Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso

Pura ficção :scared: Nada disso se irá passar :nono: Se assim fosse seria terrível, certo?! :eek:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Saída interessante do GFS, uma depressão à nossa porta, bem cavada por sinal:rolleyes: (já sabemos que ainda falta muito tempo...;))


Interessante sem dúvida faz lembrar aquela tempestade e depressão muito cavada que tivemos em fevereiro passado..aliás pela evolução do GFS esta depressão também vem de latitudes mais baixas que o habitual...e a cavar assim mesmo junto "à nossa porta".... falta muito tempo , mas uma depressão assim traria seguramente ventos médios bem elevados e rajadas superiores a 110/130Km/h em grande parte do território...em especial litoral e terras altas...além de chuvas localmente fortes...é preciso aguardar mais uns dias e runs dos principais modelos em especial ECM e GFS para ver se se consolida ou não....
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
fogo!! Essa depressão impõe respeito:shocking:
Mas quase uma certeza, que o inicio de Dezembro será no mínimo interessante:D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pura ficção :scared: Nada disso se irá passar :nono: Se assim fosse seria terrível, certo?! :eek:

Não é impossível... tivemos uma bem parecida em fevereiro passado...depressão essa que acabou por se revelar mais em termos de ventos fortes do que propriamente precipitações muito intensas...

Falta muito tempo ainda para se tirarem conclusões sobre localização , intensidade, trajectos....ou se sequer a depressão vai existir ou não...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A verdade é que os modelos já vêm a insistir nesta depressão algum tempo. Não sei até que ponto será mesmo assim...possivelmente como é normal até podem vir a alterar ( tirar) alguns aspectos nomeadamente a intensidade dos ventos e a quantidade de chuva e a até a sua localização de passagem ( não tã centralizado no nosso pais), mas a tendência continua lá. Talvez daqui a dois ou três dias saberemos algo mais concreto...até lá continuar a ver as saidas...:thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Hirlam aumentou um pouco a precipitação para o Sul. Chuva fraca mas contínua, óptima para preparar os solos para os eventos que provavelmente se avizinham :thumbsup:

Acumulações para os dias 23 e 24:

ww_isx0w212.gif


ww_isx0w218.gif


ww_isx0w2d1.gif


ww_isx0w230.gif


ww_isx0w2c1.gif


ww_isx0w242.gif


ww_isx0w2d2.gif


ww_isx0w254.gif


ww_isx0w2c2.gif
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
O ECMWF parece ir atrás do GFS. Não tão cavada e ainda bem;)
ECM1-192_gie2.GIF


Vamos esperar que seja um devaneio dos modelos principalmente do GFS, o que a esta distância até não era inédito...


curioso que dois modelos que raramente estão de acordo estejam iguais a tantas horas de distancia, nao me parece que a segunda depressao percorra o caminho que os modelos mostram acho que vai passar mais a sul e metendo muito mais frio ainda assim a cumprir se estes dois mapas teríamos um grande nevão mas ainda muito vai mudar

ECM1-168.GIF



ECM0-168.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em relação ao dia de ontem os modelos todos convergiram para a opção que ontem apontava o GFS e não o ECM. Manter-se-á, e provavelmente por algum tempo, um bloqueio atlântico mercê da subida do AA até à Gronelândia. Agora vamos aos pormenores, que serão pormaiores para o nosso rectângulo. Por onde passará a depressão no Domingo? As regiões a norte do seu centro levam com a entrada fria, as regiões a sul levam uma boa rega, as mais próximas ao centro poderão ter surpresas caso a sua orientação seja oeste-este e não sudoeste-nordeste como tem sido modelado nas últimas saídas. Vão haver nos próximos 3 dias saídas para todos os gostos, não vale a pena prever o que se vai passar ao certo até haver uma tendência clara.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Já ouve alguma gente a perguntar-me por MP o site de previsão dos meus últimos posts, de modo posto o site aqui:

TimeAndDate

Atenção que o site não tem previsão pelo menos para Bragança, Vila Real, Guarda, castelo Branco, Beja e Portalegre:(. Não sei então porque tem de Viseu, mas...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.