Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ou seja, nesta altura o modelo que nos "interessa" é o GFS, um par de dias atrás era o ECM:rolleyes:.

Vamos ver se ainda se colocam os dois de acordo e que para que lado irão cair...;)

O problema é que segundo como voçês dizem o ECM ganha sempre .... eu detesto a carta de hoje do ECM que apenas mostra chuva pelo jeito para a área que está saturada de chuva, o Norte e Centro....
Mas voçês querem o frio não é .... pois e eu quero que chova, por isso o GFS é o melhor para todos ... mas como o GFS nunca ganha nada, lá terei que lombar com o tempo seco (abaixo da média) mais uns tempos pelo jeito !!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ah ... Ah reparei agora que a 48 horas de distância ou menos o GFS dá chuva na Terça no Norte e Centro e o ECM dá chuva no Centro e Sul, isto é realmente cómico .....:angry::angry::angry:

Reparei também que na atmosfera trava-se uma batalha titânica entre o anticiclone na Gronelândia e as suspostas mini depressões que o GFS coloca e que duvido que existam daqui a 24 horas....
Mas enfim se os modelos nem a 48 horas estão em consonância como hão-de estar a 120 horas ... Enfim, a haver mas se é se isto ainda não cai mas é tudo em banho maria ....e fica o AA espetado cá em cima com tantos adiamentos ....
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Mas Aurélio, por isso mesmo no final vamos quase de certeza ver que o cenário verdadeiro na altura vai ser mais parecido com o do ECMWF.
Quem me dera que não, que o cenário das 6UTC de hoje do GFS fosse o verdadeiro, era neve à cota 0 em quase toda a península. O cenário é absolutamente surreal.
E sabemos bem que isso é altamente improvável, em qualquer altura do ano, quanto mais no final de Novembro. Portanto, era 1 em 10000 essa saída do GFS vir a confirmar-se.
Não é impossível.. Mas infelizmente, a carta mais moderada do ECMWF parece-me muito mais possível.

E de qualquer forma, embora o cenário do ECMWF não seja o melhor para nós, continuo a gostar de vê-lo, pois acredito que curve ligeiramente mais para Sul, e mesmo que a curto prazo não dê grande coisa, é bom ver ar frio em vários níves a invadir todo o Atlântico quase de um lado ao outro. A médio prazo poderia ser bastante bom.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas Aurélio, por isso mesmo no final vamos quase de certeza ver que o cenário verdadeiro na altura vai ser mais parecido com o do ECMWF.
Quem me dera que não, que o cenário das 6UTC de hoje do GFS fosse o verdadeiro, era neve à cota 0 em quase toda a península. O cenário é absolutamente surreal.
E sabemos bem que isso é altamente improvável, em qualquer altura do ano, quanto mais no final de Novembro. Portanto, era 1 em 10000 essa saída do GFS vir a confirmar-se.
Não é impossível.. Mas infelizmente, a carta mais moderada do ECMWF parece-me muito mais possível.

Pois veremos então o que nos dizem as proximas cartas do ECM e do GFS??
A meu ver será mais uma cambalhota dos modelos em especial no GFS ...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Então e as depressões fantásticas previstas a 120 ou mais horas???........já se esfumaram? :)

boa tarde,

sei que ainda é muito cedo para termos certezas destas previsoes...mas para a Madeira no dia 28/11/2010 a previsão é de chuva muito intensa!

há possibilidade desta previsão se alterar ou estamos a ir a caminho de 1 20 fevereiro part 2..
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Que cenário fantástico (muito o GFS gosta de nos fazer sonhar)posso dizer até perfeito...pois grande parte do país receberia de "braços abertos" o elemento branco e os Algarvios com um "diluvio" em cima :D, muito pouco provável que venha a acontecer (para não dizer impossível) mas é bom para mais tarde recordar este cenário:D. Mas por outro lado, tenho vindo a acompanhar as RUNs e o GFS parece que quer nos "cozinhar" algo para dia 30 ou dia 1. Veremos como correrão as próximas saídas;)

Aqui fica o registo:

 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tambem prefiro o europeu só que desta vez penso que esta errado temos uma situacao muito parecida com as que ocorreram no ano passado primeiro uma pequena depressao a sul da penisula que vai atrair o ar frio
Rtavn1321.png


e dois ou tres dias mais tarde o choque de massas
Rtavn1921.png




parece me é que mesmo que isto venha a acontecer as cotas de neve não serão assim tão baixas como mostra o gfs a invasão de frio não é muito potente
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
De errado terá algo, pois o 2º painel tem frio exageradíssimo, e geopotenciais muito baixos, altamente improváveis de acontecer de forma tão generalizada, e tão a Oeste, ainda para mais tão cedo na época. Claro que leva a cenários de sonho, pouco reais.

O que no entanto não tira a grande probabilidade da situação de depressão a SW estagnada e a injectar algum frio, juntamente com Este. Isso sim, vai-se cozinhando.
Mas ainda está longe de ser garantido..
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
De errado terá algo, pois o 2º painel tem frio exageradíssimo, e geopotenciais muito baixos, altamente improváveis de acontecer de forma tão generalizada, e tão a Oeste, ainda para mais tão cedo na época. Claro que leva a cenários de sonho, pouco reais.

O que no entanto não tira a grande probabilidade da situação de depressão a SW estagnada e a injectar algum frio, juntamente com Este. Isso sim, vai-se cozinhando.
Mas ainda está longe de ser garantido..



pois se alguem espera que a 180 o modelo modele o frio com alguma precisão volto a dizer que todas as runs sao surreais
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS mantém-se inalterado. Começa a ser uma tendência, vamos ver o que dizem os ensembles. E o ECM.

É espectacular, a 204h toda a península com traços brancos! E o UKMO a 144h está muito parecido ao GFS nesse momento.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Uma coisa que me esqueci de dizer há bocado:

Penso que no 2º painel, a computação do modelo já seja feita com menor resolução tanto espacial como temporal.

Isto só para nos "abrir a mente" ao porquê de ao chegar a ele, se verem delírios destes tão frequentes em cima de nós.

Não é só o "efeito borboleta" dos pequenos erros se propagarem, como também este menor detalhe explicar o porquê de a partir dessa altura o modelo como que deixar de "filtrar" as entradas frias de Este para nós, pois é possível que passe a "ver" a nossa região menos separada do resto do continente europeu..
 
Estado
Fechado para novas mensagens.