Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A frente é mesmo essa ... pelo menos para o Minho e Douro, contudo parece-me que o conjunto de células que dará precipitação mais forte na zona do Vale do Tejo/Setubal e Alentejo ainda não se formou ...

Isto às vezes tem que se lhe diga...

O que eu quero dizer com isto é que custa a acreditar que é esta frente que irá, mais tarde, deixar toda a precipitação prevista pelos modelos aqui na zona Litoral Centro. Parece tão fraquinha e dispersa... :unsure:

Certamente ainda vão haver muitas alterações (ganhar força e encher mais).
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Isto às vezes tem que se lhe diga...

O que eu quero dizer com isto é que custa a acreditar que é esta frente que irá, mais tarde, deixar toda a precipitação prevista pelos modelos aqui na zona Litoral Centro. Parece tão fraquinha e dispersa... :unsure:

Certamente ainda vão haver muitas alterações (ganhar força e encher mais).

A massa nebulosa que originará a precipitação forte no litoral centro parece-me que é aquela que está a norte da Madeira, que chega após a primeira frente, que está neste momento a chegar à zona de Lisboa. Pode-se ver nesta imagem postada pelo Mário Barros:



Uploaded with ImageShack.us
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto às vezes tem que se lhe diga...

O que eu quero dizer com isto é que custa a acreditar que é esta frente que irá, mais tarde, deixar toda a precipitação prevista pelos modelos aqui na zona Litoral Centro. Parece tão fraquinha e dispersa... :unsure:

Certamente ainda vão haver muitas alterações (ganhar força e encher mais).

Uma coisa é a frente outra é a mancha neblosa, se leste o que eu disse é que essa é a frente que causará precipitação mais forte no Minho e Douro e disse que a precipitação forte que ocorrerá na zona de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo ainda não se formou....
Bem por acaso já se formou e é aquela célula que vem atrás desta chamada "frente" que agora deverá dar precipitação moderada no litoral centro ....
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Eu cá para mim, não vai ser nada por aí fora esta frente aqui para o litoral norte. Pois agora começou a chover normalmente "certinho" e o vento é fraco. Para mim não vai ser nada de mais.:(

E se alguma adversidade acontecer será para o Centro Sul.

Resumindo, a meu ver o mau tempo (Chuva forte, vento forte e trovoadas) serão todas no Centro Sul.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
O Instituto de Meteorologia não prevê para o pós-frontal mais que uns simples aguaceiros fracos. Como acham os entendidos que será o pós-frontal? Ou será que não vai haver?
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde a todos,


Não acham um pouco exagerado o alerta amarelo para a Madeira? bem sei que temos de contar com o efeito orográfico..mas analisando os modelos, praticamente só o Hirlam é que dá mais chuva..está a passar tudo a norte da Madeira.

se estiver errada por favor corrigam-me:p
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
estou em crer que estamos apenas no inicio do evento, em principio a parte mais activa ainda não se formou ou então está em fase de enchimento, provavelmente iremos ter o grosso da precipitação só lá para a noite.

neste momento o radar do IM mostra isto, nada de especial:

por111023141030.jpg
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Eu cá para mim, não vai ser nada por aí fora esta frente aqui para o litoral norte. Pois agora começou a chover normalmente "certinho" e o vento é fraco. Para mim não vai ser nada de mais.:(

E se alguma adversidade acontecer será para o Centro Sul.

Resumindo, a meu ver o mau tempo (Chuva forte, vento forte e trovoadas) serão todas no Centro Sul.

Tambem concordo , alias normalmente é sempre para o centro sul
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Calma pessoal que há chuva para todos. A frente está agora a a meio no litoral norte e no centro\sul está a entrar agora.
satsat.jpg


A precipitação mais forte virá depois da frente que atravessa o país neste instante e será essa responsável por períodos de aguaceiros fortes. Os acumulados horários poderão ser altos e os acumulados totais deverão ser bastante altos em várias zonas.
Como é evidente, não sabemos ainda quais as zonas onde haverão mais problemas (se os houver...por isso há um alerta para o caso disso acontecer).

Como habitual nestas situações, haverá zonas com mais e outras com menos precipitação. Não há volta a dar e não vale a pena bater com a cabeça numa parede - alguns ficarão alegres, outros tristes. Mas o outono (o verdadeiro...) só começou agora e há mais animação à vista esta semana.

Por agora apreciemos o que a natureza nos dá:thumbsup:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Tenham calma pessoal, que a procissão ainda nem sequer vai no adro!

Estamos agora a ser afectados pelo sector frio da depressão, depois logo a seguir a frente teremos a tal massa de ar quente e humida que provocará o desenvolvimento esperado para a noite de hoje e madrugada á medida que se vai aproximando do continente...

Untitled-1-1.jpg



front24.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Analisando esta página com os critérios de emissão dos avisos do Instituto de Meteorologia, conclui-se que as quantidades de precipitação estimadas deverão rondar os 21 a 40 mm numa hora e os 41 a 60 mm em 6 horas.

Obviamente que estes valores serão ultrapassados em vários sítios onde ocorram fenómenos mais localizados e onde a orografia possa ter influência também.

Já agora, vejam a RUN das 12z acabada de sair... :surprise: :surprise:

gfs212.png
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Analisando esta página com os critérios de emissão dos avisos do Instituto de Meteorologia, conclui-se que as quantidades de precipitação estimadas deverão rondar os 21 a 40 mm numa hora e os 41 a 60 mm em 6 horas.

Obviamente que estes valores serão ultrapassados em vários sítios onde ocorram fenómenos mais localizados e onde a orografia possa ter influência também.

Já agora, vejam a RUN das 12z acabada de sair... :surprise: :surprise:

gfs212.png

Ia também colocar esse mapa agora mesmo:D. É verdade nota-se um "ponto negro" a Oeste de Lisboa. Aguardemos o que irá acontecer.