Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Pois,... Mas a maior proximidade do evento fez-se notar.

gfsnh-0-54_jqg5.png


54 horas, foi a distância temporal a que o GFS atinou, cut-off muito para sul, a dorsal não sobe, mantém-se a circulação zonal intensa.

Outras coisas são de estranhar, como a run de controle, com as mesmas condições de fronteira, mas com uma resolução menor, atinou primeiro com o evento que a run operacional?

No fundo não muda quase nada na próxima semana em relação ao dia de hoje!:huh:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois,... Mas a maior proximidade do evento fez-se notar.

gfsnh-0-54_jqg5.png


54 horas, foi a distância temporal a que o GFS atinou, cut-off muito para sul, a dorsal não sobe, mantém-se a circulação zonal intensa.

Outras coisas são de estranhar, como a run de controle, com as mesmas condições de fronteira, mas com uma resolução menor, atinou primeiro com o evento que a run operacional?

Ou metade dos dados que se metem nos modelos é errada, ou então temos aqui um fenomeno qualquer muito estranho e contraditório...

Bom...estou a ver que a minha previsão avançada que fiz há uns dias foi desmantelada..não vamos ter lá grande coisa pelo menos nos proximos 6 dias..

Mesmo assim estou perplexo..não sei..pode ser que a coisa mude, afinal a nivel sinóptico fazia bastante sentido aquele cenário que descrevi.
Mas vá...nem sempre as coisas são assim, é como aquele bloqueio que esteve em 2010 durante 2 meses em cima da Russia e fez Moscovo atingir media para esse agosto de 26.6ºC..não faz sentido mas acontece:lmao:

É a organização da atmosfera...por vezes pode trazer eventos insólitos ou menos lineares..é a beleza da ciencia:thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Pum Catrapum , que desta vez foi o GFS.
Mas que não haja parca memória.
Se lhe damos tanta importância é porque outras vezes sabemos que terá alertado mais cedo .
Não faltam exemplos nesta breve ,mas já consistente história dos modelos de previsão.
Vamos ter que aguardar mais. Paciência.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E pronto...o GFS está congruente com o ECMWF, e instauram aquele que eu penso vir a ser o padrão dominante neste proximo (não)Inverno.

Infelizmente aquela minha analise de há uns dias para o inicio de Dez. ficou por terra...ao que parece a tendencia de organização da circulação zonal está a empurrar a zona mais activa, por onde se dão as intrusões tropicais, um pouco para oeste, enquanto que dos Açores para leste há a tendencia de formação anticiclónica ( Ridging), um pouco mais cedo do que eu esperava..mas entrámos no padrão temido por todos os entusiastas da meteo..hehe

.................................


Para já no médio prazo, temos uma pequena perturbação frontal que vai afectar o norte do pais na proxima 4f..e tambem já está consensual nos modelos:

Theta-e T+108h



Uploaded with ImageShack.us

Esta pequena perturbação está associada a uma ligeira ondulação frontal e a massas de ar quente e humido nos niveis medios e baixos ( o Theta-e é uma das formas de medir o conteudo energetico da uma massa de ar, quanto mais humidade e calor transportado numa massa de ar maior o seu theta-e).

Se fosse há 1 mês e tal, não exitaria...TROVOADAS....mas nesta altura do campeonato o Interior está a ficar frio e o litoral tambem segue o mesmo caminho...não havendo uma frente mais intensa a forçar o ar a subir, não sei até que ponto poderá haver alguma coisa.

A ideia para já aponta para que esta frente ao injectar ar mais humido e quente possa dar origem a alguns chuviscos estratiformes no norte, e nevoas/pouco nebulosidade mais a sul...

Mas caso hajam boas condições para aquecimento diurno, e o forçamento associado á ondulação do jet aumente, há algumas chançes para aguaeiros mais fortes ou mesmo trovoadas, especialmente na faixa litoral e no interior sul

......................

No longo prazo...como disse mais acima neste post, há uma tendencia para empurrar a dorsal para cima de nós, e abrir um canal de advecção tropical para o Atlantico Ocidental ( entre os Açores e a Bermuda/EUA), isso terá por efeito uma fixação cada vez mais forte do AA aqui na PI, enquanto no Atlantico-Europa reina a forte actividade ciclonica associada a uma zonal forte e ao cavado que vai ficar para oeste dos Açores.
Na Europa de E/SE, o regime será NW...havendo possibilidades de ciclogensese no Mediterraneo central e ocidental.....

A Europa Central e de Leste poderá ver os primeiros flocos de neve já no final deste Mês ou inicio do proximo..:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Eu quando fiz o post ontem, não esperava que a mudança ocorresse logo na run das 18. Aqueles 71 mm de precipitação que o GFS dava ontem na run das 12 não tinha nenhuma lógica e bastava olhar ao ECM que era ele que ia ganhar.

Existe uma nova máxima para não haver desilusões aqui: "Sempre que o GFS não esteja igual e as diferenças sejam enormes, olha para o ECM se ele não recuar é ele que vai ganhar". :D:lol:

Neste momento, a agência MeteoPT baixou o rating do GFS. A agência promete cortar ainda mais no rating do GFS dependente das condições atmosféricas que farão sentir-se no próximo Inverno.

A chuva vai voltar a partir de 20 de Dezembro e o mês vai acabar acima da média. Como se diz não há 2 sem 3 e espero um Dezembro como tem sido os últimos 2 anteriores, senão o dito ditado popular vai por água abaixo.:rolleyes::lmao:
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Eu vou viajar para a alemanha , mais própriamente para estugarda entre os dias 26 e 02 de janeiro . O que acha que vou poder encontrar por lá . Gostaria muito de ver nevar por lá :D

Estive a ver o modelo CFS, embora a um mês de distância não seja nada fiável, e há hipóteses de nevar, mas está muito tremido. Até dia 26 tem a influência marginal do anticiclone. Mas a esta distância vale o que vale. ;)
 
M

Membro excluído 274

Bom dia...

Tão mas tão previsível o recuo do GFS! Mas ainda alguém tem dúvidas que o ECMWF é muito mais fiavel que o americano?:lmao:

O AA está finalmente no seu lugar habitual (será que não nos conformamos?) nos Açores e parece que nos irá influenciar pelo menos nas próximas duas semanas, teremos tempo seco e temperaturas máximas acima do habitual para Dezembro e mínimas um pouco acima da média também. O que poderão aparecer serão os nevoeiros típicos no interior.
A chave está na Terra Nova, enquanto continuar a ser o berço de autênticios ciclones em cadeia não há qualquer hipótese de união com a A Gronelandês até lá não vejo mudanças.:(:calor::calor:

Preveem-se umas semanas tranquilas aqui no forum.:angry:
 

nix

Cirrus
Registo
26 Nov 2011
Mensagens
2
Local
Guarda
Pois è no ano passado por esta altura havia uma grande "alegria" no forum....... mas pronto vamos ter calma para ver o que irá acontecer. Era muito bom que moda-se tudo.... muita neve muito frio... mas não me pare-se.
Há uns bons tempos atrás por esta altura aqui pela guarda já se tinha visto neve.... mas vamos ter de esperar.:angry:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Parece que estamos no limiar de :suicidio:
Já começam as lamechices do costume...:rolleyes:

Saudemos o sol, e saudemos o outono. O inverno ainda está a quase um mês de distância, não vale a pena andarmos a lamentar-nos de previsões erráticas que prenunciam um inverno seco e "quente".
Tudo pode mudar de repente...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
sim e vdd aristocrata..
mas tb prefiro assim o tempo..pois quanto mais assim se mantiver maior e a probabilidade de termos um iverno em grande..

se nao estou em erro penso que em 2009 foi assim...e fomos brindados com neve a cota 0!!!!

ansioso que janeiro chegue...