Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa



Com este ensemble a 5 dias, o mais provável é mesmo acabar no sítio do costume, Mediterrâneo.

Existe claro margem de erro, algures entre nós (no extremo limite Oeste - muito pouco provável mas possível) e até ao Adriático (no extremo limite Este - muito pouco provável na mesma), com a probabilidade de acertar em cheio a aumentar à medida que nos aproximamos da zona das Baleares.
Também de qualquer forma, o ensemble do ECMWF não é a perfeição, é o melhor que vejo dentro das possibilidades, mas falha claro, e muitas vezes o cenário final que andamos 10 dias a discutir fica algures no 2/3 ECMWF e 1/3 GFS..

Como sempre não sei para quê a 5 dias andar a olhar para 4 saídas que mudam do dia para a noite do GFS. Quando há produtos como este, e mesmo esquecendo o ECMWF, o próprio ensemble do GFS sempre é uma segurança extra ou cautela...
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece que isto está mais ou menos definido .....

Chuva fraca ou moderada no minho este fim de semana, e depois temperatura a subir até chegar a temperatura de quase verão em pleno mês de Março !!
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto... Mais uma vez o GFS segue os passos do ECMWF, que se tem mantido muito constante, para o final da próxima semana. A "cut-off" modelada pelo GFS nas últimas run's praticamente que desaparece e, pelo contrário, esperam-nos muito possivelmente geopotenciais bem altos para o continente no final da próxima semana, com temperaturas que prometem ultrapassar (nalguns locais, e bem) os 20ºC...

A tendência parece-me que está definida, e mais uma vez, ECMWF wins :). AA ligeiramente a NW da P.I., a proporcionar um tempo "quase" de Verão... Mas ainda falta uma semana, as coisas podem mudar (ligeiramente :)).
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Esqueçam mas é a chuva.

Praia no fim-de-semana? Sounds great... :D

gfs0168a.png


gfs9168.png


gfs0192j.png


gfs9192.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Uma Iso 24 em Março? Isso é coisa de Julho-Agosto :eek:

Algumas partes do interior podem chegar perto dos 30ºC. O GFS tem de corrigir isso...

Atenção que é temperatura a 2m, não aos 850 hPa... aos 850 hPa estão a prever cerca de 12ºC para essa altura.

Mas sim, bastante calor para a época é esperado. Chuva, depressões atlânticas nem vê-las. A ver se para Abril, Maio aparecem umas situações convectivas próprias da época...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Normal exagero de alguns membros...não é iso 24...isso são as máximas a 2metros...Já falam de temperaturas perto dos 30ºc, não é isso que os modelos dizem...colocam máximas um pouco acima dos 20ºC...O que não é nada de extraordinário em Março...

Há uma clara tendência segundo os dois principais modelos de aproximarem o AA de nós e colocá-lo praticamente em cima de nós...não é de se esperar precipitação depois deste fim de semana...
Relembro que mudanças de estação são propicias a alterações bruscas nos modelos...e não estamos assim tão longe da Primavera...
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Iso 12 aos 850hpa acontece em muitos Março.
Idas à praia em Março também têm acontecido por vezes, o drama não não é esse mas sim a falta de chuva=água...

...E na realidade os "modelos" continuam a não modelar precipitação no futuro próximo; no entanto como sabemos este padrão não é eterno ....
 
M

Membro excluído 274

Iso 12 aos 850hpa acontece em muitos Março.
Idas à praia em Março também têm acontecido por vezes, o drama não não é esse mas sim a falta de chuva=água...

...E na realidade os "modelos" continuam a não modelar precipitação no futuro próximo; no entanto como sabemos este padrão não é eterno ....

Bom, devemos aproveitar para "lavar bem a vista", eu já não via chover há semanas, com muita franqueza não ficarei demasiado surpreendido se não chover mais este mês, eu sei que tudo pode mudar, mas dadas as previsões sazonais e dada a anomalia do geopotencial que temos assistido à nossa latitude e que insiste em regenerar-se prolongando o bloqueio... acredito que este padrão estará para durar, infelizmente! Aliás mesmo que chovesse na media dos próximos meses, já não resolve, nunca vi nada assim, o lameiros estão secos, não corre água nas valetas e regadios, os nascentes estão secos (é necessário chover mesmo muito e por bastante tempo para por fim rebentarem), os poços e posso falar nas minhas propriedades nem cheios estão e assim que se faça a primeira grande rega, acabou... não vão repor a água... Este ano os meus pais só deitaram um saco de 25kg de batatas à terra e com pouca fé, não sabemos se a água chegará. Este ano será ano das terras ficarem de "poulo", nem vale a pena estar a gastar 1 cent em gasóleo na maquinaria ou rega.

Siga o nosso destino! Desculpem lá o desabafo. :rain::rain::rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Iso 12 aos 850hpa acontece em muitos Março.
Idas à praia em Março também têm acontecido por vezes, o drama não não é esse mas sim a falta de chuva=água...

...E na realidade os "modelos" continuam a não modelar precipitação no futuro próximo; no entanto como sabemos este padrão não é eterno ....

Tenho esperança que após a entrada da dorsal sobre a PI e a sua propagação para leste entre as 140 e as 240h, seja possivel a entrada de um padrão com a chegada de perturbações Atlanticas..ou seja, uma sinoptica mais dada á instabilidade a partir do dia 10-15:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho esperança que após a entrada da dorsal sobre a PI e a sua propagação para leste entre as 140 e as 240h, seja possivel a entrada de um padrão com a chegada de perturbações Atlanticas..ou seja, uma sinoptica mais dada á instabilidade a partir do dia 10-15:)

Esqueçe isso ... que este mês o que era para chover já choveu.....

Mas podes rebobinar a tua cassete para Abril que aí sim ... espero um tempo propicio da mistura de calor e chuva (algo parecido com o ano passado, isso lá mais pra 2ª metade de Abril )

Até lá este tempo enfadonho !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Normal exagero de alguns membros...não é iso 24...isso são as máximas a 2metros...Já falam de temperaturas perto dos 30ºc, não é isso que os modelos dizem...colocam máximas um pouco acima dos 20ºC...O que não é nada de extraordinário em Março...

Há uma clara tendência segundo os dois principais modelos de aproximarem o AA de nós e colocá-lo praticamente em cima de nós...não é de se esperar precipitação depois deste fim de semana...
Relembro que mudanças de estação são propicias a alterações bruscas nos modelos...e não estamos assim tão longe da Primavera...

Pois olha que os modelos automáticos já falam em temperaturas na ordem dos 27º segundo previsão automática dos modelos.
Sabe-se por sua vez que depois com mão humana a previsão de temperatura ainda torna-se mais elevada !!
Por isso com esta sinóptica eu espero temperatura mesmo a roçar os 30º C em alguns locais do sul !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois olha que os modelos automáticos já falam em temperaturas na ordem dos 27º segundo previsão automática dos modelos.
Sabe-se por sua vez que depois com mão humana a previsão de temperatura ainda torna-se mais elevada !!
Por isso com esta sinóptica eu espero temperatura mesmo a roçar os 30º C em alguns locais do sul !!

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Para mim parece-me que vamos continuar sem chuva durante uma boa temporada, com tempo quente para a época do ano, mas não iremos chegar aos 30ºC na próxima semana, atingir os 25ºC já seria sensacional, ainda estamos no início de março.