Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011



Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
:(
sei que o inverno ainda nao começou mas ao ver a grecia com temperaturas maximas de 0ºc e 4ºc fico...
ao ver os modelos nada de especial a nivel de frio parece que este ano vai ser muito identico ao do ano passado..
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
:(
sei que o inverno ainda nao começou mas ao ver a grecia com temperaturas maximas de 0ºc e 4ºc fico...
ao ver os modelos nada de especial a nivel de frio parece que este ano vai ser muito identico ao do ano passado..

Ainda é cedo para se falar em frio , lá para dezembro/ janeiro ai sim , e com alguma sorte cair neve como os ultimos anos no litoral :thumbsup:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
:(
sei que o inverno ainda nao começou mas ao ver a grecia com temperaturas maximas de 0ºc e 4ºc fico...
ao ver os modelos nada de especial a nivel de frio parece que este ano vai ser muito identico ao do ano passado..

Frio em Novembro? Frio a sério(generalizado chegando ao Litoral) em Portugal costuma ser a partir de Dezembro. Até lá vamos ter o que de melhor pode haver neste mês:chuva e aqui ou ali trovoadas! A partir de ontem( Terça-Feira) e nos próximos 8 dias deve chover quase todos os dias,com bons acumulados,e grande vendaval de Sul previsto para o Fim-de-Semana.
Temos Outono :cheers:
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Frio em Novembro? Frio a sério(generalizado chegando ao Litoral) em Portugal costuma ser a partir de Dezembro. Até lá vamos ter o que de melhor pode haver neste mês:chuva e aqui ou ali trovoadas! A partir de ontem( Terça-Feira) e nos próximos 8 dias deve chover quase todos os dias,com bons acumulados,e grande vendaval de Sul previsto para o Fim-de-Semana.
Temos Outono :cheers:

Nem mais , já tinha saudades deste cheirinho , destes dias xoxos :thumbsup:

Outono no seu esplendor

E lisboa sempre com as festas da trovoada :lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia depois de olhar a todos os modelos o que posso dizer é que mais um dia passou e encontra-se enormes diferenças em todos os modelos, ou se quiserem, pequenas diferenças estão a fazer enormes diferenças nos modelos !!

Mesmo no GFS na situação a 96h creio, nos membros chega-se a encontrar uma diferença de cerca de quase 10 hpa, e depois no fim de semana então nem se fala.
Comparando todos os modelos mesmo no fim de semana encontra-se ainda enormes diferenças mesmo no Sábado, e depois no medio longo prazo depois de Segunda então nem se fala .....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
O GFS já coloca um Domingo e Segunda feira bastante chuvosos um pouco por todo o país, mas mais no sul, já o ECMWF coloca mais precipitação entre sexta e Domingo principalmente em todo o litoral oeste com algumas incurções pelo interior.
Basicamente segundo o ECMWF a fronteira de Portugal com Espanha fica a delimitar a precipitação na península:lmao:, sendo em parte do "oriente" Português no geral fraca principalmente no extremo nordeste e extremo sudeste.
A precipitação esta prometida para grande parte do país, uns dias mais de um lado outros noutro a começar já no dia de hoje.
De resto para mim acho que é uma previsão complicada de se fazer, acho que nesta situação tem de ser analisado um dia de cada vez, uma vez que não vai ser uma situação daquelas frente típicas que varrem a penísula até ao Mediterrêneo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS já coloca um Domingo e Segunda feira bastante chuvosos um pouco por todo o país, mas mais no sul, já o ECMWF coloca mais precipitação entre sexta e Domingo principalmente em todo o litoral oeste com algumas incurções pelo interior.
Basicamente segundo o ECMWF a fronteira de Portugal com Espanha fica a delimitar a precipitação na península:lmao:, sendo em parte do "oriente" Português no geral fraca principalmente no extremo nordeste e extremo sudeste.
A precipitação esta prometida para grande parte do país, uns dias mais de um lado outros noutro a começar já no dia de hoje.
De resto para mim acho que é uma previsão complicada de se fazer, acho que nesta situação tem de ser analisado um dia de cada vez, uma vez que não vai ser uma situação daquelas frente típicas que varrem a penísula até ao Mediterrêneo.

Mais chuva dirige-se para o litoral e interior sul.
A norte de Sintra-Estrela a chuva virá mais tarde, com a chegada de uma nova perturbação de oeste.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E mais uma vez o ECM voltou a vencer como sempre a levou a sua avante reduzindo a precipitação na Madeira a migalhas e aqui pro sul temos chuva no Domingo e aguaceiros na Segunda Feira !!
Um resumo da ultima actualização dos modelos numa altura em que já não acredito em reviravoltas !!

Sexta Feira: Chuva matinal no norte e ausencia de chuva a sul;
Sabado: Chuva matinal no norte ausencia de chuva a sul;
Domingo: Chuva por vezes forte, mas muito menos face ao que chegou a ser modelado ontem;
Segunda: Aguaceiros;
Terça até ... : Aguaceiros dispersos.

Portanto de tanta treta que os modelos deram, sobrou um dia de chuva e outro de aguaceiros. Enfim .....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Situação de vento forte e chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada a partir da tarde de Sabado até á tarde de Domingo.
Teremos no litoral oeste uma situação de fluxo de S com rajadas que podem fixar-se entre os 80 e os 100km.h.

Nos proximos dias mantem-sea instabilidade, a norte com a passagem de linhas de instabilidade, e a sul com maior dependencia do aquecimento diurno.
No Domingo e 2f a instabilidade será mais forte e generalizada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Incrivel, como pode isto ter mudado tanto em 24 horas !!

Os modelos são realmente incriveis, temos que aprender a ver a realidade em vez da ficção ... e o que mostram a mais de 96 horas nomeadamente em precipitação é apenas ficção .... assim sendo esperar por alguma super-célula que se forme, pois neste momento será mais uns dias iguais a qualquer outro !!

Mesmo a longo prazo parece estar tudo a desmoronar-se igual a um castelo de cartas !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Incrivel, como pode isto ter mudado tanto em 24 horas !!

Os modelos são realmente incriveis, temos que aprender a ver a realidade em vez da ficção ... e o que mostram a mais de 96 horas nomeadamente em precipitação é apenas ficção .... assim sendo esperar por alguma super-célula que se forme, pois neste momento será mais uns dias iguais a qualquer outro !!

Mesmo a longo prazo parece estar tudo a desmoronar-se igual a um castelo de cartas !!

Em termos de sinóptica continuo a ver o GFS com depressão atrás de depressão... O ECM idem...

Praticamente todos os membros do ensemble do GFS colocam precipitação até ao fim da previsão.

Mesmo em Faro continuam previstos por leitura simples do output do GFS 28mm para o fim de semana.

Ainda há uns tempos tudo se queixava da falta de chuva... Agora que está um cenário de chuva quase todos os dias continua a não chegar.......

Vá lá, um bocadinho de bom senso... Não vejo motivos para tanto desespero quando tudo está tão composto...