Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
É melhor esperar primeiro pela precipitação antes de procurar saber se a neve caiu em Castelo Branco ou na Guarda... :D

É um pouco subjectivo, bem sei que não cabe a nós decidir os alertas, entendo o Vince. Mas também é importante deixar a nossa posição! Deixar os alertas para depois de já ter começado a nevar na serra, é um pouco contra as boas regras! É típico dos portugueses "mais vale tarde que mais tarde.." é a minha opinião.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É um pouco subjectivo, bem sei que não cabe a nós decidir os alertas, entendo o Vince. Mas também é importante deixar a nossa posição! Deixar os alertas para depois de já ter começado a nevar na serra, é um pouco contra as boas regras! É típico dos portugueses "mais vale tarde que mais tarde.." é a minha opinião.

Eu não me estava a referir à questão de haver ou não alertas, mas de outra questão, que o Flaviense e outros tem falado muitas vezes, a divisão administrativa dos alertas, que é óbvio que não faz qualquer sentido. Mas já falámos tanta vez disso por cá, que não é por falarmos aqui que mudará, há que usar os canais mais apropriados, e tendo o IM agora a decorrer um inquérito, nada como aproveitar essa excelente oportunidade para lhes fazer chegar sugestões.
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Concelhos castelo branco/fundão: serra da gardunha 1270m

Concelhos proença-a-nova/sertâ/oleiros: serra de alveolos com 1084m.

Outras serras: muradal (956m), açor(>1000m),..

Boas.. ;)

A serra de alveolos e/ou a serra da lousã vão certamente ter neve, certo ?

Se sim, que dias serao melhores para lá ir ?

Depois partilho umas fotos como agradecimento.. :D :p
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Nestes últimos posts andam a confundir alhos com bugalhos.
A Protecção Civil emitiu um alerta. O IM emite avisos.

Os alertas têm em consideração os efeitos, enquanto que os avisos se relacionam com a possibilidade de ocorrência dos fenómenos.

Se a Protecção Civil apenas emite alertas para alguns distritos e deixa outros de fora, onde também é possível neve, é porque as consequências são diferentes e, expectavelmente, muito inferiores.

Que neve na Peneda... e então? Querem comparar neve na Peneda com neve no Marão, no que respeita às consequências?
 
M

Membro excluído 274

O IM tem a decorrer um inquérito. No que eu submeti uma das muitas sugestões que fiz foi essa que já muito aqui se falou e discutiu. Sugiro que todos o façam, o inquérito termina a 4 Dezembro 2010.
Agora aqui no fórum, estar sempre a bater na mesma tecla, não terá grande efeito. Há que usar os canais adequados.

http://www.meteo.pt/pt/produtosservicos/inqueritos/index.html

O meu contributo já foi enviado há já alguns dias!;)
E sim quem ainda não enviou deve fazê-lo!;)

Quanto ao facto de ainda não haver avisos, só tenho uma coisa a dizer, não estou nada surpreendido!!!:lmao:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boas.. ;)

A serra de alveolos e/ou a serra da lousã vão certamente ter neve, certo ?

Se sim, que dias serao melhores para lá ir ?

Depois partilho umas fotos como agradecimento.. :D :p

Eu julgo que sim, frio não lhes falta. Só dependerá de maior ou menor precipitação para garantir uma boa acumulação acima dos 900m. Conheço bem a serra de alvéolos com o seu topo no cabeço da rainha, cuidado com as estradas, em especial com as mais ingremes, pois existe bastante geada acumulada!! Todo o cuidado é pouco, nunca conduzam por vias rurais estreitas, ingremes, sombrias e sem qualquer segurança. Aguardamos pelas fotos! :)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Eu não me estava a referir à questão de haver ou não alertas, mas de outra questão, que o Flaviense e outros tem falado muitas vezes, a divisão administrativa dos alertas, que é óbvio que não faz qualquer sentido. Mas já falámos tanta vez disso por cá, que não é por falarmos aqui que mudará, há que usar os canais mais apropriados, e tendo o IM agora a decorrer um inquérito, nada como aproveitar essa excelente oportunidade para lhes fazer chegar sugestões.

Boa noite Caro Vince,

Já participei nesse inquérito do IM, agora falta saber do que daí vai resultar. Acho que vários membros deste fórum já deixaram vários comentários e sugestões interessantes no inquérito para a melhoria do serviço deles.

No que diz respeito aos avisos concordo com o amigo Flaviense!!! O nosso IM tem que mudar em algumas coisas e seguir exemplo do AEMET (Espanhol).
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Boa noite Caro Vince,

Já participei nesse inquérito do IM, agora falta saber do que daí vai resultar. Acho que vários membros deste fórum já deixaram vários comentários e sugestões interessantes no inquérito para a melhoria do serviço deles.

No que diz respeito as alertas concordo com o amigo Flaviense!!! O nosso IM tem que mudar em algumas coisas e seguir exemplo do AEMET (Espanhol).

Lol no meu inquerito eu mencionei precisamente o exemplo do Aemet.es :lmao:

Falei disso , falei dos alertas que nao sao devidamente lançados , ou seja muito fraco . Mais informaçao e muito mais presença na comunicaçao social no qual é fraca , e pessoas com competencia para tal :D
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Eu julgo que sim, frio não lhes falta. Só dependerá de maior ou menor precipitação para garantir uma boa acumulação acima dos 900m. Conheço bem a serra de alvéolos com o seu topo no cabeço da rainha, cuidado com as estradas, em especial com as mais ingremes, pois existe bastante geada acumulada!! Todo o cuidado é pouco, nunca conduzam por vias rurais estreitas, ingremes, sombrias e sem qualquer segurança. Aguardamos pelas fotos! :)

E que dias serao melhores para ir lá ?

Tava a pensar ir quarta-feira, que acham ?

E amanha, se vir que precipitará aqui para estes lados, á tarde vou até á serra da melriça para ver se vejo branco :rolleyes:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Re: Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Novembro 2010

A run das 18z do GFS ainda mantém a possibilidade de neve nalguns locais esta noite, mas a partir das 12h, esfuma-se no interior:

7h locais
gfs-2-12_ehq6.png


13h locais
gfs-2-18_xgx3.png
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
não.... a temperatura irá subir demasiado quando entrar a precipitação no ribatejo pelo que nevar nessa região será impossivel de acontecer

Não será assim tão impossível, há localidades no Ribatejo com temperaturas neste momento a rondar os 0ºC e mesmo já negativas, se a precipitação ocorrer esta madrugada/inicio da manhã será provável a ocorrência de água-neve ou mesmo neve se bem que de pouca dura.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não há nada que aponte para neve no Ribatejo a não ser a cotas acima dos 700 metros, por favor, não lancem a confusão confundindo os muitos leitores.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.