PauloSR
Nimbostratus
O IM também já actualizou os alertas por chuva, vento, precipitação e ondulação ...![]()
Ainda está a actualizar snifa


EDIT 15:50 - Agora sim já está... mais depressa falava mais depressa colocavam

O IM também já actualizou os alertas por chuva, vento, precipitação e ondulação ...![]()
É o que eu digo sempre ogfs só vê é AA, ainda na saida anterior davam 68mm para Coruche, e agora nem a 20 chega, como é isto possivél, lá mais para a frente nem é bom falar.
-Quarta e Quinta: Ceu muito nublado com uma baixa probabilidade de chove no Centro e sul;
Em termos gerais a proxima semana será marcada pela extensão em crista do Anticiclone dos Açores que agora estará mais a latitudes polares, mas que mesmo assim consegue influenciar o clima no nosso país...
Alguem discorda com estas previsões dos modelos?????
Alguem discorda com estas previsões dos modelos?????
-Quarta e Quinta: Ceu muito nublado com uma baixa probabilidade de chove no Centro e sul;
Não concordo com esta parte apenas! Ainda está em aberto poder chover muito entre terça e quinta no centro/Sul
Sim...discordo com estas previsões, pelo que vi nos modelos e nas previsões a probabilidade de chover no centro/sul não é baixa, aliás ainda está tudo muito em aberto...
esperar para ver.
Confuso .... os modelos não estão nada de confusos, até estão muito consistentes em especial no que toca ás regiões do sul. Confusos?????
Está tudo em aberto. Nenhum modelos está estabilizado neste momento. Mantenho a minha aposta pessoal de entrada fria continental no fim do mês (resta saber quanto fria seria, mas a última run do GFS estaciona a -20 a 850 hpa nos Alpes durante vários dias, para já não vê nada de especial em Portugal mas mete a -12 em Espanha, tudo a distâncias surreais), não sem antes termos precipitação, principalmente a sul, na Terça ou Quarta. Depois tudo depende da resistência da dorsal atlântica, da força do jet em rompê-la, e da definição dos centros de acção na Europa central. Neste momento é segura uma entrada fria pelo menos até aos Alpes. Depois resta esperar por alguma ajuda para meter cá o frio, uma pequena depressão vinda do Atlântico que não varresse o frio e se instalasse na costa mediterrânea espanhola seria o ideal, para ter chuva primeiro e frio depois. Mas neste momento a depressão de Terça ou Quarta é muito inexpressiva e enche assim que chega a Portugal.
Vão ao seguimento de modelos de Dezembro de 2009, entre os dias 8 e 12. Nos dias 13 a 15 tivemos uma entrada fria, com a iso -4 em Lisboa. Menos de uma semana antes o diagrama de ensembles do GFS para Lisboa não tinha uma única linha negativa. De 15 a 18 choveu que se fartou no sul do país. O ECM no dia 11 tinha bloqueio absoluto no Atlântico, secura total durante dez dias que nunca aconteceu. Tal como agora, na altura viviamos na total indefinição. É um padrão muito difícil de modelar, só teremos certeza a 72h de distância.