Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
E mais uma vez o ECM voltou a vencer como sempre a levou a sua avante reduzindo a precipitação na Madeira a migalhas e aqui pro sul temos chuva no Domingo e aguaceiros na Segunda Feira !!
Um resumo da ultima actualização dos modelos numa altura em que já não acredito em reviravoltas !!

Sexta Feira: Chuva matinal no norte e ausencia de chuva a sul;
Sabado: Chuva matinal no norte ausencia de chuva a sul;
Domingo: Chuva por vezes forte, mas muito menos face ao que chegou a ser modelado ontem;
Segunda: Aguaceiros;
Terça até ... : Aguaceiros dispersos.

Portanto de tanta treta que os modelos deram, sobrou um dia de chuva e outro de aguaceiros. Enfim .....

O GFS é bom para ficar-se desiludido, ainda há dias davam precipitação acima dos 100 mm, isso sim é animação passou para pouco menos de 30 mm e ainda vai tirar mais. O ECM é que acerta e basta seguir o Foreca que a precipitação nunca iria para lá de 2ªfeira no Algarve. Céu nublado e plena pasmaceira.:sono: Ainda vem é o calor de São Martinho, hoje apesar de estar nublado está calor e abafado. :lmao:

Aurélio, nós queremos é uma cut-off, ali a SW de Sagres isso sim nos anima e podemos ver algo de jeito. :D
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsão para domingo, 13 de novembro de 2011

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte em especial no litoral.
Vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, com rajadas
da ordem dos 70 km/h no litoral, soprando forte a muito forte
(50 a 70 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima.

Fonte: IM
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A situação de Sab/Dom é uma situação a seguir com cuidado, os modelos preveem todod uma situação quase explosiva da depressão a SW, com cavamento da ordem dos 15Hpa/24h.

A analise do canal de vapor de agua do NHC ( http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html ) mostra o transporte para a nossa região de uma massa de ar tropical extensa e em varios niveis da atmosfera, vinda na circulação conjunta de um anticiclone no oeste de africa e de uma perturbação em altura centrada a NE das Antilhas.
Esta massa de ar muito energético vai-se encontrar com uma short-wave que é basicamente uma perturbação do jet polar, essa perturbação vem carregada de ar frio e gerará uma area de frontogenese ao interagir com o ar muito quente que circula na borda leste do grande cavado que agora ´se extende até á Madeira.

Este contexto sinóptico pode levar a uma situação de forte ciclogenese com bastante precipitação numa faixa que vai entre Marrocos e a Irlanda.
Tambem, claro, uma situação de ventos fortes com rajadas acima dos 100km.h.
Como é costume ás nossas latitudes, estas frentes são frentes nas quais se concentra grande actividade convectiva, alimentada por aguas subtropicais e por um ambiente atmosferico caracterizado por advecção de ar quente , como tal é dificil aos modelos prever ao certo a precipitação e o comportamento que a frente/depressão tomarão.
A questão da convecção tambem é outra coisa a ver....há condições para alguma organização destas células, pelo que podemos ter uma repetição daquelas situações em que uma ou duas células acabam por gerar ventos localmente muito intensos, assim como chuva/granizo.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estranha opção em colocar um persistente anticiclone centrado na escandinávia nos prazos mais largos. Assim vamos arrefecer rapidamente, não por irradiação (não temos cá um anticiclone que faça esse trabalho) mas porque o frio que se instalará na europa central será transportado para cá por sucessivas correntes de leste enquanto esta situação durar...

Já tivemos um periodo animador de precipitação. Agora precisamos de arrefecer. :cold:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não percebo porque se "queixam" tanto...:rolleyes: até parece que não tem chovido, bons eventos é o que temos tido nos últimos dias, um pouco de Norte a Sul...agora se não calham exactamente em "cima da nossa porta" isso é outra coisa...

as previsões do IM para os próximos dias são animadoras , senão vejamos:


Previsão para 6ª feira, 11 de novembro de 2011

Regiões a norte do alinhamento montanhoso Sintra - Estrela:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte até final da manhã, em especial
no litoral.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul,
soprando forte (40 a 55 km/h) e com rajadas da ordem dos
70 km/h nas terras altas até ao início da tarde.


Regiões a sul do alinhamento montanhoso Sintra - Estrela:
Céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região Sul.
Períodos de chuva, sendo fraca na região Sul.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul.
Pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

Grande Lisboa:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sul.
Pequena descida da temperatura máxima.

Grande Porto:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul.


Previsão para sábado, 12 de novembro de 2011

Céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde.
Aguaceiros fracos e pouco frequentes.
A partir do final da tarde, períodos de chuva no litoral oeste.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sueste, tornando-se forte
(35 a 50 km/h) no litoral, com rajadas da ordem dos 70 km/h.
Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte (50 a 70 km/h)
de sul com rajadas da ordem dos 100 km/h.

Pequena subida da temperatura máxima.

Previsão para domingo, 13 de novembro de 2011

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte em especial no litoral.
Vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, com rajadas
da ordem dos 70 km/h no litoral, soprando forte a muito forte
(50 a 70 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h nas terras altas.

Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima.

Portanto " animação meteorológica " não vai faltar nos próximos dias...claro que estas previsões estão sujeitas a alterações, e a realidade poderá não ser exactamente assim como está previsto, mas na altura logo se vê..:thumbsup:

Para amanhã, e segundo GFS 12 z uma frente de actividade razoável vai entrar pelo Noroeste...afectando em particular o Minho e Douro Litoral...

gfs218.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E cada run que passa torna a coisa mais confusa...
Temos modelos que não fazem da depressão de Sabado nada de especial, outros cavam-na explosivamente aos 980hpa, uns metem-na mais perto outros mais longe.

De uma coisa tenho a certeza, a depressão será forte, pelo que me inclino para a solução dos modelos que a cavam entre os 995 e os 985hpa.
Quanto á posição, deverá passar a oeste...a distancia ainda é muito variavel segundo os modelos para se ter alguma certeza..


A questão da posição exata depende do comportamento da dorsal Atlantica, que por sua vez depende da TS Sean e do seu comportamento ao entrar em transição extratropical a SE da Terra nova...portanto..para já há muitas variaveis em questão.

...................

Partindo do pressuposto que vamos ter uma depressão a oeste com 985 a 995hpa saltam duas hipoteses para o dia de Sabado.

-Hipotese "calma", em que teriamos apenas uma banda mais activa no litoral oeste, onde occoreriam aguaceiros/trovoadas localmente mais intensos.
O resto do Pais manter-se-ia com céu pouco nublado e uma situação deventos moderados a fortes de SE/S.
Poderiam haver algumas trovoadas no interior Sul ou em alguns pontos do interior Centro durante a tarde.

-Hipotese "séria", em que a depressão passaria mais perto de terra, lançando uma serie de bandas convectivas intensas...e segundo a analise do Lightningwizard...não seriam nada de estranhar células organizadas com ventos fortes e muita chuva.
O pais seria todo afectado, mas o Litoral continuaria a ser a parte mais atingida...ventos fortes de S com rajadas acima dos 100km.h, chuvas fortes, trovoadas...uma situação a merecer bastante atenção e a requerir bastante cuidado.

Esta depressão passe no mar ou em terra terá na sua area de influencia caracteristicas susceptiveis para a ocorrencia de fenomenos extremos.

Quanto ao Domingo e 2a feira...quer a depressão passe mais perto ou longe de terra no Sabdo, a sua frente inevitavelmente chegará cá..
Portanto para o Domingo teremos a passagem de uma frente bastante activa...
Atraz desta frente virá uma depressão em altura, portanto o pós-frontal será igualmente activo e durará até 2f..com as tipicas trovoadas e aguaceiros..bandas de instabilidade..etc
Dada a manutenção do fluxo de S/SW continuaria a entrar uma massa de ar relativamente quente e humida, pelo que o efeito do pós-frontal será incrementado.
 

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
off topic

alguem tem as cartas de superficie tipo as gfs do temporal que originou as cheios no alentejo (funcheira,castro verde) salvo erro em 1997 ?

obrigado.

em relacao ao fim de semana, eu sou muito estranho na minha avaliacao em relacao a ventos e chuvas, por isso nunca dou a minha opniao aqui no forum, prefiro ler...
mas ja que estou a colocar esta menssagem...

acho que em portugal o tempo é relativamente brando, e apesar de eu ser um admirador de forças dantescas, conssidero que para o bem de todos nos... ainda bem que temos este clima...

e tambem acho que o que nos conssideramos em portugal ventos fortes e chuva forte... em outros locais do mundo isto seria apenas vento e chuva... pois vento e chuva forte realmente....

mas volto a frisar que ainda bem que assim é...

embora eu como grande adepto... para mim sonho em um dia ver algo como o que aconteeu em 1942 ou entao as famosas chuvas de e salvo erro 1967. espero nao me ter enganado nas datas.

eu sou do barreiro e realmente quando era miudo me lembro que os invernos por aqui alagavam mesmo isto tudo no barreiro, e os ventos eram muitas vezes na casa dos 120 e 130 kmh...

espero que nao se aborrecam cmg por este off topic meu...

um abraço a todos, e despeço-me dizendo que sai para trabalhar na quarta feira de manha as 05:20h e realmente a essa hra sim, era realmente chuva que caia, as estradas aqui no barreiro era rios... mas durou apenas uns 20 minutos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Amanhã uma linha de instabilidade, com algumas células convectivas associadas, mater-se-há estacionada entre a Area Metropolitana de Lisboa, para NE, até á zona de Trás os montes.

Esta linha está associada á entrada de uma massa de ar quente vinda de S e ao "choque" com ar mais frio a N/NW, teremos um dia com bastante chuva, possivelmente alguma trovoada, especialmente na zona de Lisboa e Vale do Tejo/Ribatejo.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Amanhã uma linha de instabilidade, com algumas células convectivas associadas, mater-se-há estacionada entre a Area Metropolitana de Lisboa, para NE, até á zona de Trás os montes.

Esta linha está associada á entrada de uma massa de ar quente vinda de S e ao "choque" com ar mais frio a N/NW, teremos um dia com bastante chuva, possivelmente alguma trovoada, especialmente na zona de Lisboa e Vale do Tejo/Ribatejo.

Essa linha de instabilidade está já formada no Oceano ou ainda se vai formar ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E vai afetar o litoral norte?

A frente vai, nas proximas horas.
Depois a linha de instabilidade vai-se formar a partir dela e reactivar a actividade convectiva na região da AML-vale do Tejo durante praticamente o dia todo.