Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Se as previsões do ECMWF se mantiverem (e têm-se mantido bem constantes, run após run), ainda não se poderá arrumar a roupa de Verão, pelo menos até 15 de Outubro... A tendência está lá: AA a rondar as nossas zonas, sem dar hipótese a qualquer corrente mais perturbada de W/SW ou até mesmo a "cut-offs". Geopotencial sempre bastante elevado, impressionante... Não por ser na altura em que é, mas pela persistência das condições...

Tivessemos tido isto no verdadeiro Verão e teríamos vagas de calor garantidas com temperaturas a rondar os 40ºC... Nesta altura, "apenas" a rondar os 30... :confused:. É que Setembro já foi também assim, em grande parte...

Estou bastante curioso em saber até onde vai este padrão e como serão os próximos meses...
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
ai se fosse agosto...lá ia serpa aos 45ºC:D:D

Se eu colocasse um sensor numa rua a 200 mt. da minha localização, também atingiria os 45ºC... e o que interessa isso?

Como é óbvio este bloqueio iria originar temperaturas muito mais elevadas se acontecesse em Julho ou Agosto, mas não aconteceu!

Temos um Outubro que possivelmente ficará com registos para a posterioridade.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
A partir de sábado começa a corrente de leste/sueste e parece que vai durar pelo menos uma semana, as máximas rondarão os 28ºC no Algarve só as mínimas registarão uma ligeira descida de temperatura. Quanto à precipitação nem a médio nem a longo alcance, o GFS nem a 15 dias se vê uma gota e os modelos já nos levam a 21 de Outubro.

Cá diz o ditado ao dia 5 de cada mês verás que mês terás. Portanto, que cada um tire as suas ilações.

Alguns provérbios:

Outubro quente traz o diabo no ventre

Outubro seca tudo

Se em Outubro demorares a terra a lavrar, pouco hás-de enceleirar
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Neste momento é preciso uma mudança rápida do estado do tempo em Portugal, ainda não se vê uma luz ao fundo do tunel.É só incêndios e mais incêndios, a nossa floresta continua a arder dia a dia e este tempo não ajuda em nada, ainda complica mais.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
eu aceito apostas em que este mês não vai chover:lol:

engraçado em como tantos disseram: à e tal, isto não é nada de anormal é coisa que até costuma acontecer e mais isto e mais aquilo...

bom, a verdade é que a situação vai-se mantendo e mantendo e sem fim à vista, até quando?

será possivel isto continuar Novembro adentro?

eu já nem digo nada:unsure:

será que este povão não se farta de praia e rabo de fora? até enerva!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
engraçado em como tantos disseram: à e tal, isto não é nada de anormal é coisa que até costuma acontecer e mais isto e mais aquilo...

Até ao momento o anormal, é todo este calor, o facto de não chover não têm nada de anormal.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Até ao momento o anormal, é todo este calor, o facto de não chover não têm nada de anormal.

quais são as normais mensais de Outubro para a chuva?

certamente não serão 0.0mm de chuva, penso eu de que!
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Deixem lá o AA , ele está a dar as ultimas, quando der para chover irá ser a serio , pois este acumular , vai trazer fartura...penso eu de que..:confused:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
quais são as normais mensais de Outubro para a chuva?

certamente não serão 0.0mm de chuva, penso eu de que!

Depende dos locais, mas nos últimos anos temos tido anos chuvosos, mais tarde ou mais cedo virá um ano seco, poderá ser este, poderá ser o próximo, ninguém sabe, o nosso clima é bastante irregular no toca a precipitação, anos secos (ou pouco chuvosos) são bastante recorrentes.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
quais são as normais mensais de Outubro para a chuva?

certamente não serão 0.0mm de chuva, penso eu de que!

Até pode acabar o mês mesmo com 0,0mm, mas ainda é muito cedo para afirmar isso, mesmo com estas previsões tão pouco animadoras.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,074
Local
Oeiras
quais são as normais mensais de Outubro para a chuva?

certamente não serão 0.0mm de chuva, penso eu de que!

Não é por fazermos a dança da chuva,que ela vai cair.
Se tivermos um Outono/Invernos secos teremos.Nada a fazer.Mas se é para não termos chuva,que seja agora. Ainda temos muitos meses onde a chuva pode vair.Nada de desesperos.
Apesar deste calor não ser normal,ter-se um inicio de Outono seco é normalissimo. Por vezes o Verão em Portugal prolonga-se por Outubro...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Em 2009 o Algarve teve o Outono climático mais seco dos últimos 30 anos. Só choveu a sério a partir de meados de Dezembro, por isso, não estou muito preocupado, as albufeiras estão com boa armazenagem no Algarve. Pior estão as do Noroeste do país e isso sim é preocupante senão chover isto vai ter impacto no preço da energia em Portugal e em vez de subirem 30% sobem mas é 40%.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em 2009 o Algarve teve o Outono climático mais seco dos últimos 30 anos. Só choveu a sério a partir de meados de Dezembro, por isso, não estou muito preocupado, as albufeiras estão com boa armazenagem no Algarve. Pior estão as do Noroeste do país e isso sim é preocupante senão chover isto vai ter impacto no preço da energia em Portugal e em vez de subirem 30% sobem mas é 40%.

Nestes dias até veio nos jornais uma notícia de que no Alqueva não cortaram umas centenas de milhares de árvores que agora estão submersas a apodrecer e que vão dar problemas na qualidade de água porque pensavam que determinada cota não seria alcançada durante muitos anos, muitos diziam mesmo que a barragem nunca encheria ao longo da sua vida. E encheu. Há que ter alguma calma.