Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 28 Fev 2013 às 11:09.

  1. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Na Serra da Padrela , entre Vila Pouca de Aguiar e Valpaços , disseram - me que tinha bastante neve. Eu estou a pensar dar lá um salto este fim de semana.
     
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Coloquei uma imagem de satélite de hoje com os nomes anotados de alguma serras onde ainda se vê bastante neve que pelo menos até amanhã ainda se deve aguentar parcialmente. A partir de amanhã é que começa a entrar mais ar quente em altitude.
    Se quiserem continuem a conversa nesse tópico, que aqui não é o mais apropriado:

    -> http://www.meteopt.com/forum/meteor...satelite-interessantes-3031-9.html#post369200
     
  3. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,883
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    A saída do GFS carregou um pouco mais na precipitação. Teremos a precipitação normal do mês de março a ocorrer no dia de segunda-feira. Felizmente que as marés não estão em oposição à descarga dos sistemas pluviais. Com vento de sueste vamos a ver é se não ultrapassamos o máximo diário do mês de março.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

    Quando foi o temporal de 18/19 de Janeiro alguns de nós tentaram aqui explicar que a pressão muito baixa só por si não diz tudo, para vento por exemplo interessa a compressão do gradiente, as isóbaras mais ou menos apertadas, na altura foi uma ciclogénese explosiva em que a pressão caiu muito rapidamente e bem próximo da costa, o que provocou os ventos mais extremos que derrubaram centenas de milhares de árvores nalgumas regiões do centro do país e deixaram milhares de pessoas sem electricidade durante imensos dias.

    Desta vez temos nova depressão bastante cavada mas é diferente, a mesma quando se aproxima "diluiu-se" num relativamente vasto "pântano" barométrico de baixas pressões no oceano, pelo que agora será mais um episódio de chuvas intensas, ondulação e ventos mais fortes associados às frentes da depressão (aquela "cauda" de vento que vês na animação em baixo é uma frente) e não tanto ao gradiente de pressão, ventos que também poderão provocar localmente estragos sobretudo se estiver associados a convecção intensa, mas nunca estragos numa larga escala como a da manhã de 19 de Janeiro.


    [​IMG]
    http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica


    [​IMG]
    http://www.meteopt.com/previsao/modelos/ecmwf/peninsula-iberica


    Entretanto, depois deste evento dos próximos parece continuar a circulação perturbada, não deixa de ser curioso neste início da Primavera climatológica, parece mais padrão de Outono.
     
  5. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,214
    Local:
    loule-caldeirao
    Vendo os dois principais modelos e corrijam-se se estiver errado parece-me que o GFS está um tanto estranho...isto porque comparado com o ECM dá umas frentes "esfarrapadas" a atravessar o continente de Segunda a Quarta-feira, sendo que parece que a precipitação fica quase toda confinada ao Algarve.
    O ECM mostra frentes consistentes a atravessar o país de lés a lés com boas quantidades de precipitação no continente em geral.
    Em relação a Domingo ambos os modelos estão muito parecidos e parece que vai haver precipitação nas regiões do sul logo desde a madrugada, em especial no Algarve e Baixo Alentejo, mais a leste.

    Para mim não mexia mais no cenário do ECM:) quanto ao GFS permanece bom aqui para o sul até Quarta-feira mas com um cenário quanto a mim muito esquisito, pelo menos em comparação com o ECM, no entanto pode ser só para mim que sou um leigo na matéria:D
    Aguarda-se as saídas de amanhã e as posteriores análises detalhadas dos peritos na coisa;)
     
  6. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,214
    Local:
    loule-caldeirao
    Pelo que vejo nos modelos parece ser uma situação bem interessante aqui para o nosso canto! Daquelas situações que costumam originar bons acumulados:thumbsup: Facilmente consigo vislumbrar precipitações acumuladas acima dos 70mm em muitos locais e depois a ver como se comporta a convecção que pode fazer disparar alguns acumulados. É uma situação a acompanhar mas parece-me que os modelos às vezes subestimam estas entradas de sueste, o GFS por exemplo anda a engonhar perlongando a precipitação no tempo com uns núcleos de precipitação mais intensa aqui e acolá, mas cala-te boca que isto ainda pode abrir "buraco".
    Quanto a experiência empírica só tenho a dizer que geralmente estas entradas são bem chuvosas por aqui, das mais chuvosas até, ultrapassando a lotaria das cut-off´s, com precipitação em quantidade e generalizada pela região.
     
  7. Freamunde!Allez

    Freamunde!Allez
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Jan 2013
    Mensagens:
    551
    Local:
    Freamunde (377m)
    [​IMG]

    Gfs sempre a tirar à precipitação :S!!! de 160mm já vamos em 100mm !!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Boas,

    O IPMA vê no Domingo aguaceiros fracos em especial no interior, pois eu os vejos em especial no litoral ... loooll, que até podem ser temporariamente moderados no sotavento, na maior parte dos modelos alguma da precipitação relevante fica confinada ao Algarve. Espero não estar enganado.
    Em relação á frente de Segunda analisando o FAX CHART parece que ela como frente perde força mesmo á entrada do Algarve ficando oclusa, sendo extremamente dificil definir se será uma situação de chuva ou aguaceiros que nos espera para Segunda e Terça, eu sinceramente não faço ideia.
    No pós frontal aparecem as trovoadas, presumindo que não chegarão logo na frente propriamente dita.

    Em comparação com os modelos, ECM e GFS eu sinceramente não vejo a situação da forma como tu vens, eu vejo que o ECM tem um plano de acção de 12 horas, e o GFS de 6h, logo isso faz aparecer os rosinhas no ECM, enquanto que no GFS cofina-se pela "cor azul".
    Ou seja, a maior parte da precipitação na Segunda confina-se ao centro e sul em especial no sul, e na Terça na maior parte dos modelos confina-se quase exclusivamente ao Algarve.
    provavelmente na Segunda e Terça teremos ondas na ordem dos 4/5 metros de altura dado que o vento pode soprar até 90 km/h !

    Depois de terça e portanto entre Quarta e Sábado eu sinceramente vejo de acordo com as ultimas runs o GFS bem melhor que o ECM, pois o ECM já teve bem mais precipitação do que esta run das 12h, embora esteja ligeiramente acima da média do ensemble me parece a mim ....

    Mas atenção, isto ainda pode mudar bastante, mas espero bem que não ....
     
  9. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Previsões GFS de 01.03.2013_18UTC:

    Ponta Delgada

    Sábado, 12h00 = Pressão atmosférica de 1005,0 hPa
    Domingo, 12h00 = Pressão atmosférica de 982,8 hPa

    Funchal

    Domingo, 00h00 = Pressão atmosférica de 1010,3 hPa
    Segunda-feira, 00h00 = Pressão atmosférica de 990,1 hPa

    Previsão de rajadas de vento superiores a 120 quilómetros/hora nas áreas montanhosas. Forte agitação marítima.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Bom..para o continenta hoje, Sabado, será um dia com céu em geral nublado..Domingo espera-se a chegada de uma frente quente, com precipitação fraca em especial a sul de Sintra-Estrela.

    Possibilidade de algum aguaceiro mais forte Domingo ao meio/fim da tarde pelo Algarve fruto da entrada de ar mais quente e humido nos niveis baixos e do aquecimento diurno.

    2f começará com chuva moderada estratiforme, na dianteira de uma nova pluma de ar quente, e á medida que o dia avança a massa de ar subtropical cobrirá toda a metade sul.
    A partir do inicio da tarde teremos condições já de instabilidade com aguaceiros e trovoadas pontualmente fortes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,883
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Já há avisos para o Algarve para o final do dia de amanhã. Vento em rajada até 70km/h e ondulação de 2m sueste. Não sei se a precipitação também não vai ficar em amarelo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Acho esses avisos no minimo engraçados, ondas de sueste de 2 metros com aviso amarelo, e com ventos de 70 km/h, e temos somente ondas de 2 metros, looollll ....
    Acho que isso está ao nível dos "Periodos de céu muito nublado, com aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no interior" previstos para amanhã, quando os modelos mostram é chuva no litoral, e aliás o ECM que está muito estranho tem estado run após run a cortar na precipitação, indica para amanhã nesta zona cerca de 20 mm !

    Enfim ... isto cada vez está mais estranho, e achei esta saida do ECM péssima sobretudo a partir de Terça á tarde em que passarem de cerca de 30 mm, para quase zero.
     
  13. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,883
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Aurélio, acho que sabes bem o potencial que uma ondulação de sueste de 2m com bastante vento é capaz de fazer nas areias da ria formosa. Vai chover bastante sim. :rain:

    Sabes o que diziam os mais antigos? Quando está sueste não se arrancam dentes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Não se trata disso, eu não acredito é em ondas de sueste e com ventos de 70 km/h com apenas 2 metros, acredito sim, que de manhã tenhamos ondas de 2 metros, e que ao final do dia do dia aumentem para cerca de 3 a 4 metros, e depois no dia de Segunda subam para 4 a 5 metros !
     
  15. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    7,975
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)

Partilhar esta Página