Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite,


Sei que devria estar no topico "açores /Madeira) mas infelizmente anda tudo offline:D

Algum dos menbros pode informar-me de como andará o tempo no dia 23/24 na Madeira, pois o IM dá uma previsão mas analisando alguns dos modelos, penso que será mais "ligeira" a situaçao...talvez aguaceiros por vezes moderados..não sei. Quanto ao vento e as trovoadas já não sei analisar..

se alguém puder ajudar..obviamente agradecia:lmao:

Comparativamente com aquilo que se passará no Continente, não terá grande expressão a instabilidade na Madeira...o norte da ilha e Porto Santo estarão mais expostos, mas mesmo assim apenas são previstos aguaceiros, alguns deles moderados...
Acompanhando os aguaceiros e situação a não esquecer, será o vento que soprará de moderado a forte, entre os 50 e os 70km/h.
Trovoada não está fora de questão, final da tarde de domingo e inicio da noite serão as fases mais criticas também...
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa noite,


Icewoman,

Acho que é mesmo só chuva muito forte aqui para o continente. Na Madeira parece que também vai haver chuva mas nada daquele diluvio que se indicia para o continente. Para os Açores tb choverá mas nem tanto.

Em caso de desespero sempre pode ir ao windguru ;)

Não confio nada no windguru..até porque é mais destinado ao mar e ao vento ..especialmente pois tenho amigos que praticam vela e sempre consultam o windguru..quanto a previsoes obviamente sigo os modelos ( hirlam/GFS/...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Chuva, vento, trovoada, ou seja... Outono propriamente dito já nada nem ninguém nos tira.
Veremos as próximas runs, porque para ser sincero ainda não estou convencido quanto a gravidade ou não desta situação

Untitled-1.jpg



Untitled-2.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não confio nada no windguru..até porque é mais destinado ao mar e ao vento ..especialmente pois tenho amigos que praticam vela e sempre consultam o windguru..quanto a previsoes obviamente sigo os modelos ( hirlam/GFS/...

O Windguru baseia-se no GFS... É um dos possíveis sites para ver quantitivamente aquilo que o GFS modela.

Fazendo um ponto de situação, o GFS modela então neste momento o tal cavamento de uma depressão-filha, e põe-na mesmo a fazer landfall na zona da Galiza. O ECMWF também parece modelar essa mesma situação, mas é mais difícil ter a certeza pois o salto temporal de 24h entre previsões é demasiado grande, e o cavamento faz-se em cerca de 6/12 h. Caso tal aconteça, então podemos esperar vento muito forte e muita chuva, uma verdadeira tempestade de Inverno dentro do normal que é aqui no nosso país.



Comparação entre GFS e ECMWF à mesma hora. Parecem estar parecidos, vendo-se em ambos a "depressão-filha", por isso deduzo que o ECM esteja a modelar a ciclogénese.





Porém, os outros modelos e ainda bastantes perturbações do GFS não originam essa depressão-filha, o que faz com que a situação ainda não esteja bem definida. Provavelmente, só na hora saberemos o que vai realmente acontecer, pois uma pequena alteração na trajectória, etc, poderá ser suficiente para tudo ser muito diferente na prática. Mesmo assim, sem a tal ciclogénese, a frente deixará bastante água em todo o país. O vento não seria tão forte, mas ainda significativo.

 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Boa Noite,

Os modelos têm estado progressivamente a tirar precipitação à frente de 23/24. O que há 2/3 dias era apontado como 50 a 60 mm agora é reduzido para metade. Sinceramente não acredito que em Lx chova mais do que 30mm e mesmo assim já é bastante.
De qualquer modo é preferível e mais benéfico que a precipitação seja repartida pelos próximos dias do que centrada apenas num curto período de tempo, evitando assim maior probabilidade de inundações em lugares complicados.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Comparativamente com aquilo que se passará no Continente, não terá grande expressão a instabilidade na Madeira...o norte da ilha e Porto Santo estarão mais expostos, mas mesmo assim apenas são previstos aguaceiros, alguns deles moderados...Acompanhando os aguaceiros e situação a não esquecer, será o vento que soprará de moderado a forte, entre os 50 e os 70km/h.
Trovoada não está fora de questão, final da tarde de domingo e inicio da noite serão as fases mais criticas também...



Nas previsões indicam que a chuva mais intensa na parte sul da ilha:huh:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa Noite,

Os modelos têm estado progressivamente a tirar precipitação à frente de 23/24. O que há 2/3 dias era apontado como 50 a 60 mm agora é reduzido para metade. Sinceramente não acredito que em Lx chova mais do que 30mm e mesmo assim já é bastante.
De qualquer modo é preferível e mais benéfico que a precipitação seja repartida pelos próximos dias do que centrada apenas num curto período de tempo, evitando assim maior probabilidade de inundações em lugares complicados.

Isso não é verdade... aliás, basta ver que a última run do GFS (12z) é uma das mais chuvosas dos últimos dias para a região da grande Lisboa. Não tenho notado que a precipitação tenha vindo a decrescer. Tem oscilado é verdade, mas sem uma direcção preferencial.

A precipitação é muito difícil de modelar, é dos parâmetros a que se associam mais erros, pois depende de muitos factores, locais (como por exemplo a Orografia), que os modelos de grande escala não conseguem captar. Assim, até à hora do evento (nowcasting) será impossível dizer que quantidade de água vai cair, onde vai cair mais, etc.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Nas previsões indicam que a chuva mais intensa na parte sul da ilha:huh:

Em quais previsões?

Atendendo que a frente atingirá a Madeira e Porto Santo desloca-se no sentido NW-E/SE, o normal são as zonas mais a NW serem as mais atingidas pela instabilidade...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Em quais previsões?

Atendendo que a frente atingirá a Madeira e Porto Santo desloca-se no sentido NW-E/SE, o normal são as zonas mais a NW serem as mais atingidas pela instabilidade...



Ops peço desculpa estava a ler a pagina inicial do Navegador mensal...em que está descrita a previsao por 7 dias e no dia 23 estava essa previsão..
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
e para amanhã, quais as previsões?


hoje foi um dia igual a todos os outros que ficaram para trás neste mês de Outubro, amanhã será igual ou não?

e já agora, e como não obtive resposta à minha pergunta, uma vez mais peço que me possam indicar as horas a que saem as runs e onde se consulta.

obrigado.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
e para amanhã, quais as previsões?


hoje foi um dia igual a todos os outros que ficaram para trás neste mês de Outubro, amanhã será igual ou não?

e já agora, e como não obtive resposta à minha pergunta, uma vez mais peço que me possam indicar as horas a que saem as runs e onde se consulta.

obrigado.

Espera-se que amanhã seja um dia diferente do de hoje, com instabilidade a começar no sul ao início do dia e a deslocar-se até chegar ao norte no final do mesmo. Mas já se sabe como são as situações convectivas, é uma questão de sorte ou não apanhar com as células que se formarem.

As saídas do GFS começam a sair ás 16:30, 22:30, 4:30, 10:30, e terminam cerca de 1h15 min depois. Do ECMWF saem as 19:10 e às 7:10. O melhor site é capaz de ser este: http://www.meteociel.fr/

É só ir à coluna da esquerda, secção modelos, e escolher!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
e para amanhã, quais as previsões?


hoje foi um dia igual a todos os outros que ficaram para trás neste mês de Outubro, amanhã será igual ou não?

e já agora, e como não obtive resposta à minha pergunta, uma vez mais peço que me possam indicar as horas a que saem as runs e onde se consulta.

obrigado.

Amanhã será como hoje mas mais humido e com instabilidade, aguaceiros e trovoadas no interior especialmente centro e sul.

Domingo será um dia ventoso e ameno, mas com bastante instabilidade nomeadamente a partir da tarde.
Existe mesmo, a meu ver, possibilidade de convecção severa entre as 12h de Domingo e as 06h de 2f, nomeadamente á hora da passagem da frente ( talvez um aviso 2 ou até 3 do ESTOFEX).
Ainda para mais, teremos a maré alta a coincidir em cheio com a precipitação mais intensa..

2f á tarde teremos aguaceiros dispersos, mais concentrados no litoral oeste a N de Sines.

4f uma nova frente bastante activa cruzará o território...

Basicamente...em 5 dias este Outubro passará de extremamente seco a chuvoso ou muito chuvoso em boa parte do Pais...:D