Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Caro Stormy, apenas uma questão,



No fim de semana de 26 e 27 vou precisar de efectuar umas filmagens em exterior... Esse período de tempo estável que referes inclui esses dias que correspondem ao ultimo fim de semana deste mês? Sei da dificuldade da resposta e sei também qual a fiabilidade a esta distância temporal, mas que te parece?

Cumprimentos.

Esse fim de semana calha em cheio na margem de incerteza..
Em principio a proxima semana será estavel, a partir da 2f até 6f/sab...mas depois entramos na margem de incerteza em que a instabilidade pode chegar um par de dias mais cedo ou mais tarde..
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Este periodo instavel pode depois acabar numa entrada mais fria de NW, com as primeiras neves significativas ás cotas médias ( na 1a semana de Dez), tal como eu já tinha referido anteriormente.[/B]

Mas há que ter os pés assentes na terra...este prognóstico a 200 e tal horas é muito susceptivel de mudar, e apesar de ser um cenário váido, é apenas um entre muitos.

Há 3 anos consecutivos que a mudança de mês Nov/Dez nunca falha, sempre com entradas de noroeste frescas, duas delas (2008 e 2010) bastante frias, que ditaram neve a cotas baixas (+/- 500 m) no norte do país. A ver como será desta, neste momento há uma maioria das perturbações dos ensembles do GFS a prever uma descarga fria de norte / noroeste nas nossas imediações, resta saber é se estará na longitude correcta.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Obrigado pela resposta caros Stormy e David...

Vou ficar atento e aguardar... Esse fim de semana é o unico que tenho para a captura de imagem. Gosto desses eventos de neve/chuva/instabilidade, mas nesse fim de semana não calhava nada bem :) Eheh...

Cumprimentos ;)
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Há 3 anos consecutivos que a mudança de mês Nov/Dez nunca falha, sempre com entradas de noroeste frescas, duas delas (2008 e 2010) bastante frias, que ditaram neve a cotas baixas (+/- 500 m) no norte do país. A ver como será desta, neste momento há uma maioria das perturbações dos ensembles do GFS a prever uma descarga fria de norte / noroeste nas nossas imediações, resta saber é se estará na longitude correcta.

Exacto , é uma questao a ver no futuro proximo ...

Por acaso é intressante estes 3 anos consecutivos de neve na zona norte a cotas muito baixas , sendo que se esteve ´20 anos sem qualquer aparecimento de neve e assim do nada temos logo 3 anos com neve :D

Na minha imagem á esquerda vislumbramos a serra de santa justa com neve :cold::thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É ainda uma hipótese minoritária, apenas o ECMWF e o GEM o vêm, mas como o modelo europeu já vem mostrando isto há algumas saídas tem alguma credibilidade. Próxima terça feira, uma cut-off vinda de norte atravessaria muito rapidamente a PI, com isos a rondar os 0ºC a 850 hpa. A mim parece-me preso por arames, pela proximidade da dorsal atlântica é mais provável que se desloque mais para Espanha. Mas a confirmar-se seria, caído do céu e sem se fazer anunciar com muita antecedência, o primeiro evento de neve a cotas médias, 1000 a 1200 m em todo o interior do país. Se fosse em janeiro, ou se o seu deslocamento de norte para sul fosse mais demorado, até poderíamos ter cotas muito mais baixas, uma vez que o fluxo é continental e a precipitação seria convectiva.

ECM1-120_jpe6.GIF


ECM0-120_tem9.GIF
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Sigo com imenso interesse este tópico.
E aprecio os conhecimentos e o entusiasmo com que nós acompanhamos este assunto mas aprecio imenso a coragem das pessoas que arriscam aqui previsões a 200h.

Reparem nas seguintes figuras: suas situações para o mesmo dia e hora, em duas runs consecutivas do GFS com resultados profundamente dispares





que me dizem? uma saida bizarra das 18h?
stormy e David, mantêm a análise de à pouco?
bem sei que o David não referiu o gfs mas se virem a s cartas do gfs para dia 22/23

cps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Primeiro uma analise á situação actual, utilizando o canal do vapor de agua do NHC:



Uploaded with ImageShack.us

Temos:

Uma depresão a NE dos Açores, com uma frente activa extendendo-se para SE e associada a um cavado que se vai aprofundar a oeste da costa portuguesa nas proximas 24h.

Um complexo depressionario em altura ( ULL) a NE das Caraibas/Leeward islands, que se movimentará lentamente para N.

Uma crista anticiclonica a N/NE das Bermudas.

...................

T+42h



Uploaded with ImageShack.us

Observa-se que a dorsal anticiconica do Atlantico se move para leste, com o cavado a oeste de portugal a aprofundar-se acabando por atarvessar a PI a partir das 72h.
Com isto esperamos chuva na 6f e no Sabado, por vezes forte durante a noite de 6f-Sab.
Esperam-se condições propicias á ocorrencia de actividade convectiva inserida na frente, mas de fraca a moderada intensidade.
No dia de Sabado chegará um nucleo frio em altitude, pelo que continuaremos em regime pós frontal bastante activo durante o Sabado e até á manhã de Domingo.

T+114h



Uploaded with ImageShack.us

Observa-se a propagação para leste da crista anticiclónica, com o establecimento do tempo seco e solarengo, embora com noites frias.

A partir de 2f até ao inicio da ultima semana do mês o tempo será dominado pela dorsal, primeiro com tempo mais frio, e com o avançar dos dias, com uma subida gradual da temperatura para valores ligeiramente superiores á média.

Nos Açores espera-se que a partir de meados da proxima semana se inicie um regime instavel de SW.

T+150h




Uploaded with ImageShack.us

Como referi, mantem-se o cenário de dominio anticiclonico, com a crista establecida na PI, mas não durará muito a meu ver.

Existe a possibilidade daquela depressão no Atlantico tropical evolua para um ciclone tropical ou subtropical, já que arrasta á sua volta uma grande quantidade de ar tropical humido e se encontra "abrigada" pela dorsal Atlantica.
A carta que coloco acima intensifica o cavado na zona dos Açores e coloca o AA forte na Peninsula precisamente devido ao facto de se começar a "ver" essa possibilidade de um sistema tropical a S dos Açores.

A meu ver, o que se pode passar, é que uma depressão tropical seja capturada no cavado Atlantico ( sendo uma situação de algum risco para os Açores..merece acompanhamento), ou mesmo que não haja ciclone tropical, o cavado se intensifique ao interagir com aquela massa de ar muito energético a sul.
Como estamos numa fase de forte tendencia AO+/NAO+, a entrada de muita energia do Atlantico causaria uma imediata explosão da actividade extratropical no Atl. Norte dada a intensidade do vortice polar.

Assim sendo, espero que, depois deste intervalo de tempo mais estavel para a semana, a partir da ultima semana do mês e por cerca de 5-6 dias, a crista seja empurrada para a Europa Mediterranea e a PI fique sob influencia de uma situação de W/SW com tempo outra vez mais agreste.

Este periodo instavel pode depois acabar numa entrada mais fria de NW, com as primeiras neves significativas ás cotas médias ( na 1a semana de Dez), tal como eu já tinha referido anteriormente.


Mas há que ter os pés assentes na terra...este prognóstico a 200 e tal horas é muito susceptivel de mudar, e apesar de ser um cenário váido, é apenas um entre muitos.

Vou-me citar a mim mesmo pois este post é complementar do outro.

Os modelos ás 12z mativeram a tendencia de médio e longo prazo, com o senão do ECMWF ainda estar inclinado numa solução mais bloqueada ( com uma NAO/AO não tão positivas).
O GFS agora ás 18z, voltou a carregar no cenário das 12z e 00z, o que indica ser uma ideia sólida.

No que toca á evolução da NAO, os modelos colocam uma fase bastante positiva para os proximos dias, com uma tendencia de neutralização.
Padrão tipico de uma fase com circulação zonal forte, a que se segue a entrada de um grande cavado vindo de W, e posterior enfraquecimento da zonal, por exemplo com a subida do AA para uma posição meridiana até perto da Gronelandia.
Eu acho que esse cavado vai entrar em força a partir de dias 25-27, dando origem a um periodo de forte instabilidade, seguindo-se uma injecção fria e humida no inicio de Dezembro, resultante da tal fase de enfraquecimento da NAO.

A NAO:



Uploaded with ImageShack.us


Há aquela questão da ciclogenese tropical a sul dos Açores...o GFS acentua a situação, colocando uma sinóptica algo preocupante para as ilhas a meio da proxima semana.
Outros modelos não o fazem, e depois acabam por colocar um cenário a meu ver muito deslocado da realidade no logo prazo.

Uns não veem a perturbação, e metem uma serie de ondulações no jet que vão apanhando alguma energia:

Ensemble NAEFS:



Uploaded with ImageShack.us

Outros, como o GFS e o sistema de previsão ensebelistica dos EUA, veem uma perturbação tropical/subtropical bem defenida, com um grande aporte de ar muito energético desde o Equador, resultando na amplificação de um grande cavado bem organizado, que iria crescer a partir de meados da proxima semana, afectando bastante os Açores, e depois daria inicio á sequencia de tempo instavel no continente a prtir de 25-27Nov, acabando numa entrada fria de NW no inicio de Dez.

Ensemble GEFS:



Uploaded with ImageShack.us

A meu ver, este ultimo, o mais acertado.

..........................................................................


Para os proximos dias..

Amanhã a partir da tarde volta a instabilidade, com a passagem de uma frente moderadamente activa, deverá chover bastante..e haverá algum vento, mas nada de mais.

Sabado e Domingo o cavado vai-se deslocar para ESE, com uma bolsa de ar muito frio aos 500hpa, dando origem a bastante convecção pós frontal, com granizo, e neve nas cotas media-altas acima dos 1400m.
Os Aguaceiros pós frontais poderão ser mais significativos na região centro e Sul dada a trajectoria da bolsa fria em altura e das linhas de forçamento dinamico a ela associada.

.........................................................................

Resumindo..

Teremos até 2f de manhã um periodo instavel, com as temperaturas a descer.

Entre 2f e dia 25-27 haverá um periodo de tempo anticiclonico, com as temperaturas a subir ( especialmente a partir de dia 22-23), sol, e ventos fracos.

Entre dias 25-27Nov e 1-2 de Dezembro poderemos ser afectados por uma situação de SW algo intensa, com ventos, chuvas, trovoadas e ondulações que poderão ser por vezes fortes.

Entre dia 1-2Dez e 6-8Dez teremos um periodo mais frio, com as primeiras neves significativas ás cotas 700-900m, e um fluxo instavel de NW.

Há ainda a situação dos Açores para meados ou finais da proxima semana, em que poderemos ter um sistema tropical/subtropical na area, interagindo com o cavado, num processo muito dinamico e portanto que merece bastante atenção...
E mesmo que não haja uma depressão tropical, só o aporte de ar muito energetico de S, em interacção com a ondulação do jet, poderia ser complexa e dar origem a uma ciclogenese ou a uma area de frontogenese muito activa.

E pronto..é esta a minha analise..parece-me a mais correcta, mas logo veremos ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece que depois de Sábado em que teremos alguma chuvinha parece que vamos ter que esperar imenso tempo !

Quanto á previsão da NAO ela varia consoante os ensembles modelados pelo GFS dado que este indice é a diferença de pressão entre Açores e Islãndia cujo resultado ( + ou -) é a anomalia face á média.

Portanto esse indice trata-se de um mero indicador com base nas saidas dos modelos, pois se tal não fosse não variava tanto de um dia para o outro !!

Este ano já aconteceu pelo menos umas 4/5 vezes darem uma acentuada descida do indice, para NAO - a durar por uma semana pelo menos, e depois isso nunca aconteceu como se pode ver desde cerca do dia 1 Setembro em muito raramente esteve negativo.

Por isso esse indice para mim tem pouco valor e apenas serve como base cientifica !!
 

BigB

Cirrus
Registo
18 Nov 2011
Mensagens
15
Local
Lisboa
Boa Tarde,

É a minha 1ª intervenção neste Forum, cumprimento desde de já a todos.

Refiro a questão da temperatura neste mês de Novembro que até a data de hoje tem uma temperatura média de á volta dos 14º graus em Lisboa dentro da média para este mês, é certo que acabará abaixo da média que é de 14,5º para Lisboa.Acho um dado interessante pois não temos tido dias frios, e as previsões apontavam para o mês com anomalia positiva, pergunto se isto se deve á ausência do chamado Verão de São Martinho?

:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa Tarde,

É a minha 1ª intervenção neste Forum, cumprimento desde de já a todos.

Refiro a questão da temperatura neste mês de Novembro que até a data de hoje tem uma temperatura média de á volta dos 14º graus em Lisboa dentro da média para este mês, é certo que acabará abaixo da média que é de 14,5º para Lisboa.Acho um dado interessante pois não temos tido dias frios, e as previsões apontavam para o mês com anomalia positiva, pergunto se isto se deve á ausência do chamado Verão de São Martinho?

:thumbsup:

Boa tarde BigB,

Bem-vindo ao fórum.

Ao 17ºdia do mês de Novembro, Lisboa (Geofísico) apresentava as seguintes anomalias:
Tmin: 12,65ºC (+1,15ºC)
Tmáx: 18,9ºC (+0,9ºC)

Dadas as previsões, não sei se será certo que o mês termine com uma anomalia negativa.

mt8lissabonens.png


Aponto mais para um mês "normal" [-0,5 a +0,5]ºC.
 

BigB

Cirrus
Registo
18 Nov 2011
Mensagens
15
Local
Lisboa
Boa tarde BigB,

Bem-vindo ao fórum.

Ao 17ºdia do mês de Novembro, Lisboa (Geofísico) apresentava as seguintes anomalias:
Tmin: 12,65ºC (+1,15ºC)
Tmáx: 18,9ºC (+0,9ºC)

Dadas as previsões, não sei se será certo que o mês termine com uma anomalia negativa.

mt8lissabonens.png


Aponto mais para um mês "normal" [-0,5 a +0,5]ºC.

Boa tarde,

Agradeço a informação estava-me a basear no seguinte site:

http://www.wunderground.com/history/airport/LPPT/2011/11/18/MonthlyHistory.html

que dá uma temperatura média por volta dos 14º graus concerteza pode não ser a mais correcta, também não sei em que estações o Weather Underground se baseia.
Quando projectei o final do mês foi baseado na 2ª quinzena ser tendecialmente mais fresca que a 1ª.
:thumbsup: