Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 28 Fev 2013 às 11:09.

  1. joselamego

    joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    7,159
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Boa noite a todos,
    pelo que li e vejo nos modelos, a partir do dia 6 abril o AA poderá mudar um pouco de posição o que fará com que estes dias ou semanas sucessivas de chuvas terminem pelo nosso território, pelo menos durante uns dias.
     
  2. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    10,480
    Local:
    Olhão (24 m)
    O GFS dá com cada salto de run para run que é incrível. Ainda na saída das 12 dava 61 mm para aqui durante os próximos dias, agora na saída das 18 levou um corte de rating que saltou logo para 29 mm, ou seja, metade. :lmao:

    Domingo parece ser o dia mais chuvoso no Algarve, no fim de semana da Páscoa, já que na 6ªfeira o dia será nublado e com alguns aguaceiros, no sábado a tarde será sem chuva e com algumas abertas para dar um passeio a malta que nos visita, no Domingo o cenário será diferente com chuva por vezes forte a partir da tarde.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. GabKoost

    GabKoost
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Jan 2009
    Mensagens:
    856
    Local:
    Longos, Caldas das Taipas (Entre Brg e Gmr) Altit
    O nosso país não vive do Turismo. Isso é um mito sem qualquer fundamento.

    Ajuda? Sim. É importante? Tem alguma importância sim. Vivemos dele? OBVIAMENTE QUE NÃO!

    Aliás, como temos visto, se vivêssemos do Turismo chamado 3 S's (Sex, Sun & Sea) tínhamos a resposta para a nossa crise.

    É que vender turismo deste, num país de acentuadíssima sazonalidade, onde 80% da costa tem cerca de 4 meses de estação balnear de qualidade aceitável, seria realmente errado.

    Em 2009 acho que a primavera foi tão chuvosa que apenas em Julho o sol apareceu a sério. Qual é o país capaz de sobreviver graças ao Sol com anos assim?

    ________________

    E este ano, pelo que se vê, não está descartado o facto disso poder vir a acontecer. Contudo os modelos dão alguns sinais de uma potencial mudança...

    Mudança permanente ou breve? Ainda não se sabe mas podemos ainda levar com muita mais chuva em todas as regiões que não estará nada fora dos modelos e médias.

    O que existiu, e existe, é um padrão de seca nos últimos 10-15 anos que influencia a memória mais curta das pessoas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,454
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Oh meus amigos, a confusão que vai neste tópico, entre a discussão de ontem em relação às previsões do Stormy, e as lamentações com a chuva. Lamentações sempre vão haver, somos "meteoloucos", nunca o tempo agrada a todos, e quando se repete muito aborrece sempre alguém.
    Mas já chega, ok? :calor:

    Ajudem um pouco a moderação e a manter este tópico interessante e legível, e acima de tudo fácil de acompanhar, e didático, que está tudo menos isso. Páginas e páginas de off-topic, e informação pertinente. Quase 0.
    Chega ok?
    ;)

    Eu próprio apesar de estar a gostar do padrão, acho que está fascinante, e até impressionante por exemplo o que se vai passando no UK, tenho os meus lamentos, como por exemplo ter imensa pena que este padrão excepcional tenha chegado 1-2 meses tarde demais, no que poderia ter sido um Inverno épico. Mas aproveitemos pelo menos para aprender alguma coisa e ganhar um pouco mais de conhecimento de padrões atmosféricos, em vez de andarmos aqui nesta lenga-lenga.
    Temos tentado deixar a conversa fluir e endireitar naturalmente, sem recorrer às "vassouras", mas vá lá de uma vez por toda ajudem a manter o nível da coisa, ganhamos todos, e acima de tudo o fórum, e a divulgação e informação boa que penso todos concordarmos querer proporcionar aos visitantes, em vez de quesílias.

    Moving on.... :thumbsup:

    O David ontem colocou um post bastante didático sobre a sinóptica que estamos a passar.
    Também aqui, de uma forma bastante "simpática" está uma boa explicação:
    http://www.meteopt.com/forum/media/tanta-chuva-porque-no-sulinformacao-7048.html#post373440

    Naturalmente, é de esperar que algures em Abril este padrão quebre.
    Tenho estado a tomar alguma atenção às previsões para a alta atmosfera, pois já vi em bastante literatura que é típico do "romper" da primavera evento de aquecimento estratosférico, que acabam por mexer drasticamente com a circulação, provavelmente de forma mais relevante até na generalidade que os eventos que tanto esperamos no Inverno. Aparentemente no 2º painel do GFS aparecem já sinais de aquecimento estratosférico, e provavelmente num espaço de 2/3 semanas poderá haver uma mudança mais drástica de padrão.

    Claro que é apenas uma suposição, quase intuição, mas há de quebrar é claro, mais tarde ou mais cedo. :)

    [​IMG]
     
  5. ELJICUATRO

    ELJICUATRO
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Jan 2009
    Mensagens:
    635
    Local:
    BRAGA SUL (Baixo Minho)
    IPMA acabou de atualizar os seus avisos as 00H07 (28 MARÇO 2013):

    Vários distritos em aviso amarelo:

    - Chuva/Aguaçeiros - Períodos de chuva por vezes forte

    - Rajada máximo do vento - Rajadas na ordem de 70 km/h em especial no litoral. Nas terras altas rajadas na ordem de 95 km/h

    - Altura significativa das ondas - Ondas de oeste com 4 a 5 metros.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. ELJICUATRO

    ELJICUATRO
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Jan 2009
    Mensagens:
    635
    Local:
    BRAGA SUL (Baixo Minho)
    Os principais modelos (globais e de mesoescala) carregam bem na precipitação prevista esta 5ªFeira à partir do início da noite (>20H-21H) no Douro Litoral e Minho.

    Espera-se acumulações interessantes em 24 horas que podem render mais uns 60mm para a zona de Braga!!!

    Cmps.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Isto vai mesmo acabar em Abril, ainda que o padrão esteja propicio a situações de bloqueio, estes serão de caracter distinto.

    No caso actual temos uma circulação de NE na Europa central e W, que injecta ar frio Escandinavo/Siberiano pela Europa e Atlantico, alimentando as perturbações frontais.

    Agora, á medida que a Primavera avança, o ar frio será cada vez menos e este padrão necessáriamente terá de acabar.

    No entanto, na América do norte está a ser modelada uma tendencia de circulação com grandes bloqueios Aticiclónicos a extenderem-se desde a California até perto do Golfo...isto tende a mandar muita actividade para o leste dos EUA-Bermuda, por sua vez levantando uma dorsal mais cá no Atlantico nordeste.

    Eu aposto que a partir de meados ou finais de Abril entremos num regime bloqueado desta vez anticiclónico sobre a PI...tendencialmente com calor, embora sejam possiveis situações em cut-off porque pelo Atlantico norte há boas anomalias da SST, que geralmente originam bolsas de geopotencial anomalas...assim sendo de tempos a tempos poderiam haver perturbações do jet a intrometerem-se entre a dorsal subtropical e essas bolsas de geopotencial, afectando a peninsula.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Freamunde!Allez

    Freamunde!Allez
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Jan 2013
    Mensagens:
    551
    Local:
    Freamunde (377m)
    O IPMA sobe o nível de alerta para laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro devido à precipitação por vezes forte e persistente. :rain::rain:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Assim é preciso ter cuidado com os rios e riachos que com os solos já muito saturados podem transbordar facilmente.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas tardes.:)

    Esta previsão tem uma margem de erro acrescentada devido ao facto dos sites que disponibilizam as cartas mais promenorizadas estarem em baixo.

    Para amanhã, 6f, uma massa de ar muito humida ( TPW 30-35mm / Theta-e>40ºC) deverá ser transportada sobre o território continental, á frente de uma nova pertubação da corrente zonal.

    Devido á grande extensão vertical desta massa de ar quente, os gradientes térmicos são em geral fracos/moderados, limitando a instabilidade convectiva ( CAPE 400-800J/Kg, LI -1 a -3), sendo que no sul devido á influencia da dorsal subtropical e de ar ainda mais quente nos niveis altos, a instabilidade ainda é mais limitada, concentrando-se em porções do interior onde se prevê uma subida modesta da temperatura ao longo das horas centrais do dia.

    Apesar da instabilidade limitada, preve-se forte forçamento dinamico, em especial no norte e centro, e shear moderado a forte com componente direccional bem organizada desde a sfc aos 300hpa, ambos os factores compensarão em certa medida a falta de mais CAPE.

    A falta de mais Instabilidade condicionará a formação de convecção severa, no entanto o padrão dinamico é condutivo, e poderão surgir muito isoladamente Supercélulas ou MCS lineares, com efeito de training, que serão capazes de gerar ventos fortes, precipitação excessiva e mesmo alguma tromba/gustnado.

    No entanto garantida está a ocorrencia de precipitação muito forte, convectiva-estratiforme, incrementada pela presençade células isoladamente mais fortes, e este aviso concentra-se essencialmente no perigo de cheias devido ás chuvas fortes e concentradas sobre areas que já estão saturadas.



    [​IMG]


    Amarelo
    - Aguaceiros por vezes fortes
    - Possibilidade de trovoada
    - Rajadas até 60-80km.h

    Laranja
    - Aguaceiros/trovoadas fortes
    - Possibilidade de tromba/gustnado
    - Rajadas >80km.h
    - Possibilidade de cheias/inundações
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Jota 21

    Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Set 2007
    Mensagens:
    354
    Local:
    Sintra
    Não quero entrar em off topic mas lembro-me de ver há uns anos as zonas baixas do Ribatejo alagadas. Apesar de nestes últimos tempos a chuva ter sido distribuída uniformemente no tempo, sem grandes enxurradas, haverá possibilidade de esse cenário se repetir nos próximos dias? Há pouco ouvi na TV que este tempo se deverá manter se calhar por mais dez dias... Tanta água terá de ir para algum lado...
     
  11. Jota 21

    Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Set 2007
    Mensagens:
    354
    Local:
    Sintra
  12. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    8,751
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    ipma subiu para aviso laranja o distrito de vila real, viseu e coimbra com periodos de chuva forte e persistente em especial nas zonas mais elevadas das 3h até às 9h e acrescentou alerta amarelo distrito de portalegre por causa das rajadas de vento que pode chegar aos 80km/h em especial nas terras altas
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    8,751
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    [​IMG]

    A level 1 was issued for parts of Portugal and Spain mainly for an isolated large hail, a strong to severe wind gust event and an isolated tornado.

    SYNOPSIS

    There are not many changes to talk about for most parts of Europe. The frontal zone remains located far south over the Mediterranean and numerous disturbances move along that frontal zone to the east. Cold and dry air to the north of the boundary quashes DMC chances, so the focus once again resides over SW Europe. There, a plume of modified tropical air with TPWs in excess of 30 mm gradually overspreads Portugal and Spain from west to east as a brisk zonal flow becomes established. Numerous weak disturbances in this flow regime will result in an active period for convection.

    DISCUSSION

    ... Portugal and Spain ...

    As the plume of moisture and warm air spreads east, temperature gradients over the Iberian Peninsula get worse with gradient winds at all levels show a marked increase during the forecast period. DLS will increase to 25-30 m/s with LLS up to 15 m/s, so kinematics seem perfect for organized convection. However, especially the thermodynamics raise concerns about the potential updraft strength of those showers/thunderstorms. Forecast soundings show thin and elongated CAPE profiles with warm mid-levels (as one can expect in a modified tropical air mass), so mid-level lapse rates remain weak throughout the forecast period. Another issue will be the rough orography, which may result in widespread convection within the weakly capped air mass, limiting diabatic heating. Also, long-lived DMC seems unlikely when marginal CAPE and the rough topography overlap. Hence a 15-% lightning area was issued although confidence increased during the past few runs that there probably will be spots with higher lightning activity, given patchy EL temperature distributions below -20 °C. However, orography and mesoscale moisture distribution will dictate that coverage. The main initiation will await the "strongest" forcing (although pretty modest in strength) around noon. Between 12-18Z, the most active convective period is forecast with a decrease thereafter over Portugal and Spain, but ongoing activity over the Bay of Biscay and the adjacent coastal areas.

    Despite marginal CAPE, a level 1 was issued , as any more persistent updraft will grow in a favorably sheared environment, so we can't rule out a few better organized multicells or even an isolated supercell. The hail risk will be damped by the warm temperatures, but in case we see a rotating storm or two, an isolated large hail event is possible. Isolated severe wind gusts will be another concern as 850 hPa winds increase to 15-20 m/s, but once again, the air mass with widespread convection (limiting diabatic heating) won't offer a mixed BL, so strong downdrafts will be needed to bring those winds down to the surface. Finally strong LL shear (SRH-1 up to 150 m^2/s^2) with LCLs at or below 600 m point to an isolated tornado risk although limited buoyancy in the lowest 3 km limits the risk. With aforementioned hight PWAT values and the potential upscale growth into numerous weakly organized shower/thunderstorm clusters, heavy rain accompanies that activity but there are no signals for any level-1 rainfall event. After sunset, thunderstorms gradually decay although an isolated and likely elevated event within the WAA regime is still possible mainly over C/E Spain, S France and the far W-Mediterranean until 06Z.

    During the overnight hours probably the most dense lightning activity will evolve over the Bay of Biscay with DMC beneath the cold base of the eastward moving mid-level wave. Cold EL temperatures and SBCAPE in excess of 500 J/kg gave us enough confidence to issue a 50-% lightning area. Storms remain sub-severe and gradually approach W-France during the end of the forecast.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,744
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Olhando para as cartas do WeatherOnline :eek: esta madrugada teremos bastante precipitação na região centro (entre o Douro e o Tejo, até cerca da latitude de Leiria); após a passagem da superfície frontal, no resto do dia teremos a precipitação mais elevada sobretudo no litoral norte, sendo mais residual no resto do território do continente.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    8,751
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    gerofil e aqui para o meu lado como vai ser? é que já fiquei muito triste com esta frente que passou de raspão em mim que só deu chuviscos :sad:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página