Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Proximas 4 a 5h

Aproxima-se uma região instavel caracterizada por actividade convectiva localmente muito intensa.
Aconselha-se que as pessoas tomem as percauções que possam face ao perigo de cheias rapidas, rajadas de vento muito forte e granizo.

Area mais afectada, Litoral entre Portimão e Aveiro e o interior a sul do Tejo.
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Proximas 4 a 5h

Aproxima-se uma região instavel caracterizada por actividade convectiva localmente muito intensa.
Aconselha-se que as pessoas tomem as percauções que possam face ao perigo de cheias rapidas, rajadas de vento muito forte e granizo.

Area mais afectada, Litoral entre Portimão e Aveiro e o interior a sul do Tejo.

Cautela ao que dizes nada mais tenho a dizer ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Cautela ao que dizes nada mais tenho a dizer ;)

Pois realmente ... não existe nada nem no radar nem no Satélite que justifique tal afirmação.
Não vem nada que não tivesse afectado já o litoral do Norte e Centro e agora ao fim do dia o litoral da região mais centro e sul, em especial na região sul !!

Ou seja os aguaceiros serão provavelmente fortes mas sempre muito curtos !!
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
??

Que radar estão vocês a ver?

Eu vejo claramente uma linha de instabilidade de aguaceiros mais constantes a Sul do Tejo...

Não com convectividade muito vertical mas ela está lá...



Tudo bem que é normal mas ao entrar em terra devem ganhar intensidade com a orografia, pelos menos teoricamente...
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
120
Local
Portimão
Proximas 4 a 5h

Aproxima-se uma região instavel caracterizada por actividade convectiva localmente muito intensa.
Aconselha-se que as pessoas tomem as percauções que possam face ao perigo de cheias rapidas, rajadas de vento muito forte e granizo.

Area mais afectada, Litoral entre Portimão e Aveiro e o interior a sul do Tejo.

Afinal é verdade!! aqui por Portimão já se sentiu, grande actividade eléctrica, granizo e grande precipitação!! A energia já foi a baixo em alguns pontos da cidade!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Proximas 4 a 5h

Aproxima-se uma região instavel caracterizada por actividade convectiva localmente muito intensa.
Aconselha-se que as pessoas tomem as percauções que possam face ao perigo de cheias rapidas, rajadas de vento muito forte e granizo.

Area mais afectada, Litoral entre Portimão e Aveiro e o interior a sul do Tejo.

Interessante, o Stormy que é daqueles que mais gosto de ler neste tópico, chamou a atenção para a linha de instabilidade que vinha. O Barlavento algarvio, que teve até granizo em Portimão. Mas vieram logo uns quantos com pedras da mão a criticá-lo. Nem vale a pena criticar, porque estas situações são muito localizadas e isso pode chover no meu terraço e no terraço do meu vizinho não chover.

Até ao final da manhã de amanhã, o Algarve vai ter trovoada, aguaceiros fortes e podem até ser de granizo. Por isso, o que disse o stormy aplica-se até amanhã ao meio-dia e basta consultar os modelos.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Penso que teremos bons minutos de precipitação e vento e alguma trovoada mas nada de grave :huh:
Mas acho que ninguém veio com pedras na mão a criticar o Stormy pelo menos eu não achei Algarvio1980 , tambem eu adoro ver as previsões dele penso que é dos mais entendidos. Mas em alguns locais pode acontecer sim porque o terreno esta encharcado.


sat_new_ireu.gif




http://www.sat24.com/en/eu
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Interessante, o Stormy que é daqueles que mais gosto de ler neste tópico, chamou a atenção para a linha de instabilidade que vinha. O Barlavento algarvio, que teve até granizo em Portimão. Mas vieram logo uns quantos com pedras da mão a criticá-lo. Nem vale a pena criticar, porque estas situações são muito localizadas e isso pode chover no meu terraço e no terraço do meu vizinho não chover.

Até ao final da manhã de amanhã, o Algarve vai ter trovoada, aguaceiros fortes e podem até ser de granizo. Por isso, o que disse o stormy aplica-se até amanhã ao meio-dia e basta consultar os modelos.

Aqui ninguém veio com pedras nas mãos criticar x y ou z simplesmente disse para ter cautela no que posta pois nestas linhas de instabilidade nunca ninguém sabe o que está lá "escondido" portanto temos ter cautela no que dizemos pois afinal de contas existem mais pessoas a ler este tópico do que nós pensamos. E se fomos fazer uma recolha de todos os posts dele verificamos que por vezes o alarmismo vindo dos mesmos nem sempre se verifica. ( Isto já o disse a ele pessoalmente pois falamos mais vezes do que muita gente pensa)
O facto de o Barlavento Algarvio ter granizo e precipitação intensa não quer dizer que ele acertou ou errou pois se formos a ver em outras zonas não se passou nada de especial. Concluindo a base da questão é o que se diz e como se diz...nunca podemos esquecer que estão centenas de pessoas a ler o que escrevemos e por vezes o que se escreve aqui "lá fora" é "amplificado" ao dobro...

Fico por aqui no off topic.....

On topic:

Neste momento a linha de instabilidade tão "badalada" esta a atravessar o nosso pais e outra poderá atravessa a zona Sul do pais amanhã segundo a sinóptica.



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Os posts do Stormy são sempre muito complexos, e ele sabe muito bem do que fala quando escreve. Sei que cada um tem a sua opinião mas neste caso é como se um grupinho de alunos estivessem a criticar um professor com muitos anos de trabalho...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Os posts do Stormy são sempre muito complexos, e ele sabe muito bem do que fala quando escreve. Sei que cada um tem a sua opinião mas neste caso é como se um grupinho de alunos estivessem a criticar um professor com muitos anos de trabalho...

Não tenho mais nada acrescentar ;)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Os posts do Stormy são sempre muito complexos, e ele sabe muito bem do que fala quando escreve. Sei que cada um tem a sua opinião mas neste caso é como se um grupinho de alunos estivessem a criticar um professor com muitos anos de trabalho...


Apenas achei o termo " pedras na mão " pesado se me dou a entender e longe de mim criticar o Stormy, estou a anos luz do conhecimento dele :)

Hoje esteve a nevar o dia todo na Serra da Estrela desde as 3 madrugada mais propriamente acima dos 1600m subindo durante o dia para os 1800m, esta madrugada deve baixar aos 1500m mas durante o dia deve subir para acima dos 1800m o que dizem?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Proximas 4 a 5h

Aproxima-se uma região instavel caracterizada por actividade convectiva localmente muito intensa.
Aconselha-se que as pessoas tomem as percauções que possam face ao perigo de cheias rapidas, rajadas de vento muito forte e granizo.

Area mais afectada, Litoral entre Portimão e Aveiro e o interior a sul do Tejo.

Só tenho um reparo a fazer stormy! Falhaste só por uns poucos quilómetros...:D Acabou por chegar também ao litoral do concelho de Lagoa e ao Sitio das Fontes, com aquele fabuloso rain rate de 213,4mm/h registados às 18h18...:D

De resto, excelente previsão!:thumbsup: Como sempre!

Passando ao que interessa, o satélite mostra muitas formações a W e a SW de Portugal, e que durante a noite irão atingir o território. Como tal, e como já aqui foi dito, deveremos ter mais aguaceiros fortes e algumas trovoadas, dispersos pelo território...resta saber quem vão ser os contemplados!