Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom ao que parece o cenário de chuva já a proxima semana é muito dificil de acontecer e mesmo que aconteça seria somente no Minho e Douro Litoral e precipitação muito fraca ....
Destaque para a próxima semana é a descida de temperatura que é algo que com Outonos secos ou chuvosos aconteceria sempre e este ano simplesmente peca por tardia ...
Temperaturas em Outubro acima dos 30º é normal acontecer dizem alguns ... outros dizem como eu que é normal acontecer, mas o que é anormal é durarem quase 15 dias, dado que a primeira quinzena em termos de máximas deve estar com uma anomalia de mais de 8ºC face á media das máximas !!

Relativamente á precipitação é batendo na mesma tecla uma possivel mudança de cenário mantem-se para dia 22, embora as operacionais do ECM e GFS tenderem em não mostrar ou adiar sempre, mas os ensembles assim o demonstram ...
Contudo ao contrário de alguns que entendem ao ver um ensemble que por haver muitas perturbações que mostram mudança parecem entenderem isso como facto consumado ... o que já se provou no inicio de Outubro que isso não é verdade, e prova disso é não haver uma tendencia clara de mudança ....
Neste momento vamos assistir a um reequilibrio na dinamica atmosférica com alterações na temperatura e respectiva reorganização da atmosfera, e por isso os modelos estão tão instáveis, ora metendo uma cut-off, ora colocando apenas entrada ligeira de Noroeste, ou mais quente, ou mais fresco ... e creio que somente daqui a uns 2/3 dias saberemos concretamente se isso acontece ou não ....

Neste momento creio que o mais provável é uma entrada de Noroeste após dia 22 ....

Agradecia que os membros deste Forum, tivessem mais calma ....
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para já há um modelo que tem as soluções mais parecidas com a minha ideia, o ECMWF...é um modelo que aposta num padrão bastante similar ao que eu estava aprever para este Novembro..e em certa medida para DJF...

Acentua bastante a AO+...está de acordo com a minha visão da coisa..portanto acho que vale a pena ir seguindo-o;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom esta run dos 06h eu acredito que esteja completamente fora do ensemble, dado que simplesmente matou toda e qualquer precipitação num raio de 15 dias, com pressão na ordem dos 1025 ao longo de 15 dias aqui na nossa Peninsula Ibérica !!
E com uma zonal fortissima na zona do Reino Unido .....

Aguardemos mais uns dias .....
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
vamos ver se nos proximos dias se confirma a descida da temperaturas.

serão estes os ultimos 2/3 dias de temperaturas de verão deste ano, ou será apenas uma pausa?

estou em crer que é definitivo, e possivelmente este ano nunca mais nenhuma parte do território chegará aos 30º

quanto a chuva......:confused:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
O GFS não vislumbra nenhuma mudança, nem a mais de uma semana...a haver qualquer coisa só mesmo no Norte com algum resto de uma frente associada às baixas que vão atravessar a região do reino unido, mas que não passarão de chuviscos.





O ECMWF segue o mesmo caminho



No meio disto tudo vamos ver se as temperaturas descem signifitivamente para valores mais normais para a época.
Parece-me que a partir de dia 23 o anti-ciclone se começa a fragmentar um pouco mas não sei se poderá indicar isso o início da mudança ou se pelo contrário não quer dizer absolutamente nada
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já como se tinha previsto há alguns dias, depois de domingo teremos o afastamento dos centros de altas pressões do continente Português, que há partida será então o "clique" que muitos esperávamos para a mudança do padrão que se tem vindo a assistir...
Assim sendo é de esperar, segundo o GFS, que as máximas lá para quarta-feira começam a ficar em todo o país abaixo dos 25ºC, a norte nem aos 20ºC deverá chegar...As mínimas serão "interessantes" principalmente no interior a norte da Estrela, aproximar-se-ão dos 4ºC em algumas localidades...:lol:

O aspecto que também tem suscitado muita discussão, a ocorrência de precipitação parece ainda mais "atrasada", vislumbra-se a possibilidade de algumas precipitação fraca a NW do Continente na próxima quarta-feira...
Além disso está ainda tudo muito oculto...embora o ECM lá para dia 22 e 23 coloque uma situação interessante, com entrada fresca de NE....
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Pelos modelos existentes está "quase" garantido um Outubro completamente fora do normal.
Por norma Outubro era um dos meses do ano em que a problidade da ocorrencia de fenomenos metereologicos mais intensos era maior...(ainda me recordo do Furacão Vince)

Vamos esperando por melhores dias:unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
já agora...alguém acha possível o começo de geadas com grandes inversões térmicas sem termos uma entrada de precipitação por mínima que seja?

Não me recordo de nenhuma situação em que tenha entrado muito frio sem ocorrência de precipitações antes:huh:
Além do mais seria mesmo o começo do deserto por estas bandas...algo tipo Mongólia:D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
já agora...alguém acha possível o começo de geadas com grandes inversões térmicas sem termos uma entrada de precipitação por mínima que seja?

Não me recordo de nenhuma situação em que tenha entrado muito frio sem ocorrência de precipitações antes:huh:
Além do mais seria mesmo o começo do deserto por estas bandas...algo tipo Mongólia:D

Aquilo que é mais habitual é que aquando da mudança de padrão, isto é, a passagem de tempo quente para tempo frio, tenhamos sempre a passagem de uma frente associada a precipitação...
Não acredito na manutenção do AA forte e a crescer em crista ao longo do atlântico antes da passagem de uma frente que desbloqueie as peças que têm estado tão encaixadas...
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
cada vez mais aquilo que parecia impossivel, que era ter um Outubro com zero precipitação, vai se tornando realidade.

no fim quero uma taça por ter feito esta previsão no inicio do mês, e estar-se à beira de concretizar(infelizmente):D

já agora, vou deixar aqui uns mapas para os mais entendidos interpretarem, e qual a credibilidade deles:

11101800_1412.gif


11101912_1412.gif


11102106_1412.gif


11103012_1412.gif


11102300_1412.gif


11102312_1412.gif


nunca ouvi falar deste modelo, conhecem?

11101612_1412.gif


mais um que não conheço:

11102000_1400.gif


11101812_1400.gif


11101612_1412.gif


e então, que conclusões se podem tirar disto tudo?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Já como se tinha previsto há alguns dias, depois de domingo teremos o afastamento dos centros de altas pressões do continente Português, que há partida será então o "clique" que muitos esperávamos para a mudança do padrão que se tem vindo a assistir...
Assim sendo é de esperar, segundo o GFS, que as máximas lá para quarta-feira começam a ficar em todo o país abaixo dos 25ºC, a norte nem aos 20ºC deverá chegar...As mínimas serão "interessantes" principalmente no interior a norte da Estrela, aproximar-se-ão dos 4ºC em algumas localidades...:lol:

O aspecto que também tem suscitado muita discussão, a ocorrência de precipitação parece ainda mais "atrasada", vislumbra-se a possibilidade de algumas precipitação fraca a NW do Continente na próxima quarta-feira...
Além disso está ainda tudo muito oculto...embora o ECM lá para dia 22 e 23 coloque uma situação interessante, com entrada fresca de NE....

Mario ( e restantes colegas),

li os teus posts de hoje que me parecem acertados.
Eu não punha as mãos no fogo por essas temperaturas de 4ºC no interior, mas acho que tu também não.;)
O encaixe das peças muda, sem que implique obrigatoriamente precipitação, como todos sabemos. Realmente uma frente valente desbloqueava isso tudo.

Infelizmente não tenho fé nenhuma na pp de 4ªfeira, aquilo esfuma-se.

Talvez a frente de dia 22/23, mas tenho um feeling que se vai dissipar.... ainda falta muito tempo e compartilho a ideia que só daqui a uns 2-3 dias vamos poder ver as coisas de forma mais clara.
Vamos acompanhando.
vamos ser frios e racionais (eu tento) .
É para isso que cá estamos.
cps

bernardino
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom isto já esteve muito melhor em termos de ensemble em especial do GFS, e respeitante ao ECM ainda não saiu o ensemble ....
Mas o GFS aposta numa forte zonal á latitude .... do UK !!
O ECM aposta numa depressão vinda de Norte ás 192h, descendo rumo ás Canárias ou Madeira ...
E o que é certo é que em ambos os modelos o AA está muito mais forte e próximo á PI e voltamos novamente ao mesmo do inicio de Outubro ...
Acho que daqui a 2/3 dias é que saberemos o que nos vai acontecer !!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Curiosamente a run das 18h do gfs parece mais promissora, ao contrário da opinião do colega Aurélio (não me vai levar a mal) aqueles núcleos depressionáriosao longo do atlântico, nas latitudes do sul da grã-bretanha/norte de frança parecem ter uma consistência ou robutez digna de registo.
O problema é que isso está a 192 h , como dizemos... esperemos 2/3 dias.
E os modelos nestas situações ...são instáveis :)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Atendendo aos principais modelos, esta próxima semana vai ter alguma componente de N, o que fará descer as temperaturas para abaixo dos 30 (aliás, este fim de semana, com os regimes de nevoeiro, o mesmo já se irá verificar), no entanto, chuva nem vê-la...

Iremos continuar com temperaturas bem amenas, este mês de Outubro (a juntar ao de Setembro) de facto soma e segue... Não tanto pelas temperaturas acima dos 30ºC, mas pela regularidade da estabilidade das condições atmosféricas. Isso sim, é de registo (e de certeza que será registado no relatório de Outubro do IM).

Talvez lá para o próximo fim de semana se veja algo de diferente mas sinceramente não arrisco... Tanto adiamento...