em força aos poucos, principalmente a partir do meio da próxima semana... O final da semana parece mesmo prometer já temperaturas acima dos 20ºC em grande parte do território continental... Mas ainda falta algum tempo, é aguardar... Mas para já a tendência parece ser esta...

Realmente é dos Invernos mais secos que me lembro... O próprio "Jedi Master" Anthímio de Azevedo na TVI, há uns dias, dizia também que não se recordava de um Inverno tão seco quanto este... Eu lembro-me que 2005 foi seco mas...

Quer ter animação no Algarve e o resto do sul do país entre as 120 horas e as 216 horas então exerça o seu direito de voto meteorológico e vote GFS !!

GFS, porque contamos sempre animar a malta ...

Vote já !!

PS: Eu por mim não mexia nem mais um palito nesta saída do GFS, que diga-se de passagem começa a andar com várias saídas consecutivas a dar uma cut-off mesmo a sul do Algarve, mas que depende fortemente daquela bolsa de ar frio vinda de Norte !!

:pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray: :pray::pray::pray::pray::pray:

Mas para variar é o único a ver tal cenário perfeito para aqui .....

Teria que haver uma conjectura perfeita para tal acontecer !!

Os modelos estao bastante diferentes, mas para mal de alguns espero que ganhe o ECMWF, ao menos mete frio na europa central e vou estar umas semanas na suiça dava jeito ;)

É verdade...esta saída das 6h do GFS exacerba o que já tinha aparecido em outras runs...mas não com tanta expressão...cut-off com origem do centro europeu que depois se instalaria a sul do Algarve...
A mesma cautela que foi pedida há algum tempo deve também existir agora, afinal o GFS que ainda há dias foi criticado está agora a ser-lhe dado crédito...
Se este cenário acontecer vai render bastante precipitação principalmente a sul...
A mim parece-me possível, mas não com tantos dias de permanência...penso que a cut-off vai perder força mais rapidamente que o previsto pelo modelo...

O ECMWF dá outro cenário possível, o AA encosta mais a nós e a cut-off foge para Marrocos, seria um cenário mais complicado...principalmente pela subida da temperatura...

Até lá temos este fim de semana com alguma precipitação a norte e centro...

40 mm na run das 6 do GFS e no 1º painel ai que excelente. Olho para o modelo mais credível e não vejo. Logo, aguardar pela saída do ECM e ver se segue ou fica na dele, se ficar na dele ganha o ECM. Não acredito no cenário do GFS.

A saída das 12h desfez a anterior...não que tenha "apagado" aquilo que viu...mas modelou a cut-off para SE do Algarve o que acabaria com estragar com a precipitação por completo...
Fraqueza do modelo?não creio...apenas modelou a cut-off noutra direcção, não muito longe...mas a influencia aqui seria muita certamente...
Sendo um modelo com 4 actualizações diárias é propicio a isso...