Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Faz-me confusão como muita gente anda a olhar para runs e sempre a postar coisas como " a frente desapareceu", " tirou-me chuva", "tirou-me vento"...
As run´s das 06z e 18z são saidas menos fiaveis que devem ser usadas apenas como meio de confirmação...um cenario ás 06z e 18z que bata insistentemente certo com as run´s principais e mais fiaveis das 00z e 12z é geralmente um cenario forte, o oposto é um cenario fraco...e portanto estas saidas devem ser usadas apenas desse modo.

Tambem run´s isoladas pouco valem...

Vá lá, façam um esforço por fazer posts mais pertinentes, com duvidas vossas, ou com analises mais ponderadas em vez de andarem a disparar para todo o lado mal sai um modelo;)

Há muita gente que consulta este forum como complemento para terem ideia de como organizar as suas vidas em função do tempo..e se houver um esforço para manter este espaço organizado e "limpinho" a informação passa melhor.. e tanto nós como os visitantes deste forum podem ir aprendendo cada vez mais:thumbsup:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Refiro-me à largura das nuvens, tendo como referência um suposto plano paralelo imaginário da crosta terrestre? Não sei se me faço entender!:thumbsup:

A frente vai ter uma certa "espessura"..talvez uns 80-100km...se queres que te diga, não tenho grande ideia, mas geralmente uma frente normal não excede os 150km na horizontal.
O mais importante aqui é a altura das celulas, uma frente activa como esta desenvolve grandes correntes de ar ascendente, que é empurrado pelo ar frio atraz da frente.
O ar ao subir forma nuvens...nesta frente como há divergencia em altitude, o ar é ajudado a subir, e como há muito wind shear, a massa de ar que sobe é rapidamente afastada da frente, ajudando a que mais ar suba.
O wind shear tambem gera "vortices" nas nuvens, podendo gerar fenomenos extremos.
Por isso é que a frente será activa e espera-se alguns periodos de tempo mais agreste durante a sua passagem.

Quanto á questão do Zephyrus, amanhã a instabilidade terá origem numa faixa de ar quente e humido que vai entrar no sul e no centro do pais, a qual ajudada pelo aquecimento diurno e por uma pequena depressão em altura, deverá gerar aguaceiros e trovoadas dispersos...mas isso será só mais á tarde:thumbsup:
 

shli30396

Cumulus
Registo
6 Dez 2010
Mensagens
195
Local
Rio de Mouro, Sintra (200m)
Saída do HIRLAM 18Z (período de 3 horas):

hirlam-2-54_xuw2.png


hirlam-2-57_vbn6.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Agora que a distância temporal o permite, penso que é altura de começar a olhar para os modelos de mesoescala, com melhor resolução.

ALADIN



MM5



WRF



HIRLAM



COAMPS



Todos os modelos de mesoescala colocam imensa precipitação pelo menos nalguma zona do país, só essa zona não é exactamente concordante, embora a Grande Lisboa e margem sul seja a mais consensual. Para mim, é a prova que há condições favoráveis a que possam ocorrer fenómenos extremos durante a passagem da frente nalguns locais, provavelmente devido a algumas células embebidas na frente. O nowcasting vai ser fundamental neste evento...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Relativamente à tarde de hoje, estou com alguma dúvida sobre a intensidade real da instabilidade sobre o nosso território.
Ela está lá! existe mas é mais fraca do que eu tinha pensado.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Agora que a distância temporal o permite, penso que é altura de começar a olhar para os modelos de mesoescala, com melhor resolução.

ALADIN


O ALADIN, modelo do IM, está sozinho numa previsão diluviana para a Lisboa.
Entre as 12 e as 18h UTC de amanhã, antes da frente propriamente dita, o modelo prevê >50mm em Lisboa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IM já lançou os avisos:

uma boa parte do País em Alerta Laranja por chuvas, ventos fortes e trovoadas:


80787928.jpg




http://www.meteo.pt/pt/index.html

será de esperar portanto uma frente de actividade moderada a forte,em especial no Norte e parte de Centro, no Algarve alerta laranja para ventos fortes , o pior da precipitação ( alerta laranja) está no Noroeste do País...noutras regiões alerta amarelo...:rain:

pelo menos para já são estes os avisos do IM, e naturalmente serão actualizados nas próximas horas...

Distrito do Porto:

alertam.jpg
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O IM já lançou os avisos:

uma boa parte do País em Alerta Laranja por chuvas ventos fortes e trovoadas:

será de esperar portanto uma frente de actividade moderada a forte,em especial no Norte e parte de Centro, no Algarve alerta laranja para ventos fortes , o pior da precipitação ( alerta laranja) está no Noroeste do País...noutras regiões alerta amarelo...:rain:

pelo menos para já são estes os avisos do IM.

Distrito do Porto:

Este alerta é curioso
se os próprios modelos corridos pelo IM dão um pico brutal de precipitação para lisboa e lisboa está só amarelo.
(ver o post do Jorge_scp de hoje)
Não acredito que o alerta tenha sido feito de animo leve e isso demonstra que as saidas dos modelos devem ser interpretadas com sensibilidade e experiência e não de forma literal.
Mas mesmo assim acho que há pontos da zona de lisboa que correm algum risco. Baixa de alcantara, frielas (loures)...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este alerta é curioso
se os próprios modelos corridos pelo IM dão um pico brutal de precipitação para lisboa e lisboa está só amarelo.
(ver o post do Jorge_scp de hoje)
Não acredito que o alerta tenha sido feito de animo leve e isso demonstra que as saidas dos modelos devem ser interpretadas com sensibilidade e experiência e não de forma literal.
Mas mesmo assim acho que há pontos da zona de lisboa que correm algum risco. Baixa de alcantara, frielas (loures)...

Os alertas estão bem lançados sendo que me parece, que o periodo de precipitação será maior no Norte e Centro, enquanto que no Algarve por exemplo a frente será bastante estreita, e comparando até com a previsão de nebulosidade para amanhã creio que aqui para o Algarve até deve estar sol, durante grande parte do dia, ou com nuvens.
No litoral norte e Centro deverá começar a chover mais intensidade pelo meio da tarde, e prolongando-se até meio da madrugada.
No Algarve deve começar de madrugada, e acabar de madrugada, provavelmente deverá ocorrer a precipitação toda em cerca de duas de horas, mas como isto está sempre a mudar ...
Basta ver o que se passou com o dia de hoje e parte do dia de amanhã aqui pro sul ...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Este alerta é curioso
se os próprios modelos corridos pelo IM dão um pico brutal de precipitação para lisboa e lisboa está só amarelo.
(ver o post do Jorge_scp de hoje)
Não acredito que o alerta tenha sido feito de animo leve e isso demonstra que as saidas dos modelos devem ser interpretadas com sensibilidade e experiência e não de forma literal.
Mas mesmo assim acho que há pontos da zona de lisboa que correm algum risco. Baixa de alcantara, frielas (loures)...

Segundo as cartas do ECM não há assim um pico de precipitação tão grande sobre Lisboa:

510232011102200042.gif



510232011102200045.gif


510232011102200048.gif



Já o Aladin mostra localmente chuva forte na região de Lisboa, como já mencionaram acima ( Jorge_scp) ...
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Agora não dá chuva torrencial para Lix mas á pouco dava pode voltar a colocar!!
Mas a seguír a esta frente temos mais chuva não é?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Aurélio,
ninguém disse que os alertas estavam mal lançados, ok?
só chamei a atenção, com fins didáticos, para o facto do IM não seguir o seu HIRLAm religiosamente, mas antes fazer um cruzamento de dados de modelos, de várias corridas (provavelmente), analisados de forma critica, que é o que todos deveriamos fazer.
Por mim fim de participação. Não me encontro no tópico para atacar ou ser atacado, nem pessoas, nem instituições.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Aurélio,
ninguém disse que os alertas estavam mal lançados, ok?
só chamei a atenção, com fins didáticos, para o facto do IM não seguir o seu HIRLAm religiosamente, mas antes fazer um cruzamento de dados de modelos, de várias corridas (provavelmente), analisados de forma critica, que é o que todos deveriamos fazer.
Por mim fim de participação. Não me encontro no tópico para atacar ou ser atacado, nem pessoas, nem instituições.

Confesso que fiquei incrédulo em relação ao Alerta laranja para o Algarve!
Mas parece que seja esta a razão:

yuy.jpg



Segundo o gfs, parece que se formará um pequeno núcleo depressionário.

edit: ainda não tive a oportunidade de analisar outros modelos!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos mapas de ventos do GFS parece que temos a confirmação da informação.
Então temos duas fases distintas em termos de vento ...
1ª Fase: Pre-Frontal
O Cavamento a noroeste de Portugal dar-se-á no Domingo de manhã, mais cedo do que o eu estava á espera, sendo que nessa 1ª ciclogénse a noroeste faz aumentar fortemente o vento no litoral norte e centro e em particular no Minho e Douro litoral, devendo ser acompanhado por chuva logo depois do almoço, sendo intensa nessa região ...
Após essa fase do pre-frontal dar-se-á uma pequena pausa entre as 12h e as 18h, em termos de vento sendo que o frontal a norte deverá atingir o Minho e Douro nessa altura.

2ª Fase: Frontal no Centro e Sul
Abaixo do Mondego esse frontal surgirá mais ao final do dia e será nessa altura que a sul do Tejo o vento será mais forte e em especial no Algarve onde poderá atingir os 100 km/h tal como no Minho e Douro. A chuva deverá atingir a zona de lisboa aí a partir das 18h, e o Algarve ocidental mais á noite.
Em termos de intensidade da precipitação aí ainda existem muitas dúvidas, mas atenção que isto está sempre a mudar ...