Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Peço desculpa por colocar esta questão neste tópico de modelos, mas qual a diferença entre o radar normal e o de reflectividade? Qual será o mais fiável?

Eu não percebi o Geiras...
não há um radar da refletividade e outro da precipitação.
os valores da refletividade tb não estão a ser atualizados.
Penso eu de que....
(corrijam se eu estiver enganado... radares não são a minha "praia")
Conheço o Geiras e sei que a sugestão dele não foi por mal, de certeza.
Mas algo corre mal em Coruche.

azar. vemos pela Galiza e por Loulé.
O pessoald o centro do pais é que está pior.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu não percebi o Geiras...
não há um radar da refletividade e outro da precipitação.
os valores da refletividade tb não estão a ser atualizados.
Penso eu de que....
(corrijam se eu estiver enganado... radares não são a minha "praia")
Conheço o Geiras e sei que a sugestão dele não foi por mal, de certeza.
Mas algo corre mal em Coruche.

azar. vemos pela Galiza e por Loulé.
O pessoald o centro do pais é que está pior.

As imagens da reflectividade são do mesmo radar (Coruche), eu sei, mas na altura pareceu-me que estas estavam a ser actualizadas, mas afinal enganei-me :D Peço desculpa :thumbsup:

Quanto à tua pergunta shli30396, não sou a pessoa mais indicada para te responder, mas sei que o da reflectividade mede a intensidade da precipitação penso que tem a ver com a maneira com que as ondas do radar são reflectidas pela precipitação...mas não tenho a certeza :huh:
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Olhando a a mais recente imagem de satélite, não vejo nada de gravoso, a não ser estas células grandes que não passam do mar.

Será mesmo como se está a prever?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Esperem mais umas horas...
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Esperem mais umas horas...

O modelo GFS, pelo menos para a margem sul prevê chuva a partir das 00h. Coisa que não me parece. Chuva essa pela noite dentro e dia de Domingo inteiro + madrugada de Segunda ( Madrugada tempestuosa ).

Na minha opinião só teremos chuva lá para as 03/04h da madrugada. Chuva essa que pode ser acompanhada por trovoada. Muito vento também.

O radar mostra já aguaceiros a SW, a deslocarem-se para estes lados..Vamos ver...

Estarei certo ? ;)

Estava certo ;)

Resultou numa noite de chuva forte e bastante trovoada. O vento foi mesmo muito também.

Hoje, mais para o fim da tarde teremos o mesmo, prolongando-se noite dentro.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Continuamos com vento forte, mas as grandes células passaram a oeste proporcionando um belo espectaculo electrico.

Infelizmente dada a ciclogenese intensa, houve um acentuar consideravel da crista anticilonica a leste, o que afastou esta frente muito activa das nossas costas e impediu a ocorrencia de convecção.
Neste momento, a vir de SW, encontra-se uma nova area activa, associada a uma embolsamento frio em altura.
Deste nucleo em altitude espera-se uma nova ciclogenese, mas mais fraca.
É previsto que esta região instavel nos venha a afectar a partir do meio da noite e ao ficar cada vez mais proxima, haverá uma reactivação algo explosiva da area frontal situada a oeste do território continental.

Esperemos que desta vez as células entrem em força pela costa e venham a atingir todo o pais a partir do meio da manhã.
Há no entanto a possibilidade remota de ocorrer uma ciclogenese mais intensa que o previsto, o que voltaria a ter o efeito de reforçar a crista, lançando a depressão numa trajectória frustantemente paralela á costa.

Bom...em principio teremos um dia bastante activo..de resto aconselho que as pessoas estejam precavidas quanto aos riscos que estas situações convectivas podem trazer..;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Estou a achar isto muito estranho... os modelos de mesoescala estão a prever coisas muito diferentes dos modelos globais. Os modelos globais (ECM e GFS) prevêem chuva para esta noite e todo o dia de amanhã junto ao litoral. Os modelos de mesoescala (Aladin e Hirlam), muito pouco ou nada...

E pelo que estou a ver, os modelos de mesoescala estão a modelar muito melhor este evento, mas espero estar enganado...
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
As imagens da reflectividade são do mesmo radar (Coruche), eu sei, mas na altura pareceu-me que estas estavam a ser actualizadas, mas afinal enganei-me :D Peço desculpa :thumbsup:

Quanto à tua pergunta shli30396, não sou a pessoa mais indicada para te responder, mas sei que o da reflectividade mede a intensidade da precipitação penso que tem a ver com a maneira com que as ondas do radar são reflectidas pela precipitação...mas não tenho a certeza :huh:

Ok, obrigado pelo esclarecimento. :thumbsup:
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Continuamos com vento forte, mas as grandes células passaram a oeste proporcionando um belo espectaculo electrico.

Infelizmente dada a ciclogenese intensa, houve um acentuar consideravel da crista anticilonica a leste, o que afastou esta frente muito activa das nossas costas e impediu a ocorrencia de convecção.
Neste momento, a vir de SW, encontra-se uma nova area activa, associada a uma embolsamento frio em altura.
Deste nucleo em altitude espera-se uma nova ciclogenese, mas mais fraca.
É previsto que esta região instavel nos venha a afectar a partir do meio da noite e ao ficar cada vez mais proxima, haverá uma reactivação algo explosiva da area frontal situada a oeste do território continental.

Esperemos que desta vez as células entrem em força pela costa e venham a atingir todo o pais a partir do meio da manhã.
Há no entanto a possibilidade remota de ocorrer uma ciclogenese mais intensa que o previsto, o que voltaria a ter o efeito de reforçar a crista, lançando a depressão numa trajectória frustantemente paralela á costa.

Bom...em principio teremos um dia bastante activo..de resto aconselho que as pessoas estejam precavidas quanto aos riscos que estas situações convectivas podem trazer..;)

Caro stormy, para o litoral norte não podes adiantar nada?

Obrigado.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,942
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Há pouco visualisei trovoada farta mar dentro. Mas bem afastada de terra.

Andei a verificar as cartas de precipitação disponibilizadas pelo IM.
As cartas do ECMWF dão-nos boa precipitação, principalmente para o centro-sul. Já as cartas do ALADIN dão-nos poucas expectativas de precipitação - tempo seco a mais de 50 km da linha de costa em todo o continente. E mesmo no litoral pouca será a precipitação.

São cartas de previsão dos modelos. Valem o que valem...
Os meteorologistas do IM prevêem períodos de chuva forte a partir da tarde de amanhã nas regiões centro e sul.
Veremos quem acerta, cientes de que os profissionais do ramo utilizam os modelos que nós temos acesso, bem como outros modelos a que só eles tem acesso - a isto se junta a sua experiência!;)

O nowcasting é agora importante - aparentemente teremos uma noite calma no que toca a precipitação. Por isso durmam bem!:rolleyes:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Discordo completamente com o Aladin, estou bastante óptimista, e irei seguir-me na mesma pelo GFS... Vendo as imagens de satélite nota-se claramente uma zona instável a SW e a Sul de Portugal, de onde irá haver a tal "explosão" na zona frontal de que o Stormy fala, o Instituto de Meteorologia tem aviso amarelo de precipitação a partir das 0h.. mas já antes caíram em erro, podem muito bem voltar a falhar...veremos.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite

Eu sou um leigo na matéria (meteorologia), e por isso, leio atentamente os posts de alguns, no caso concreto os do Stormy.
Obviamente, que não concordo com tudo o que ele escreve, parecendo-me até, que em algumas situações, entra em alguma contradição, e senão vejamos:

"Esperemos que desta vez as células entrem em força pela costa e venham a atingir todo o país ...."

"Bom...em principio teremos um dia bastante activo..de resto aconselho que as pessoas estejam precavidas quanto aos riscos que estas situações convectivas podem trazer."

Inicialmente, fazem-se "votos" para que as "células entrem em força", para de seguida, se alertar as pessoas para os "riscos" daí resultantes.......

Como para mim, tudo aquilo que possa criar prejuízos, sejam eles de natureza material ou humana, é indesejável, fiquei sem perceber qual a postura do Stormy, ou será que para se gostar de Meteorologia, se deve aspirar a tudo o que sejam fortes tempestades ?

Talvez a experiência que vivi, há cerca de 50 anos atrás, quando fui surpreendido por um tufão (Castelo Branco), me tenha marcado de tal forma, que jamais esqueci, mas que de alguma forma contribuiu para que me interesse por tudo o que é Meteorologia.