Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Sabado será um dia de chuva... Domingo será um dia com instabilidade por vezes forte..

Oh pá que previsão :(
Há que tempos não ponho pezinho na água. Este fim de semana é que estava numa de entrar. Estou sequiosa. Vi o windguru e ia tendo um ataque. O mar vai estar todo estragado com o vento. É isso?? E no Domingo uma chuvada :shocking: Tenham dó. Vou-me empanturrar de comida nalgum buffet chinês :sad:
 


a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Alguem me podia dizer se esta imagen de sabado (13 horas) Podera aconteçer ou nao? xD é que uma trovoada ja era bem vinda xD
eur_spain-rain-201303161200.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites..

Para Sabado e noite de Sabado para Domingo, em Pt continental, teremos a aproximação dear de origem tropical, inserida na circulação de uma depressão a SW.

Desde norte, uma massa de ar frio associada a um nucelo secundario de baixas pressões avança pela Galiza e Minho, e começa a interagir com o ar mais quente e humido que se aproxima de sul.

Em altura as temperaturas não são muito baixas, e o fraco gradeinte vertical é evidenciado nos baixos valores de CAPE, em geral inferior a 100-200J/Kg.

No entanto a presença de forçamento associado á frente fria, e a um cavado que se extende desde a Europa até á Galiza, e a outra perturbação em altura a oeste , poderá compensar o fraco CAPE e originar alguma actividade convectiva exporádica, com aguaceiros localmente fortes devido á presença de perfis verticais muito humidos, convecção essa que tenderá a organizar-se em linha á frente da frente fria ( no norte e centro) e de modo mais desorganizado no sul, onde ar cada vez mais instavel vai entrando em especial já durante a noite.

A possibilidade de algum efeito de training ( filas de células) em conjunto com fortes e pressistentes precipitações estratiformes poderá levar a acumulações de precipitação muito significativas na região norte e centro nomeadamente Aveiro, Porto e região do Minho.


JPTKDfa.png



Amarelo

- Aguceiros por vezes fortes e concentrados.
- Possibilidade de trovoada.


::::::::::::::::::::::::::::


RAM, Sabado dia 16


Para a RAM, dia 16 teremos uma situação interessante do ponto de vista convectivo.

Com CAPE/LI bastante elevados, uma massa de ar bem humida nos niveis baixos, e uma dry layer nos niveis médios que actuará como filtro permitindo a evolução somente dos mais fortes updrafts.

Esses updrafts que sobreviverem a travessia da camada de ar mais seco encontrarão em altura uma situação favoravel de forçamento dinamico e shear moderado assim como ar bem mais frio, podendo rapidamente evoluir para sistemas convectivos organizados capazes de gerar precipitação forte e granizo.

A presença de veering nos niveis baixos sugere algumas hipoteses de trombas de agua, e a dry layer contribuirá para o arrefecimento das correntes descendentes, actuando no sentido de favorecer algumas rajadas de vento fortes.

O vento do quadrante sul e o ar humido nos niveis baixos actuarão conjuntamente ao favorecer a ocorrencia de precipitação por vezes forte nas encostas sul da Madeira, de caracter estratiforme.

Apesar de tudo, dado o caracter bastante disperso dos nucleos convectivos, o risco associado á convecção é bastante baixo, pelo que essencialente teremos em mão uma situação de chuva estratiforme por vezes moderada a forte nas cotas médias e altas da encosta sul.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
o IPMA preve neve com 5/6 graus de minima?



Uploaded with ImageShack.us

Atenção que se trata da previsão significativa. Nunca é demais relembrar que deve ser sempre tida em conta a previsão descritiva em primeiro lugar.

Não obstante o facto de poder, efectivamente, nevar com temperaturas positivas (Até em alguns casos, havendo frio em altitude suficiente, com 5 ou 6ºC) parece-me que, desta vez, o IPMA está demasiado optimista com as cotas, sendo que as deverá corrigir em próximas actualizações.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas :thumbsup:

Para amanhã teremos uma situação possivelmente complicada ao nivel da precipitação no norte e centro.
Espera-se a prograssão lenta de uma frente fria semi-estacionaria, que actuará numa massa de ar tropical, com muita humidade disponivel, e causará chuva forte e continua ao longo de varias horas, com acumulados que poderão superar os 80-100mm em zonas de serra voltadas a oeste ou sudoeste.


A sul do Tejo as atenções voltam-se mais para a convecção.

Espera-se que a porção sul do território seja afectada directamente por ar bastente quente e humido ( dew>15ºC), e dada a cobertura nebulosa não muito espessa, é provavel que o aqueciento diurno contribua para a libertação de mais vapor de agua e uma subida bastante razoavel da temperatura.

A presença de uma capping layer de origem saariana deverá actuar no sentido de retardar a convecção até ás horas mais centrais do dia, altura em que a energia acumulada á superficie deverá começar a romper essa capping, encontrando então um padrão nos niveis altos caracterizado pela presença de ar humido e frio de origem Atlantica e forçamento dinamico associado a um complexo campo depressionario em altura a oeste de Pt continental.

Acima dos 600hpa os gradientes térmicos acentuados e a presença de ar saturado contribuirão para um perfil termodinamico instavel com CAPE na ordem dos 500-1000J/Kg e niveis de equilibrio altos, sendo que o forçamento associado á depressão a oeste e tambem imposto pela aproximação gradual da frente fria que vem de norte deverão compensar localmente a falta de CAPE mais robusto.

Quanto ao shear, será em geral fraco a moderado ( 15-25kts) mas com componente rotacional em especial no interior Alentejano e metade leste do Algarve.

Espera-se que a convecção seja por vezes forte, associada a linhas pré frontais ( multicells), e mais tarde á propria frente fria ( em regime de squall).
Apesar do shear ser limitado, é provavel que seja suficiente para manter convecção organizada embora de curto ciclo de vida...que devido á presença de ar seco nos niveis médios e ar muito humido á superficie poderá ser capaz de gerar alguma situação isolada de granizo, ventos fortes e precipitação localmente excessiva.
A presença de shear rotacional é favoravel á ocorrencia de alguma funnel cloud isolada.



3ZC7Etg.jpg





Amarelo
- Aguaceiros/trovoadas por vezes moderados a fortes.

Laranja
- Aguaceiros/trovoadas por vezes fortes
- Granizo
- Rajadas de vento até 60-80km.h

Para alem da situação convectiva, volto a referir a stuação de chuvas fortes no norte e centro, de origem não convectiva, mas que podem levar a situações localmente graves ( Solos já saturadissimos...).