Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Durante mais uma semana manter-se-ão as condições atmosféricas na Europa Ocidental, ou seja, continuará a chover persistentemente. Todo o Portugal continental será afectado, sendo que no Litoral Norte do país deverá acumular mais de 100 mm até à próxima sexta-feira, o que pode agravar ainda mais a situação nalgumas bacias hidrográficas. Previsão da precipitação acumulada até dia 5 de abril, GFS, run das 00z:

IqOAd0t.gif


Depois, a partir de sábado, 6, o padrão mudará, devido à assunção do Anticiclone dos Açores. O fluxo rodará para N, mais seco e mais frio. É provável a ocorrência de uma entrada fria muito pouco normal para a época do ano, o que poderia ser bastante problemático a nível agrícola, não fora o facto de várias culturas estarem bastante atrasadas devido às condições meteorológicas das últimas semanas. A média do ensemble do ECMWF coloca a iso 0 no Norte do país durante mais de 96 horas, com algum frio em altitude associado:

EDM1-168_dsb0.GIF


Esse frio em altitude, na época do ano em que estamos, com um maior número de horas de Sol, poderia causar alguma convecção, pelo que não se pode afirmar taxativamente que teríamos uma semana de tempo seco, apesar de, se compararmos com os últimos tempos, ser bastante mais seca.

Apenas para "regalar" a vista, deixo aqui a saída opercaional do ECMWF, com a iso -6 a tocar em Bragança, num dia 9 de abril:

ECM0-240_jjx9.GIF

Boa noite Caro Colega,

Vendo de facto os Ensemble do Europeu parece-me quase certo que a PI vai ter temperaturas em altura bastante frias para a época do ano.

Ainda estamos a uma distância temporal elevada para termos atualmente fortes indicíos de mudança de padrão, apesar que os principais modelos começam a dar sinais para tal dentro do prazo que o colega referiu (depois do sábado dia 6 Abril).

Vamos acompanhar com calma as próximas saídas e até lá a maior parte do território deverá levar com chuvinha neste Domingo de Páscoa e na próxima semana de forma muito mais intercalada.

Na próxima 4ªFeira (03 Abril) deveremos sentir em Portugal Continental, alguns efeitos da aproximação de outra frente ativa vinda dos Açores.

Desejo a todos os colegas deste espaço uma Santa Páscoa.

Cmps.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
JRf5sKj.png


A level 1 was issued for Portugal and western Spain mainly for chance of tornadoes.

...Portugal...

Very similar shear conditions to those in the northern Balkan, but the CAPE is predicted to be weaker and forcing as well. Even 35 m/s deep layer shear is sketched here. 10-15 m/s 0-1 km shear and very low LCL heights support tornadoes, most chance would be roughly in the northern half of Portugal.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Agora que a hora mudou, não se esqueçam que a hora que é apresentada nas imagens de satélite e radar são sempre no formato UTC e não no formato hora local. Por isso andarão sempre uma hora atrás da hora local (Portugal Continental). Este aviso é principalmente para a malta nova que ainda se está a iniciar. :thumbsup:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Na saida das 6 do GFS o anticiclone perdeu força e a mudança de padrao nao parece ser tao certa assim. Os modelos parecem andar um pouco à nora a partir de sexta-feira vamos lá ver o que vai acontecer. Parece e que no proximo fim de semana teremos frio e possivelmente alguma pouca precipitaçao que podera dar neve a cotas baixas para esta epoca do ano...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Na saida das 6 do GFS o anticiclone perdeu força e a mudança de padrao nao parece ser tao certa assim. Os modelos parecem andar um pouco à nora a partir de sexta-feira vamos lá ver o que vai acontecer.

A tão longo prazo é a coisa natural do mundo que andem à nora. Parece que vem aí mais uma semana recheada de chuva e alguma frescura para todo o país, um começo de Abril que vai agravar mais um pouco o desespero pelo sol de muita gente.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Está por horas o mais que provável chumbo do Tribunal Constitucional dos Meteoros ao orçamento do S.Pedro para esta Primavera.
Não restam dúvidas que há inconstitucionalidades neste estado do tempo e que esta irresponsabilidade de quem assim governa as “nossas estações” , terá que ser banida.
Depois deste tempo miseravelmente cinzento , o sr. S.Pedro pode exercer a pressão toda que quiser sobre os Juízes , que pouco alterará o sentido de voto do Tribunal.
Assim , com o chumbo quase garantido, ( a tantas horas ainda temos que ficar pelo “quase”) espera-se o regresso do sol a partir do próximo fim de semana.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas :)

Para amanhã uma nova perturbação deverá afectar Pt continental.
Após a passagem de uma frente fria esta tarde/noite, ar frio especialmente em altura deverá avançar sobre o território.
Á superficie o fluxo de W/WSW manterá o afluxo de ar maritimo/subtropical, por baixo dessa massa de ar fria em altura.

Amanhã preve-se durante grande parte do dia convecção em regime pós frontal, alimentada pelos fortes gradientes térmicos que se traduzirão em CAPE na ordem dos 400-900J/Kg e LI -2 a -4, esta instabilidade é significativa dado o abaixamento notório dos geopotenciais.

A sul, essencialmente devido á menor influencia do ar frio e altura, a instabilidade será mais reduzida.

Quanto á situação dinamica, preve-se um forte fluxo de oeste em todos os niveis, com shear moderado a forte unidireccional, assim como a passagem de alguns campos de forçamento.
O shear e o forçamento contribuirão para compensar a falta de mais CAPE.

Dado o shear moderado, células com ciclos de vida mais longo poderão surgir, e dado o ar frio e mais seco em altura e a presença de humidade á superficie, essas células poderão gerar ventos fortes ( downburst/microburst), e granizo.

xOFVWaJ.png



Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada.

Laranja
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
- Rajadas fortes ( 60-80km.h)
- Precipitação por vezes excessiva

Amanhã ao fim do dia, e depois na noite para 3f, uma nova pertubação avançará, desta vez apenas sobre o norte e centro do pais.
O arrefecimento nocturno limitará a actividade mais intensa ao litoral, onde se manteem condições termodinamicas favoraveis.

Desta vez preve-se uma rotação do vento em altura para NW, que proporcionará shear direcional/veering moderado, que poderá assistir na formação de estruturas mesociclonicas em células mais fortes e organizadas, com possibilidade de trombas de agua.

O ar frio e algo seco em altura manteem a possibilidade de granizo e ventos fortes do tipo down/microburst.

IM8lLFL.png




Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Laranja
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
- Possibilidade de rajadas fortes ( 60-80km.h)
- Possibilidade de tromba de agua/gustnado
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Boas,

Ainda à possibilidade de trovoadas hoje? Mais ao fim do dia? Ou já não existe essa possibilidade?

Refiro-me à região Montemor-o-Novo - Évora.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas,Ainda à possibilidade de trovoadas hoje? Mais ao fim do dia? Ou já não existe essa possibilidade?

É ir aguardando, mas não está previsto nada.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Previstas até estavam inicialmente pelo IPMA, ocorrerem para estas bandas é que nada. E depois quando ocorrem é tudo ao lado! :angry:


É ir aguardando, mas não está previsto nada.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O IPMA actualizou os avisos por volta das 18h, lançando aviso amarelo para o distrito de Setúbal devido a aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada e rajadas de vento, para o período entre as 18h UTC e as 22h UTC. Efectivamente, não entendo a razão disto.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Amanha vou a serra da estrela , será que vou ter neve por lá ?

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes nas regiões do
litoral Norte e Centro durante a tarde e que serão de neve acima
dos 1000/1200 metros.

E no chão deve ser ás toneladas :).