Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estarei enganado ou parece-me que o interior norte é que vai "ganhar" esta tarde em termos de calor, instabilidade e precipitação :intrigante:

A imagem de satélite das 15h00 mostra muita poeira a afectar as regiões do sul ...
24.03.2012_15h00.jpg

CopyRight Eumetsat 2012
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hoje já houve alguma chuva....mas no geral a coisa não está a correr nada bem:(
Se há uns dias eu acreditava mesmo em situações localmente severas, agora já só espero que venha alguma coisinha mesmo que muito fraca...
O que é facto é que esta situação mostrou-se muito dificil de modelar...muito volatil, e dai esta frustração que vai aparecendo no forum.

No que toca ao dia de amanhã, tenho esperanças que apareca alguma coisa, que até pode ser melhor do que no dia de hoje CASO o céu esteja mais limpo, permitindo que o sol actue fortemente sobre a camada de ar razoavelmente energética que vai abundando nos niveis baixos.

Depois, 2f e 3f são dias que não vão apresentar instabilidade, devido á aproximação da crista subtropical....mas lá para meio da semana e até ao fim de semana os modelos estão a tentar colocar uma nova ULL, com expressão á superficie, a vir de oeste.
A ver se a coisa melhora então...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que hoje está aqui mais do que a prova de que convectividade e poeira nunca combinam ......
Amanhã sem dúvida que não espero nada .....

Depois de Quarta Feira veremos como isto se desenvolve mas não me parece que o cenário do GFS possa ter seguimento e sinceramente adequando ao que vem tomando seguimento este ano acho o cenário do ECM, UKMO e outros mais plausível, mas o GFS insiste em nos fazer sonhar ....

Mas vamos a ver se o GFS mantém o cenário das 12h que estava excelente !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Amanhã a situação nem é má de toda...aos 300hpa o cavado extende-se sobre Pt continental, mas aos 500hpa parece haver um vortice na região sul...apesar de não haver shear, ou este ser residual, pode haver instabilidade termodinamica suficiente para gerar trovoadas em boa parte do pais, isto caso a camada de ar seco não se integre na circução da baixa em altitude, e haja um bom aquecimento diurno ( céu mais limpo).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Hoje, foi dia tal como eu previ não aconteceu nada, amanhã será mais um dia onde não se passará nada.

Quanto à semana, o GFS existe em instabilidade a partir de 5ªfeira, mas como o cenário do ECM não é bem esse, também não acredito muito. Para mim, Março está acabado, o que houver ocorrer não deverá alterar muito os 2 mm que registo este mês.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estarei enganado ou parece-me que o interior norte é que vai "ganhar" esta tarde em termos de calor, instabilidade e precipitação :intrigante:

Mais ou menos correcto ... um pouco mais tarde do que eu tinha previsto. As regiões do norte, mais afastadas das poeiras vindas de África, portanto com melhores condições para a ocorrência de precipitação :lmao:

radar_25mar_o2012.jpg

WeatherOnline MeteoGalicia
 

Isimoes

Cirrus
Registo
25 Mar 2012
Mensagens
1
Local
Cantanhede
Bom dia a todos...

Perdoem-me a minha ignorância, mas estou muito preocupada com a falta de chuva no nosso país.
Quanto tempo dura em média a posição dum anticiclone numa determinada zona? Neste caso o dos Açores já está posicionado na PI há alguns anos, ou não?
Há alguma perspectiva dele se movimentar para outro lado a curto prazo? Este ano não houve grande neve na Serra da Estrela. Foi uma desolação.
:(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom esta saida do GFS foi tão má .... tão má, em que comparar por exemplo a run das 00h e das 18h de ontem é como comparar uma formiga com um elefante mas que comparando com o ensemble propriamente dito constata-se que mesmo a 4 dias de distância ainda existe uma divergência enorme no modelo !!

Quanto ao ECM inverteu os papéis, e desta vez foi ele a ficar completamente mais favorável em especial no que toca ao centro e sul com instabilidade desde as 120 horas até ás 240 horas. Uma das melhores saídas deste modelo.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bom esta saida do GFS foi tão má .... tão má, em que comparar por exemplo a run das 00h e das 18h de ontem é como comparar uma formiga com um elefante mas que comparando com o ensemble propriamente dito constata-se que mesmo a 4 dias de distância ainda existe uma divergência enorme no modelo !!

Quanto ao ECM inverteu os papéis, e desta vez foi ele a ficar completamente mais favorável em especial no que toca ao centro e sul com instabilidade desde as 120 horas até ás 240 horas. Uma das melhores saídas deste modelo.

Pois Aurélio ontem vi a saída das 00h do GFS, e há muito tempo que não via uma saída tão boa para o país em geral, mas como sempre e ainda mais este ano mais vale estar sentado confortavelmente no sofá para depois a queda não ser grande.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois Aurélio ontem vi a saída das 00h do GFS, e há muito tempo que não via uma saída tão boa para o país em geral, mas como sempre e ainda mais este ano mais vale estar sentado confortavelmente no sofá para depois a queda não ser grande.

Sim este ano mais vale estar no sofá ... para não cair pois é com cada decepção, e se ontem disse que o que vale o GFS para alegrar a malta hoje terei que dizer que o que vale é o ECM para alegrar a malta .....
Amanhã já saberemos o tempo que estará no resto desta semana .....
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pois eu até vejo boas possibilidades de termos um evento de instabilidade algures entre Quinta e o fim de semana. O melhor modelo na minha opinião (ECMWF) já coloca essa possibilidade num médio prazo, precisamente onde acho o modelo significativamente melhor que todos os outros. A run operacional do GFS não concorda, mas se olharmos bem para o ensemble, bastantes membros vêem exactamente o mesmo que o ECMWF:







Este seria um cenário ideal para o Centro/Sul do país. Uma cut-off mesmo a sudoeste de Sagres, com grande expressão em altitude e até alguma à superfície... históricamente são eventos deste género que por vezes trazem grandes acumulações ao Algarve!

Porém, os modelos ainda estão longe de estar totalmente convencidos, e o histórico deste Inverno recomenda muita prudência nestas análises mesmo a 4/5 dias de distância...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A única coisa certa neste momento, vai ser a continuação do levante forte no Algarve. Quanto à instabilidade, nem se sabe se ela vai ocorrer ou não.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Com a provável diminuição das poeiras em suspensão na troposfera, esta tarde estamos a ter um razoável aumento da nebulosidade nas regiões do interior centro e sul, pelo que não é de descartar a possível ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersas até ao meio da tarde de hoje nas beiras e alentejo, antes do efeito do vento de noroeste.