Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Não há muito a dizer aqui pra baixo... um par de frentes frias que se desfazem mal tocam o centro do país. Com este tempo anticiclonico está a arrefecer de forma interessante naqueles locais habituais.
Os primeiros 20 dias deste mês estão já arruinados seca completa pode ser que o mês fique salvo em menos de 5 dias como nos últimos dois meses por aqui
Olhando aos dois principais modelos não se vislumbra nada de nada nem uma possibilidade de cut-off. Este mês a ser salvo só mesmo mesmo lá para o fim. Não é nada a que já não estejamos habituados, o Verão de São Martinho aqui no Sul, quando o há, é sempre de 3 semanas a mês e tal
Até dia 24 de Novembro não se prevê nada, sempre abaixo da média e a última semana não tem nenhum sinal, por isso, este mês pode vir a ser muito idêntico a Novembro de 2009 no sul. Quanto ao Inverno, muitas incertezas, mas a seca não se pode descartar neste momento.
Boa tarde, O colega algarvio1980 referiu sempre a região dele (Sul) mas a verdade é que certezas nunca existem na METEO. Em termos meramente estatístico, podemos pensar que as próximas 2 semanas sejam isentas de precipitação relevante em todo o território mas com temperaturas acima da média. Relativamente ao país que temos penso que esteja bem divido, porque pelo menos neste cantinho (Noroeste) o início de Novembro tem sido "à moda antiga", chuvoso e como tal bem humido. Cmps.
Se as altas pressões subirem alguma coisa terá de cá chegar... ou chuva do atlântico ou tempo seco e frio do interior da europa. Talvez seja o frio.
O verao de S. Martinho deve chegar para a semana e e normal isso acontecer . Dias quase amenos sao carateristicos. Penso que ate existe uma explicacao cientifica para esse fenomeno . Por isso sem dramas . La para o final do mes deve voltar alguma chuva, pelo menos no Norte e ja com algum frio . Comeco a ficar com a ideia que dezembro vai ser muito frio e talvez este chegue sem avisar .
O verão de S.Martinho aqui e para sul chegou a pelo menos 5 dias e pelos vistos irá durar até ao final do mês e a isso não chamo de verão de S.Martinho chamo de seca!!!
Bem , se isso e uma seca entao o inverno de 2012 foi uma mega - seca . Mas eu desejo tambem que o sul tambem possa ter chuva nos proximos tempos. . .
Se o mês acabar como vai acabar é um mês seco para o centro e Sul o pais não é só o norte onde tem sido beneficiado desde o inverno passado ao contrario do Sul em que só foi beneficiado em Março e Outubro que me lembre
Eu estava a falar apenas de um possivel fenomeno meteorologico , nao estava a fazer uma analise climatologica.
O verão de S. Martinho tem que necessariamente ser seco? Eu pensei que tivesse mais a ver com as temperaturas que com a chuva, mas posso estar enganada. Se não há mal que chova, então acho que aqui no norte (ou pelo menos no Porto) começou no sábado e vai-se estender até sexta. Digo isso porque o ipma teima em prever máximas de 19 C neste período (mas que até agora só chegaram a pouco mais de 17 C) e mínimas igualmente desarrazoadas (embora aparentemente já tenham desistido das mínimas de 18 C nestes dias). De sexta para frente voltam as mínimas de 10 C ou abaixo disso, embora as máximas continuem relativamente elevadas. Mas isso ainda pode mudar tanto que é melhor não se fiar nestas previsões, eu aliás tenho o hábito de seguir o ipma por pura preguiça de consultar o ecmwf. S. Martinho ou não, o facto é que depois do Halloween as temperaturas mínimas subiram bastante com a chuva, e que provavelmente estaria mais frio se não chovesse tanto. Precisamos é de um outono, não de mais um verão :