Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Só tenho um reparo a fazer stormy! Falhaste só por uns poucos quilómetros...:D Acabou por chegar também ao litoral do concelho de Lagoa e ao Sitio das Fontes, com aquele fabuloso rain rate de 213,4mm/h registados às 18h18...:D

De resto, excelente previsão!:thumbsup: Como sempre!

Passando ao que interessa, o satélite mostra muitas formações a W e a SW de Portugal, e que durante a noite irão atingir o território. Como tal, e como já aqui foi dito, deveremos ter mais aguaceiros fortes e algums trovoadas, dispersos pelo território...resta saber quem vão ser os contemplados!

->:thumbsup:

O IM mantém o aviso amarelo para os aguaceiros onde existem condições para a ocorrência de trovoadas até ás 9h de amanhã.

O estofex também não está nada mal...

 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
De resto...esta depressão é brutal:thumbsup:

Pois até à manhã de hoje há a possibilidade de trovoadas e aguaceiros localmente fortes. Está aí muita instabilidade para entrar esta madrugada e manhã:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O dias de hoje será caracterizado pela entrada de uma "lingua" de ar frio nos niveis medios e altos, que vaio interagir com algumas linhas de instabilidade/frontogenese e um mar relativamente quente com uma camada de superficie humida e de origem subtropical.

Continuará portanto a instabilidade por vezes forte, pela manhã no litoral, e pela tarde a estender-se ao interior da região sul e ás zonas costeiras mais interiores do litoral norte e centro.

Continua a haver algum risco de inundações localizadas e de queda de granizo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Como já havia referido não se passou nada de especial, pode ser muito forte localmente mas muito pontal, pra aí quem .. 5 minutos ou 10 minutos e nas ultimas horas acho que no máximo em determinado sitio tivemos uns 15 mm no máximo.
O Stormy não diz as coisas por mal, mas por vezes tende a exagerar e não é o unico e nem toda a gente que passa por aqui entende de meteorologia como nós ... que somos treinadores de bancada, e por isso temos que ser ponderados naquilo que escrevemos.
Nada a ver com a sua grande capacidade de entendimento dos fenómenos meteorológicos.
FIM DE OFF_TOPIC

Relativamente aos modelos ... o que tenho a dizer é que no medio longo prazo existe uma certa tendencia dos modelos para colocar primeiro algures entre Terça e Final de Quarta uma depressão a Noroeste dando precipitação em especial no litoral, mas devendo ser de fraca actividade e depois tarde e com a benção do São Martinho uma mais interessante depressão colocada em forma de cut-off em especial pelo ECM a oeste de Portugal e que parece começar a ser modelada pelo GFS nesta run das 06h !!
Espero que finalmente venhamos a ter aquilo que tanto anseamos aqui a sul.
A localização feita pelo ECM parece vir a ser perfeita !!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pelo radar do IM observa-se o esperado pelos modelos.... vêm ai imensas células a acaminho do sul... e devem esta a registar-se precipitações intensas no alentejo.

Note-se que ontem tivemos rain rates de 213 mm/h no algarve!
as próximas horas vão na mesma linha.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A situação do estado do tempo tende a alterar-se a partir desta tarde, com a passagem do território de Portugal Continental do sector anterior para o sector posterior do cavado que tem estado a influenciar o estado do tempo (esta alteração será notada a partir do momento em que a pressão atmosférica comece a subir).
Esta alteração provocará a rotação do vento para noroeste e consequente queda de temperatura; a chegada de ar marítimo polar, menos propício a precipitações, vai levar à passagem para um regime de aguaceiros cada vez menos frequentes e de menor intensidade; amanhã haverá já uma melhoria geral do estado do tempo.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto o IM lançou aquilo que seria de esperar relativamente ao mês de Outubro:

"O mês de outubro foi o mais quente desde que se iniciaram os registos, em 1931. Esta situação deveu-se em grande medida à influência de uma massa de ar quente e seco transportado do Norte de África e com trajeto sobre o Mediterrâneo e a Península Ibérica, o que originou nos primeiros 20 dias do mês valores muito elevados de temperatura máxima do ar.

Este outubro foi o mais quente desde 1931, com um valor médio da temperatura máxima do ar de 25,96ºC e uma anomalia de +4,73ºC. O valor médio da temperatura média do ar, 18,91ºC, foi também o mais elevado desde 1931 e registou uma anomalia de +2,70ºC. O valor médio da temperatura mínima do ar (11,86ºC) foi igualmente superior ao respectivo valor normal, com uma anomalia de +0,67ºC.

Em termos de precipitação, o mês de Outubro registou um valor acumulado de 84.8mm, valor este inferior ao respectivo normal 1971-2000 (98,2mm)."

Bateu recordes portanto, em termos de temperaturas. Nunca tive qualquer dúvida em relação a isso :). Quanto a precipitação, mesmo com a chuva do final do mês, ficou abaixo do valor normal.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

bem, depois destes dias de instabilidade, agora vem ai uns dias de calmia e briol:cold:.

segundo os modelos ja a partir de amanha, o ceu vai andar nublado poderá ate cair alguma chuvita fraca, mas nada de extremos.
segunda feira o dia tambem e capaz de ser parecido ao de domingo, com o ceu nublado.

a partir de terça feira dia 8, aproxima-se um cavado, que poderá influenciar o estado do tempo ja a partir do meio da tarde deste dia. em prencipio nao será tao violento como estes que acabou de passar. pois parece ser uma frente fraca. mas ainda está um pouco confuso...


agora falando a longo prazo no sabado dia 13, ai os modelos poe um cavado a passar quase em cheio, no norte da Galiza esse sim podera ser violento...

mas vamos aguardar para ver como se vai comportar o cavado do dia 8 que direcção e tendencia ele vai ter... como ja disse em cima esta um pouco confuso...
e esperar tambem pelo dia 13 claro :thumbsup: