Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 31 Out 2010 às 23:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. RMira

RMira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Sim, eu sei. Esses 1500m são depois relativos...não nos podemos esquecer que estaremos com uma depressão centrada muito próximo da costa fazendo baixar significativamente esse valor...

Apenas o referi para outras zonas mais a norte...quanto mais o frio em altura vier a Sul mais provável será de mais a Norte surgirem precipitações sobre a forma de neve a cotas mais baixas que as inicialmente previstas.

De notar que as run's do GFS apontam que a iso 0 saida do limite do Tejo para norte a partir do inicio da noite de Domingo, ao passo que muitos membros apostam numa saída mais tardia.

Desde o inicio que tenho andado céptico quanto às possibilidades aqui referidas, quer pelo pouco frio ainda instalado por ser Novembro que por ser a primeira entrada fria do ano...mas é um bom sinal para o Inverno que aí vem :thumbsup:

2. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    agora é que o gfs tirou uma run à seria, reparem que bastou deslocar o centro depressionario alguns km para este e passamos a ter uma segunda quase só com neve aqui no interior

3. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Pois é, se aqui mais para Sul é quase garantia já que estaremos dentro do sector quente da depressão, as últimas saídas mantêm a esperança para o Norte de não chegarem a ser afectadas por esse sector praticamente, e se manterem com cotas muito interessantes, que poderiam (nesta hipótese claro) fazer com que no NE a cotas muito interessantes fosse praticamente tudo neve, e também que na 2ª feira as cotas fossem relativamente baixas, pelo menos temporariamente, mesmo no litoral Norte.

Mas é a saída das 6, e a das 0 não era assim. É apenas uma das hipóteses, altamente dependente quase ao Km, da trajectória exacta do centro dessa depressão. :rolleyes:

4. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Exacto! Boa análise Mirones!:thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    acho que a mudança de trajecto tem a ver com o facto de a cada run que passa a depressão está cada vez mais fraca e assim mais difícil é avançar para norte com tanto ar frio instalado

6. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    De facto esta seria a melhor situação aqui para nós no interior, seria um duplicado da situação do ano anterior de 10 de Janeiro ;) vamos ver se se concretiza.

Deslocamento da depressão segundo a sinóptica

7. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Reparem que hoje, a depressão que está a passar, parece mais a Sul do que tinha estado a ser previsto, penso que os modelos lidam sempre um nada mal com o "poder" do ar frio instalado sobre a península, que empurra os sistemas mais para Sul do que o previsto.
    Não me admirava se acontecesse o mesmo na 2ª também. Embora, o sistema de 2ª seja mais forte, logo terá mais capacidade de "lutar" contra o ar frio! :D

8. ppereira

ppereira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Lisboa/Guarda

9. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Sinceramente vendo o ECMWF e o GFS (nesta saída), vendo os geopotenciais o meu palpite seria que com a entrada do ar mais quente as cotas de neve possam não sofrer grandes subidas isto claro é em zonas que tenham a capacidade de reter ar frio, a orografia do terreno seja favorável, o efeito montanha de algumas zonas, isto tudo conta e os modelos não lidam bem com esta situação. Caso isto não aconteça mesmo assim penso que o sector quente irá passar bastante rápido permitindo no pós frontal uma descida das cotas de neve. Oxalá não me engane :D

10. RMira

RMira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Seguimento imagem real vs GFS (06Z)

Uploaded with ImageShack.us

Fontes: Sat24 e Meteociel

11. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Além do mais, os modelos parecem ignorar um pouco o vento de leste frio e seco. Digo isto, porque observo que exageram no aumento da %HR. Este aumento, sob efeito do vento leste é mais lento, a %HR não sobe logo para perto de 100% em 3h, demora mais!
    A não ser que o vento mude de direção.

12. Climat

Climat
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Mar 2010
    Local:
    Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
    Neste momento, e vendo os modelos com olhos de climatologia, existe uma maior concordânica, entre eles, embora uns estejam melhores que outros, o melhoe é o Australiano embora seja pouco conhecido tem mostrado muita água para o Algarve que é bom. Para o pessoal do interior norte e centro pode ver neve durante a madrugada de 2ªfeira. Bragança neste momento, é a região com mais probabilidades cerca de 70% de ter um grande nevão, porque a iso 0ºC mantem-se lá. Quanto à depressão eu diria que existe muito mais possibilidade de uma ciclogenese explosiva do que uma mera depressão, isto é uma luta de ar frio vindo da Escandinávia contra ar tropical vindo de latitudes mais a sul, embora os modelos tenham suavizado a depressão, não se esqueçam que os modelos não são 100% de certezas, ainda ontem caíram mais de 100 mm no Funchal e nenhum modelo previu, muita atenção a isso.

13. VILA REAL

VILA REAL
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Dez 2009
    Local:
    Vila Real (Alt. 470m)
    Infelizmente, não tenho grandes expectativas para Vila Real (cidade). Acho que a precipitação vai ser pouca por aqui... Mas como a esperança é a última a morrer... resta aguardar as próximas run's, mas olhando para o meteograma do gfs não me parece que veja o elemento branco na segunda (é mais provável na quarta).

14. Climat

Climat
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Mar 2010
    Local:
    Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
    Uma chamada de atenção para a Madeira que pode haver derrocadas, no domingo e na 2ªfeira devido à precipitação forte prevista para aquele arquipélago.

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página