Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Falando na situação de amanhã, em princípio e analisando estas previsões do instituto hidrográfico não haverá problemas com as marés / coincidências com a altura de maior precipitação acumulada:

Qua, 2011-11-02 01:16 1.47 Baixa-mar
Qua, 2011-11-02 07:59 3.32 Preia-mar
Qua, 2011-11-02 14:07 1.38 Baixa-mar
Qua, 2011-11-02 20:48 2.99 Preia-mar

:thumbsup:

Esses horarios de preia e baixa mar são os mesmos de quinta feira?
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Esses horarios de preia e baixa mar são os mesmos de quinta feira?

Está lá escrito no início de cada frase "Qua", ou seja, quarta-feira, e que eu saiba hoje é terça, portanto amanhã não poderá ser quinta-feira:rolleyes:
__________________________________________
Já agora, se puder/quiser dizer, de que zona de Loures é? :)
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Bem sei que este forum existe para que se discuta meteorologia, no entanto se repararmos no nome do forum vemos que estão bem realçadas as letras PT. Essas letras, ou melhor, a língua que representam está cada vez mais mal tratada, tanto neste como noutros fóruns. Desculpem fugir ao tópico mas entristece-me ver como encaramos a forma como escrevemos. Os erros são cada vez mais e a preocupação com os mesmos é cada vez menor.

Cumprimentos e que venha a chuva!!

Subscrevo totalmente e penso que foi muito oportuno.:thumbsup:
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
Boa tarde,

Precisava aqui de uma ajudinha vossa. Bem sei que as previsões são extremamente complicadas e por isso mesmo podem falhar muito. No entanto gostaria de saber se alguém consegue fazer uma previsão mais ou menos acertada da altura do dia em que será pior andar na rua.

É que tenho umas mudanças para fazer, e queria evitar a pior hora do dia de amanha, que segundo o freemeteo será de tempestade forte!

E já agora, se se confirma mesmo essa tempestade forte.

PS - No freemeteo diz que o pior será às 13, no entanto, costuma falhar muito!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa tarde,

Precisava aqui de uma ajudinha vossa. Bem sei que as previsões são extremamente complicadas e por isso mesmo podem falhar muito. No entanto gostaria de saber se alguém consegue fazer uma previsão mais ou menos acertada da altura do dia em que será pior andar na rua.

É que tenho umas mudanças para fazer, e queria evitar a pior hora do dia de amanha, que segundo o freemeteo será de tempestade forte!

E já agora, se se confirma mesmo essa tempestade forte.

PS - No freemeteo diz que o pior será às 13, no entanto, costuma falhar muito!

Para ter a certeza, só mesmo utilizando o nowcasting, aquilo que nós chamamos de previsão a poucas horas de distância utilizando imagens de satélite e radares meteorológicos (que representam a realidade) em vez dos modelos (que "apenas" tentam representar a realidade).

Porém, os modelos estão a prever que a pior fase seja algures durante a manhã (8h ás 13h).

Mas se fores acompanhando o radar do IM podes ter maior certeza do pior período! :thumbsup:
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Bem sei que este forum existe para que se discuta meteorologia, no entanto se repararmos no nome do forum vemos que estão bem realçadas as letras PT. Essas letras, ou melhor, a língua que representam está cada vez mais mal tratada, tanto neste como noutros fóruns. Desculpem fugir ao tópico mas entristece-me ver como encaramos a forma como escrevemos. Os erros são cada vez mais e a preocupação com os mesmos é cada vez menor.

Cumprimentos e que venha a chuva!!

Subscrevo totalmente e penso que foi muito oportuno.:thumbsup:

Boas tardes, desculpem o off-topic, mas não posso deixar passar sem dar a minha opinião.

Os erros acontecem porque felizmente o acesso à internet está-se a democratizar e hoje em dia cada vez mais pessoas podem consultá-la, independentemente do nivel de escolaridade que tenham frequentado! Graças a isso este nosso forum tem cada vez mais membros e visitantes ! ;)
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Caro jorgepaulino,

tal como diz, felizmente o acesso à net (informação, conhecimento...) está ao alcance de mais gente. No entanto isso, por si só, não serve de justificação porque vemos muito frequentemente este tipo de erros vindos de pessoas ditas "mais instruídas". O problema, na minha opinião, não passa tanto pelo erro (errar faz parte da nossa condição) mas sim pela maneira como o encaramos. Com leviandade. Na minha opinião deveríamos ser mais activos e, não só procurar minimizar os nossos erros, mas também os dos outros. Dito isto, não vejo mal nenhum em corrigirmos os erros ortográficos dos nossos amigos foristas. Só tenho a agradecer se o fizerem comigo :)

Mais uma vez peço desculpa por fugir ao assunto que nos traz aqui.

Cumprimentos!!!