Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...a nova run do GFS mantem o cenário convectivo para o fim de semana.

Na região sul os parametros dinamicos são particularmente interessantes, suportativos de tempo severo e convecção organizada e pressistente...mas há algum CIN associado a ar quente e seco que pode entrar nos niveis medios e altos.

Na região a norte do tejo a dinamica não é tão interessante mas deverão ocorrer á mesma aguaceiros e trovoadas.

Domingo teremos um vortice em altura a passar á latitude de lisboa, com um jet de niveis medios e altos bastante forte no baixo Alentejo e Algarve...o vento á superficie será de SE o que produzirá bastante helicidade, suportativa de updrafts rotativos e talvez algum tornado ou pelo menos um mecociclone bem formado se consiga gerar na região...
Sabado o padrão é semelhante mas o fluxo em altura é menos forte...

Quanto á questão do calor...bom, não haverá assim tanta cobertura nebulosa excepto durante a fase central do dia, até ao inicio da noite...e com o ar tropical a ser empurrado de sul será bem facil a temperatura subir.

Bom...relativamente ao resto da semana, entre 2f e 4f manter-se-há uma area ciclonica em altura, embora pouco organizada ( pantanosa), que vai interagindo com uma depressão em altura mais vigorosa no Atlantico central.

A dorsal vai-se extender desde o Mediterraneo central até ás ilhas Britanicas, establecendo uma circulação quente do quadrante sul em toda a metade oeste da PI.
Associada a esta corrente quente preve-se a manutenção de condições dinamicas favoraveis á ocorrencia de trovoadas, que a ocorrer no sul ( região que talvez seja prejudicada pelo ar sahariano nos niveis medios) poderá ser localmente intensa.


Nestas circunstancias o norte do pais por vezes sai favorecido pelo facto de estar menos influenciado pelo ar seco desertico...mas no sul, se alguma coisa rebentar geralmente é com a genica toda:lol:

Ainda me lembro do ano passado fazer uma caçada na região de Coruche, com a malta do meteoalerta, e havia a discussão acerca de onde iam apareceras melhores trovoadas....os modelos colocavam actividade no ribatejo logo pela manhã, mas a sul os parametros dinamicos eram muito bons, á excepção do tal ar sahariano em altura ( capping layer)...e o que se passou foi que no ribatejo apanhamos boas trovoadas...mas ao fim da manhã quando rebentou uma ao pé de Beja, foi essa que realmente produziu algum granizo e se mostrou melhor organizada.
Portanto é assim...por vezes é muito dificil saber ao certo o que se vai passar...e isso torna a meteorologia uma ciencia muito interessante:thumbsup:
 


Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Boas...a nova run do GFS mantem o cenário convectivo para o fim de semana.

Bom dia, Aqui vai uma notícia que li:
"
A Primavera começou ontem precisamente às 05h14 e chegou marcada pela continuação do tempo seco em Portugal, prolongando-se no hemisfério Norte durante 92,75 dias, até ao solstício de verão, a 21 de Junho, pelas 00h09.De acordo com o Instituto de Meteorologia, nos primeiros dias da Primavera, o estado do tempo vai manter-se sem chuva, o que atrasará eventualmente o florescimento das ervas e flores que caracterizam a estação.

«Nestes dias regressa o céu pouco nublado ou limpo. Voltamos a ter a influência de um anticiclone que nos dá novamente a corrente nordeste e, então o céu pouco nublado ou limpo», disse à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões, do Instituto de Meteorologia.

Segundo a mesma fonte, «as temperaturas mínimas desceram bastante na noite de domingo para segunda-feira e vão-se manter até quinta-feira».

«Decorre a semana sem precipitação, com alguma nebulosidade temporária, e uma depressão na quinta-feira, a sul, poderá dar novamente alguma precipitação, aguaceiros e possibilidades de trovoada, mas apenas no Algarve, pois todo o resto do território mantém céu pouco nublado ou limpo e um vento de nordeste», prosseguiu.

Na sexta-feira, de acordo com a meteorologista, vai registar-se «uma subida da temperatura, tanto mínima como máxima»."


Bom, atenta a situação o melhor conselho é comprar uma lindas sandálias que vi a vender na nossa Baixa Lisboeta "made in Guimarães" :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os modelos andam tão confusos que nem dá vontade de comentar o que quer que seja mas ainda assim e a menos que haja outro salto enorme (basta ver as runs de hoje e de ontem de todos os modelos), creio que se pode concluir a seguinte situação sinóptica.

Quarta e Quinta:
Neste dois dias teremos ceu pouco nublado ou limpo e temperatura a subir gradualmente.

Sexta a ..... Terça:
Neste momento parecem existem condições para uma subida de temperatura e uma pequenina depressão nos niveis altos originarem ao final da tarde os habituais aguaceiros e trovoadas no interior ainda que estes pareçam ser mais fvaoráveis a ocorrerem no fim de semana .... Esses aguaceiros serão bastante dispersos/isolados ...

Quarta a ...... : Nesses dias segundo os modelos pareçem surgir uma nova cut-off que poderá atingir-nos ou não sendo que a sinóptica aponta para que seja mais forte do que esta e em principio atinga mais o Norte e Centro !!

PS: Quem espera que isso rega alguma coisa é bom que pense mas é em ir regar, porque isto não é nada mais nada menos do que a situação que temos sempre em Abril e Maio !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
PS: Quem espera que isso rega alguma coisa é bom que pense mas é em ir regar, porque isto não é nada mais nada menos do que a situação que temos sempre em Abril e Maio !!

Que temos normalmente, já houve várias primaveras bastante secas, e na minha opinião acabaremos abril com precipitação acima da média, e nalguns locais (poucos) até é possível que tal aconteça ainda em março.

O cenário para o próximo fim de semana começa a consolidar-se, com alguma concordância entre ECMWF e GFS, a possível nestas situações. O dia de sábado poderá ter já alguma convecção, mas ao contrário do que estava modelado ontem, parece que será domingo o dia mais favorável, essencialmente no centro e sul do país. Os parâmetros convectivos não estão tão extremos como estavam ontem, mas há agora mais humidade a entrar a níveis médios.

Depois do fim de semana, segunda feira ainda poderá ter alguma convecção menos forte, e depois teremos uns dias de acalmia, para no final da semana voltar a instabilidade, com alguma dose de probabilidade. Fica a média de ensembles do ECMWF, para mostrar que a tendência é bastante forte para o estabelecimento de uma depressão a oeste do continente:

EDM1-216_xdg3.GIF


Com pouca dispersão:

EEM1-216_prv4.GIF
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
A chuva vai ser em tanta quantidade que vai cair 2 pingas e vai ficar tudo afogado em pó. :lol:

O que eu vejo é uma tempestade de areia, com a quantidade de poeira que vem aí http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html. :D

Se chover vai ser barro, areia e quem sabe algum camelo do deserto. :lol::lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A chuva vai ser em tanta quantidade que vai cair 2 pingas e vai ficar tudo afogado em pó. :lol:

O que eu vejo é uma tempestade de areia, com a quantidade de poeira que vem aí http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html. :D

Se chover vai ser barro, areia e quem sabe algum camelo do deserto. :lol::lol:

Já no início do mês tu falaste nesta questão do pó. Na altura as quantidades modeladas eram ínfimas, e não tiveram qualquer repercussão no que se passou.

Desta vez, e só vemos a quantidade de poeira até sexta feira à tarde, a quantidade é muito grande, e será a responsável por não ocorrer precipitação nesse dia, com ar muito seco em muitos níveis da atmosfera. Não fora isso, já na sexta feira estariam reunidas as condições para alguma precipitação. Portanto, o link que apresentas apenas prova que na sexta feira teremos "cadáveres marroquinos", e essa é a razão de não atingirmos temperaturas muito altas nesse dia, como referi ontem.

Depois, para o fim de semana, dá-me ideia, que a massa de ar seca e poeirenta será empurrada para Espanha, sendo substituída por uma relativamente húmida a níveis médios (700 hpa), e a partir daí estão reunidas as condições para um bom evento.

Se vão cair 2 pingas ou 40 mm, depende da sorte, o ponto positivo é que algures vai cair bem. E se não for desta será na seguinte, o padrão que se está a estabelecer é bastante favorável.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run das 06z do GFS mantem-se interessante, tal como a das 00z e a do ECMWF00z.

Infelizmente o ECMWF não dá para fazer analise muito aprofundada...mas o GFS coloca um Sabado e Domingo activos em Pt continental.

Sabado á tarde um cavado deverá estar situado a W do continente, e a SW de Lisboa observa-se uma configuração em gancho no sentido negativo do tilt, com uma dinamica vertical dominada por um forte veering e um shear vertical razoavel, de 20 a 35kts.

Há CAPE, forçamento dinamico e uma camada de superficie humida e quente..

Sabado poderemos assistir a trovoadas fortes, organizadas, capazes de produzir ventos fortes, granizo e tornados, nomeadamente no Algarve e Alentejo.

Domingo o padrão é ainda mais instavel, com o cavado a isolar-se numa ULL que deverá posicionar-se no centro do continente, sob a latitude 39-40ºN, mais uma vez as trovoadas deverão ocorrerem todo o pais, mas com a dinamica mais favoravel ao tempo severo a deslocar-se para leste numa faixa desde o Interior/Barrocal Algarvio e o interior do distrito de Beja/ zona SE do distrito de Evora e Portalegre.
Atenção á serra Algarvia que poderá funcionar como mecanismo de disparo.

Caso se mantenha este padrão nas proximas 24h, esta será uma situação potencialmente danosa...
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Efectivamente a analise (simplista!!!) do windguru é de que o mar vai subir bastante para Sábado e com elevada percentagem de nebulosidade alta e média, todavia com total ausencia de precipitação. Enquanto que o Surf Forecast.com anuncia, para além da subida do mar (3m), aguaceiros entre a noite de Sábado e a tarde de domingo. :huh: (Tudo isto para a Ericeira claro!)

O que tenho vindo a ler das analises dos mais entendidos neste forum é que parece que estamos numa caixa de surpresas. A esses pergunto a razão (cientifica) pela qual os modelos começaram a discordar tanto uns dos outros? Porque razão os meteorologistas que elaboram essas cartas sinopticas chegam a conclusões tão diferentes? Será que os dados que lhes chegam são diferentes? Ou os dados que são fornecidos podem ser interpretados de diferentes maneiras?
Na verdade sempre houve grande debate de ideias neste forum mas agora até os mais entendidos chegam a alterar radicalmente a previsão - eu meu entender feita com bastante acuidade - no espaço de escassas horas.

Muito gostaria que algum(s) dos mais entendidos tivesse disponibilidade de responder. Obrigada :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Sabado poderemos assistir a trovoadas fortes, organizadas, capazes de produzir ventos fortes, granizo e tornados, nomeadamente no Algarve e Alentejo.

Domingo o padrão é ainda mais instavel, com o cavado a isolar-se numa ULL que deverá posicionar-se no centro do continente, sob a latitude 39-40ºN, mais uma vez as trovoadas deverão ocorrerem todo o pais, mas com a dinamica mais favoravel ao tempo severo a deslocar-se para leste numa faixa desde o Interior/Barrocal Algarvio e o interior do distrito de Beja/ zona SE do distrito de Evora e Portalegre.
Atenção á serra Algarvia que poderá funcionar como mecanismo de disparo.

Caso se mantenha este padrão nas proximas 24h, esta será uma situação potencialmente danosa...

Stormy não achas que estás a exagerar um bocado. Não sei quais os modelos onde vês isso, mas acho que estás a exagerar. Falares em trovoadas fortes, granizo e até na possibilidade de um tornado no Alentejo e no Algarve quando os modelos mostram tão pouco, acho estranho. Na run das 12, a precipitação desapareceu no sábado e domingo no Algarve, se eu visse nos modelos 20 mm ou mais, aí acreditava no que tu disseste, mas tanto o Cape/LI e precipitação desapareceram nesta run das 12 e estamos já na 4ªfeira.
Para quem é visitante, lê o teu post acho que fica um pouco alarmado, se eu fosse visitante eu ficava, stormy adoro ler os teus posts mas tens que ser mais cauteloso com o que escreves.

Nem a previsão a 15 dias não existe muita mudança pelo menos ao sul diz respeito.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Stormy não achas que estás a exagerar um bocado. Não sei quais os modelos onde vês isso, mas acho que estás a exagerar. Falares em trovoadas fortes, granizo e até na possibilidade de um tornado no Alentejo e no Algarve quando os modelos mostram tão pouco, acho estranho. Na run das 12, a precipitação desapareceu no sábado e domingo no Algarve, se eu visse nos modelos 20 mm ou mais, aí acreditava no que tu disseste, mas tanto o Cape/LI e precipitação desapareceram nesta run das 12 e estamos já na 4ªfeira.
Para quem é visitante, lê o teu post acho que fica um pouco alarmado, se eu fosse visitante eu ficava, stormy adoro ler os teus posts mas tens que ser mais cauteloso com o que escreves.

Nem a previsão a 15 dias não existe muita mudança pelo menos ao sul diz respeito.

Concordo com o que o Algarvio1980 disse, acho os posts do stormy muito bons, elaborados, e interessantes de ler, certamente é um membro com bons conhecimentos e que se interessa/estuda nesta matéria, contudo acho que também exagerou um pouco... nomeadamente para alguns visitantes, com menos conhecimentos, e que que poderão ficar algo "alarmados"....embora nestas situações convectivas tanto pode dar para o 8 ou 80...são imprevisíveis, quer em localização quer em intensidade..:unsure: muitas vezes só mesmo na altura sabemos o seu grau de intensidade e efeitos..

De momento a previsão do IM para os próximos dias ( nomeadamente para os dias mais instáveis e até onde chega a previsão ) é esta:

Previsão para sábado, 24 de março de 2012

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior

nebulosidade a partir da tarde com possibilidade de ocorrência

de aguaceiros mais prováveis nas regiões do Centro e Sul.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,

soprando moderado (20 a 30 km/h) no Algarve e temporariamente

de noroeste na faixa costeira ocidental.

Actualizado a 21 de março de 2012 às 11:10 UTC


Previsão para domingo, 25 de março de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Vento fraco do quadrante leste, soprando moderado no Algarve
Descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTA: Maria João Frada/Margarida Gonçalves.

Actualizado a 21 de março de 2012 às 11:10 UTC


FONTE:http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Amanhã certamente esta previsão sofrerá alterações..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run das 12z do GFS modificou o padrão sinoptico, o ECMWF mantem.

Alguns modelos de facto preveem sinoptica favoravel a fenomenos extremos, tudo dependerá da força da camada de ar seco sahariano e do aquecimento diurno.

O que estou a dizer é que se a sinoptica se mantiver parecida com a do GFS06z de hoje ( e que o ECMWF copiou na run das 12 mas está a substimar a precip), e se alguma célula nascer e maturar nas regiões que referi, há a possibilidade de fenomenos extremos.

Mas vamos esperar pela analise do estofex e pelas proximas runs:thumbsup: