Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias.

Entretanto o ECMWF adiou (uma vez mais) a possível precipitação (ontem na run das 12h já colocava algo a partir de 3ª feira, de NW) para o final da próxima semana, concordante com o GFS (saída das 0h). Certa é a descida gradual das temperaturas a partir de Domingo/2ª feira, mas ainda amenas, mas mais normais para a altura do ano.

Este adiamento, na minha opinião, irá ser uma constante... Vamos ver... Para alguns membros, este constante adiamento acredito que comece a ser desesperante :). Mas por outro lado, o calor tem fim à vista, é preciso é calma. Até lá, aproveite-se o final do Verão (fora de época).
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A mudança continua no cenário dos sonhos, e já vamos em quê? No 2/3 dia, com a chuva a ser sempre após as 240 horas e provavelmente ainda irá adiar mais até ela chegar finalmente ...
Bom segundo o ECM nem sequer chega, e respeitante ao GFS chega ás 264, ou seja, no cenário dos sonhos !!

Enquanto não houver concordância nos modelos não acredito em mudança ...
Este ECM é um modelo que tenho dificuldade em entender num cenário a mais de 168h, nem sequer apresenta duas runs seguidas parecidas ... daí que seja normalmente ser ele sempre o "Primeiro a ver" ...

Bom é tempo de aguardar ...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como já foi dito, o GFS na run das 12h mantém-se seco e morno em praticamente todo o primeiro painel.
Aliás, até às 168h, ou seja, dia 20, a temperatura aos 850hPa não desce dos 12ºC.
Temperaturas mais frescas do que hoje, que anda nos 18ºC, mas ainda assim acima da média.

Já o ECMWF, anulou a lufada de ar fresco que ontem previa para dia 19, entrando em concordância com o GFS.

Ou seja, temperaturas a descer, gradualmente, mas ainda assim acima do normal para a época.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
esta coisa de adiou /antecipou a chuva ou o arrefecimento é nervoseira que não é saudável.

Um participante no forum mencionou mais 5 a 8 dias de temperaturas anormalmente altas. Será que queria dizer acima da média? se sim, concordo.
Mas não devem andar muito acima da média a partir de Domingo ! e não poderei classificar essas temperaturas como anormais para a época. Pelo menos na minha definição de normalidade.

Confesso que sei pouco, sei alguma coisa mas pouco. A maioria dos participantes sabem mais ou têm mais experiência do que eu tenho mas no post #156 de 7 de outubro eu tinha antevisto a semana que se iniciava a 17 como a semana da mudança. Parece-me claro que vai mudar, tinhamos um sistema em equilibrio, o equilibrio vai ser perturbado, vamos chegar a uma nova situação estável mas nesse processo haverá instabilidade e vários cenários são possíveis (vejam as diferentes perturbações dos modelos).
O que me parece(u) intuitivo é que após o derrube da situação estável da quinzena se iria seguir algo diferente....

se vamos (meados da próxima semana) agora ter massas de ar frescas vindas de N-qualquer-coisa ou restos de frentes associadas a B é muito prematuro!

o que é excelente é o posto do gerofil que advertiu para a necessidade de limpeza de sarjetas e de escoamentos. Agora é o momentos das Cam. Municipais intervirem. Não que se veja para já precipitação violenta mas ela pode chegar até ao final do mês (apesar de agora ainda não haver nada em vista de sw, por exemplo) e por vezes vem com poucos dias de aviso.

saudações

bernardino
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação ao modelo ECM que já havia mencionado como tendo recuado, na sua previsão importa dizer que a sua saida operacional, parece-me olhando ao ECM ensemble, que presumo ser a média dos seus ensembles, que encontra-se bastante desfasado após as 192h, daquilo que é a sua média .....

Como disse anteriormente ... é provável que seja mais adiado, mas a mudança de padrão é cada vez mais provável ...

Além disso, costuma-se dizer que chuva chega com a Feira de Faro, que deve começar agora este fim de semana 16/17 Outubro ...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
off-topic. (ou talvez não)

a maldição dos astronomos amadores: conta a experiência que quando alguém compra um telescópio novo, normalmente fruto de longa ponderação e poupança, o tempo fica bera durante vários dias/semanas.

Dia 22 alguém ia/vai estrear um telescópio novo! logo, pela tradição, nesse fim de semana vamos ter nuvens (no minimo).

No meu caso, em 2005 comprei um! A meio de Agosto, levei-o para o alentejo. Estava lindo, aquele céu, mas por volta das 3 da manhã.... desatou a chover !!!! num dia de 35ºC a meio de agosto, durante a madrugada.
A tradição confirmou-se

Bem sei que a comprar de material astronómico não é um dos inputs de modelos, e termino por aqui o off-topic.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Olá a todos!
Aproxima-se a época do ano em que eu me torno activo no Fórum está-se a a acabar a minha "hibernação"! Este meu comentário é só para alertar que a situação em Bragança é dramática ao nível das reservas hídricas, e falo com conhecimento de causa, uma vez que tenho acesso a dados que a maioria dos cidadãos não tem. Portanto é mesmo bom que comece a chover se não a água irá acabar no final deste mês...Para assegurar o normal abastecimento seriam necessários 70 camiões cisterna a trabalhar 24h/dia...não é fácil, cerca de um milhão de euros/mês...e aproveito para informar também que ao contrário de alguns comentários que tenho lido em blogs em que o problema da falta de água se deve ao facto da mesma ser aproveitada para as mini-hídricas produzirem energia eléctrica é completamente falso uma vez que a água é "turbinada" a montante da ETA (estação de tratamento de águas) ou seja depois de "turbinada" vai para o consumo!
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
estou em crer que até domingo/segunda feira vão se manter estas temperaturas, poderão começar a baixar só lá para terça.

quanto a chuva, tenho esperança que na proxima semada haja alguma, embora esteja dificil.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Será que vai arrefecer definitivamente ou é apenas um intervalo de maior calor, verdade é que a temperatura ainda não é desta que vai ficar na média ou abaixo dela, mas pelo menos já é um alivio.

Quanto há chuva, penso que irá desaparecer toda assim que o frio se for instalando.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Falam os meios de comunicação social e elementos do IM de que na próxima terça feira a probabilidade de chover em todo o país é grande...dizia o mesmo elemento do IM " a probabilidade de chover está entre os 30 e os 60%"...
Eu achei realmente estranho, até porque já tinha estado a ver as últimas runs e não foi o que me pareceu...E não é que o próprio IM no seu site dá probabilidades sempre inferiores a 30%, isto para o NW...já que para o sul a probabilidade é mesmo de 0%...
Afinal parece que alguma informação anda a sair deturpada mesmo por parte do IM...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Em relação ao modelo ECM que já havia mencionado como tendo recuado, na sua previsão importa dizer que a sua saida operacional, parece-me olhando ao ECM ensemble, que presumo ser a média dos seus ensembles, que encontra-se bastante desfasado após as 192h, daquilo que é a sua média .....

Como disse anteriormente ... é provável que seja mais adiado, mas a mudança de padrão é cada vez mais provável ...

Além disso, costuma-se dizer que chuva chega com a Feira de Faro, que deve começar agora este fim de semana 16/17 Outubro ...

Aurélio, este ano nem pela Feira de Faro vai chegar a chuva, a Feira começa amanhã e acaba a 23 e até lá nem pinga.:D A tradição não é pela Feira de Faro mas sim pela Feira de Olhão em Setembro, pergunta às pessoas mais antigas de Olhão que elas dizem-te. Pelo andar da carruagem lá para a Feira de Portimão é que vai chover. :D:lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Falam os meios de comunicação social e elementos do IM de que na próxima terça feira a probabilidade de chover em todo o país é grande...dizia o mesmo elemento do IM " a probabilidade de chover está entre os 30 e os 60%"...
Eu achei realmente estranho, até porque já tinha estado a ver as últimas runs e não foi o que me pareceu...E não é que o próprio IM no seu site dá probabilidades sempre inferiores a 30%, isto para o NW...já que para o sul a probabilidade é mesmo de 0%...
Afinal parece que alguma informação anda a sair deturpada mesmo por parte do IM...

Essa informação já era de ontem .... ouvi isso ontem o dia quase inteiro !!

Obviamente que a comunicação social apimenta sempre a coisa para render mais ....
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Falam os meios de comunicação social e elementos do IM de que na próxima terça feira a probabilidade de chover em todo o país é grande...dizia o mesmo elemento do IM " a probabilidade de chover está entre os 30 e os 60%"...
Eu achei realmente estranho, até porque já tinha estado a ver as últimas runs e não foi o que me pareceu...E não é que o próprio IM no seu site dá probabilidades sempre inferiores a 30%, isto para o NW...já que para o sul a probabilidade é mesmo de 0%...
Afinal parece que alguma informação anda a sair deturpada mesmo por parte do IM...

sim, tambem ouvi na sic no primeiro jornal...
chuva no inicio da proxima semana:huh::shocking:
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/primeirojornal/article920992.ece
a partir do minuto 7.30...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Aurélio, este ano nem pela Feira de Faro vai chegar a chuva, a Feira começa amanhã e acaba a 23 e até lá nem pinga.:D A tradição não é pela Feira de Faro mas sim pela Feira de Olhão em Setembro, pergunta às pessoas mais antigas de Olhão que elas dizem-te. Pelo andar da carruagem lá para a Feira de Portimão é que vai chover. :D:lol:

Eu conheço essa tradição na versão serra Algarvia que diz que a chuva chega pela feira de Messines que salvo erro é lá para o dia 20 de Setembro.