Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção á 6f pela noite, possibilidade de uma ciclogenese rapida a W.

Uma short-wave associada a um nucleo muito frio aos 500hpa ( -25 a -30ºC) desprende-se do vortice polar principal, precorrendo um vasto caminho até SE dos Açores.
Ao encontrar aguas mais quentes ( 20-23ºC), e uma baixa troposfera muito energética, as linhas de forçamento deverão gerar actividade convectiva muito intensa.
Esta actividade levará á formação de uma baixa cujo cavamento é favorecido pelo posicionamento da região activa sob a saida leste do jet streack, uma zona onde há divergencia em altura e se promove a rapida ascensão do ar, numa reacção que leva á descida rapida da pressão.

Esta situação é para seguir com cuidado nos proximos dias!

Alguns efeitos seriam eventos convectivos intensos, chuvas e ventos fortes e ondulação vigorosa inclusivé no Algarve.

Para já este cenário é evidente tanto no GFS12z como no ECMWF12z.

......................

Depois de Sabado mantem-se o cavado a oeste do território, com sucessivas regiões depressionarias a serem criadas fundindo-se e acabando por definhar, num processo ciclico aqui a NW/W...devido ao facto do anticiclone Europeu não as deixar progredir para leste.

Assim sendo teremos:
4f-6f, agueceiros/trovoadas dispersos, mais frequentes e intensos no litoral e no sul.

6f-sab, uma situação mais gravosa, com ventos mais fortes de S e chuvas intensas...actividade convectiva tambem intensa.

sab-3f/4f, manutenção da instabilidade com tempo ameno e aguaceiros/trovoadas...menos vento mas a manter-se do quandrante S/SW.
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

ja viram as iagens de satelite?
estao a formar-se ao que pareçe celulas... parece uma linha de istabilidade
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Atenção á 6f pela noite, possibilidade de uma ciclogenese rapida a W.

Uma short-wave associada a um nucleo muito frio aos 500hpa ( -25 a -30ºC) desprende-se do vortice polar principal, precorrendo um vasto caminho até SE dos Açores.
Ao encontrar aguas mais quentes ( 20-23ºC), e uma baixa troposfera muito energética, as linhas de forçamento deverão gerar actividade convectiva muito intensa.
Esta actividade levará á formação de uma baixa cujo cavamento é favorecido pelo posicionamento da região activa sob a saida leste do jet streack, uma zona onde há divergencia em altura e se promove a rapida ascensão do ar, numa reacção que leva á descida rapida da pressão.

Esta situação é para seguir com cuidado nos proximos dias!

Alguns efeitos seriam eventos convectivos intensos, chuvas e ventos fortes e ondulação vigorosa inclusivé no Algarve.

Para já este cenário é evidente tanto no GFS12z como no ECMWF12z.

......................

Depois de Sabado mantem-se o cavado a oeste do território, com sucessivas regiões depressionarias a serem criadas fundindo-se e acabando por definhar, num processo ciclico aqui a NW/W...devido ao facto do anticiclone Europeu não as deixar progredir para leste.

Assim sendo teremos:
4f-6f, agueceiros/trovoadas dispersos, mais frequentes e intensos no litoral e no sul.

6f-sab, uma situação mais gravosa, com ventos mais fortes de S e chuvas intensas...actividade convectiva tambem intensa.

sab-3f/4f, manutenção da instabilidade com tempo ameno e aguaceiros/trovoadas...menos vento mas a manter-se do quandrante S/SW.

Bahhhh ... interessante com este cenário que mostra o GFS e ECM é para os peixes, pois são os únicos que podem surfar nas ondas e levar com chuva ao mesmo tempo, pois com este cenário a precipitação ficava toda a nos dizer Adeus !!
E volto a reforçar ..... a depressão está cada vez mais no mar, nos principais modelos, quer Sábado quer Domingo e Segunda em diante seria muito mais provável a Norte e Centro!!:sad::sad::sad:

Para a chuva chegar aqui ... e mantendo-se as linhas depressionários no valor que estão a linha dos 1005 hpa tem que nos colar, reparem que neste momento já se encontra quase nos 1015 hpa cá em cima ... e deste jeito no fim de semana teremos somente chuva no mar, e vento e ondulação.

Não me agrada nada estas runs de hoje ... a depressão tem que encostar mais ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para a chuva chegar aqui ... e mantendo-se as linhas depressionários no valor que estão a linha dos 1005 hpa tem que nos colar, reparem que neste momento já se encontra quase nos 1015 hpa cá em cima ... e deste jeito no fim de semana teremos somente chuva no mar, e vento e ondulação.

Neste momento estão 1015 mbar na região de Sintra e chove bem há mais de duas horas (bem mais do que pode indiciar o radar, devido às nuvens serem baixas). O mais importante não é a pressão atmosférica absoluta, mas o seu gradiente, e acho que a situação continua interessante para o Algarve, nem percebo por que é que o GFS prevê tão pouca precipitação com aquela sinóptica.

Já se vê no satélite o porquê do lançamento do aviso laranja para os distritos de Lisboa e Setúbal, vai ser uma noite e manhã bem chuvosas.
 

cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Bahhhh ... interessante com este cenário que mostra o GFS e ECM é para os peixes, pois são os únicos que podem surfar nas ondas e levar com chuva ao mesmo tempo, pois com este cenário a precipitação ficava toda a nos dizer Adeus !!
E volto a reforçar ..... a depressão está cada vez mais no mar, nos principais modelos, quer Sábado quer Domingo e Segunda em diante seria muito mais provável a Norte e Centro!!:sad::sad::sad:

Para a chuva chegar aqui ... e mantendo-se as linhas depressionários no valor que estão a linha dos 1005 hpa tem que nos colar, reparem que neste momento já se encontra quase nos 1015 hpa cá em cima ... e deste jeito no fim de semana teremos somente chuva no mar, e vento e ondulação.

Não me agrada nada estas runs de hoje ... a depressão tem que encostar mais ...

Aurélio o péssimista do costume!!!!!!eu concordo plenamente com o Stormy:thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A manterem-se as previsões dos actuais modelos parece que vamos mesmo ficar a ver navios...recordo-me que já tivemos situações destas no passado com os modelos a preverem o oposto, ou seja, muita chuva a chegar ao continente , que depois na prática resultou no grosso da precipitação ficar retida no oceano. Agora com os modelos a preverem que grande parte dela fique a olhar a costa já não digo nada...
Pelos modelos o melhor desta semana, aqui para o sul, vai ser esta noite e a manhã de amanhã. De resto só lá para Domingo é que poderá vir qualquer coisita, isto supondo que os modelos acertam na sua previsão:)
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Desculpem-me o off-topic, mas os senhores falam mais no centro e sul do país.:angry:
O Norte também existe sff.

Já aproveitando o "barco", qual a situação até domingo para o norte do país?

Cumps,
rfilipeg
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Aurélio o péssimista do costume!!!!!!eu concordo plenamente com o Stormy:thumbsup:

Atenção que o Aurélio estava a referir-se especialmente ao Sul.
E realmente o Sulhoje, amanhã e depois não terá tanta precipitação quanto isso, mas também acho pessimismo em excesso. Vai haver precipitação. E não é pouca

Nesta run GFS das 18 h 2ªfeira é bem molhada, até no algarve.
Note-se a variabilidade entre os output das runs sucessivas. A análise do Stormy parece válida.
Mas o Stormy e o Aurélio atacam o problema de forma diferente.
Lembro-me dos meteorologistas de "velha guarda" discutirem que a previsão acaba por refletir a personalidade de quem a faz ;)
com esta frasenão mando indiretas a ningu´m, mas escrevo-a para chamar a atenção para este aspecto fascinante da meteorologia.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Atenção que o Aurélio estava a referir-se especialmente ao Sul.
E realmente o Sulhoje, amanhã e depois não terá tanta precipitação quanto isso, mas também acho pessimismo em excesso. Vai haver precipitação. E não é pouca

Nesta run GFS das 18 h 2ªfeira é bem molhada, até no algarve.
Note-se a variabilidade entre os output das runs sucessivas. A análise do Stormy parece válida.
Mas o Stormy e o Aurélio atacam o problema de forma diferente.
Lembro-me dos meteorologistas de "velha guarda" discutirem que a previsão acaba por refletir a personalidade de quem a faz ;)
com esta frasenão mando indiretas a ningu´m, mas escrevo-a para chamar a atenção para este aspecto fascinante da meteorologia.

Não se trata disso .... o Stormy apenas presumo eu, utiliza a sinóptica para realizar as suas previsões embora não percebo onde vê ele a chuva no sul aqui na Quinta e Sexta.
Relativamente ao Sábado e Domingo se olhasse somente apenas á sinóptica também diria " Ena que belo fim de semana vou ter de chuva", só que consultando depois os modelos dos mapas de precipitação apercebemo-nos que não se trata de nada disso .....
Obvio que amanhã poderá estar diferente e esperemos bem que sim ... mas que seja para melhor, até os modelos em termos de previsão têm vindo a desenhar geralmente o mesmo, quando um prevê uma alteração os outros também prevêem ...
O Stormy tal como eu .. somos muitos "empolgativos" no que ao "mau tempo" diz respeito ...

E sim falava somente relativamente ao sul pois no resto do país mantinha-se mais ou menos igual !!

EDIT: Esta run das 18h ilustra aquilo que estava a dizer ... por mim já nem mexia mais !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu faço a minha analise olhando para os modelos, para o maximo possivel de informação de modo a fazer prognosticos o mais validos possiveis....
Depois tambem vou utilizando alguma da experiencia que adquiri ao longo dos ultimos 3/4 anos e tambem aquela base climatologica/caracteristicas locais que tendem a influenciar o modo como uma sinoptica se reflecte ao certo tendo em conta as diferenças locais.

Por fim, tendo a abordar as previsões sempre com um grau de intensidade um pouco em excesso, prefiro sobreavaliar uma situação e falhar por defeito do que por excesso...assim as pessoas ficam mais preparadas...

A situação de 5f e 6f no Sul, Aurélio, é uma situação em que teremos um influxo seco e quente nos niveis médios..uma "capping layer", que actua como "panela de pressão", ou seja, cria um abiente de céu limpo que favorece o aquecimento diurno.
Tendo em conta que a temperatura subirá até perto dos 25ºC e há muita humidade, acho que teremos alguma instabilidade nesse dia.

O modelo não vê essa situação porque é um modelo global, não sabe ao certo o quanto vai aquecer na planicie alentejana e como não prevê grandes linhas de forçamento infere que não haverá precipitação.

Eu, por outro lado, sei que é possivel que a temperatura suba bastante, sei que há serras e que o ar que vem de sul contra as mesmas é rico em humidade, e como tambem acho que pode sempre haver um pouco mais de forçamento do que o previsto, ou pelo menos fenomenos mesoescalares ( os modelos podem sempre errar por 10km na posição do jet e isso já pode trazer grandes mudanças) que podem levar a instbailidade local e portanto, algumas trovoadas/aguaceiros dispersos.

Mas quando chegarmos lá mais perto e houver dados dos modelos de meso. ( mais detalhados) logo veremos como a coisa se vai comportar.
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
236
Local
Atouguia da baleia-Peniche
O que vem direito a Peniche?

semttulowmd.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estão boas células a SW, deverão entrar em terra numa faixa entre Peniche e Sines ao longo das proximas horas.
Como são células embebidas num fluxo muito quente e humido não teremos grandes possibilidades de granizo nem actividade electrica intensa...mas podem ocorrer precipitações localmente muito fortes assim como rajadas de vento localmente intensas.
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
236
Local
Atouguia da baleia-Peniche
Por enquanto muito calmo
Estão boas células a SW, deverão entrar em terra numa faixa entre Peniche e Sines ao longo das proximas horas.
Como são células embebidas num fluxo muito quente e humido não teremos grandes possibilidades de granizo nem actividade electrica intensa...mas podem ocorrer precipitações localmente muito fortes assim como rajadas de vento localmente intensas.