Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

nelsonfadigas

Cirrus
Registo
8 Jul 2010
Mensagens
10
Local
Paião - Figueira da Foz
Caros amigos, depois de um estudo exaustivo dos diversos modelos e a pedido de mt gente, consegui verificar k muito possivelmente (isto porque nunca se consegue ter a certeza absoluta) este violento calor fora de época acaba esta semana!!!
Sendo k já a partir d Segunda existem condições para a chuva começar a dar da sua graça comecando no Norte e estendo-se a todo o continente em forma de aguaceiros e trovoada pelo Quarto Minguante!!!:thumbsup:
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Caros amigos, depois de um estudo exaustivo dos diversos modelos e a pedido de mt gente, consegui verificar k muito possivelmente (isto porque nunca se consegue ter a certeza absoluta) este violento calor fora de época acaba esta semana!!!
Sendo k já a partir d Segunda existem condições para a chuva começar a dar da sua graça comecando no Norte e estendo-se a todo o continente em forma de aguaceiros pelo Quarto Minguante!!!:thumbsup:



Bom dia,

Caro colega diga-me sff quais foram os modelos que analisou, pois eu já vi alguns e a analise que faço é que apenas ás 180h é que o norte poderá ter aguaceiros...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sendo k já a partir d Segunda existem condições para a chuva começar a dar da sua graça comecando no Norte e estendo-se a todo o continente em forma de aguaceiros e trovoada pelo Quarto Minguante!!!:thumbsup:

Consegues ver mais que os modelos :rolleyes:

Tal como o miguel eu não vislumbro chuva nos próximos dias, é que nem no norte.

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se fosse depois do almoço achava que era efeito do tintol, assim já não sei ...:lmao::lmao:

Provavelmente ele tinha o PC virado ao contrário ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O ECM continua na mesma, uma semana com alguma nebulosidade e a única coisa que vejo é a descida de temperaturas. Quanto à precipitação, não vejo nada aqui para o Algarve. Só mesmo a última semana poderá ocorrer alguma precipitação mas nada de muito relevante, talvez uns 10-20 mm no Algarve em Outubro.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
não há mesmo duvida que este mês está encerrado.

se duvidas haviam quando eu falava isto no inicio do mês, penso que agora a 15 dias do fim de Outubro, pouco mais há a esperar que uma pequena baixa das temperaturas e mesmo assim nada de especial.

esta situação está-se a revelar uma catástrofe que caso não haja mudança, poderá ser uma das piores situações de seca desde que há memória.


percentagem de agua no solo.
mrrpe_agro.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
não há mesmo duvida que este mês está encerrado.

se duvidas haviam quando eu falava isto no inicio do mês, penso que agora a 15 dias do fim de Outubro, pouco mais há a esperar que uma pequena baixa das temperaturas e mesmo assim nada de especial.

esta situação está-se a revelar uma catástrofe que caso não haja mudança, poderá ser uma das piores situações de seca desde que há memória.

É preciso ter calma, ainda é cedo para alarmismos, não sabemos como vai ser o resto do Outono nem o Inverno, para estarmos já a dizer que vai ser uma catástrofe;)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
É preciso ter calma, ainda é cedo para alarmismos, não sabemos como vai ser o resto do Outono nem o Inverno, para estarmos já a dizer que vai ser uma catástrofe;)

Boa tarde,
Embora não seja a pessoa mais entendida na área de meteorologia, acho que estamos habituados a que o mês de Outubro seja um mês chuvoso e com grande instabilidade..pelo menos estes ultimos anos têm sido assim ( ainda no ano passado salvo erro dia 10 e dia 20 Outubro pelo menos na Madeira tivemos situações de alerta derivado ás chuvas..


Este ano foi um ano que fugiu á regra, mas tal como o ano de 2010 fugiu á regra no sentido da precipitação ser "excessiva"...


Penso que ainda é cedo para alarmismos.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A precipitação não desapareceu. o que os modelos estão a fazer é adiamentos. mas ela continua lá.

Olhando dessa forma, o GFS anda a fazer adiamentos há muitos dias...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A precipitação vai aparecendo no ensemble do GFS, mas já esteve melhor do que agora. Mas acho que pelo menos no norte do país deverá haver alguma coisa, nem que sejam as caudas fracas de umas frentes distantes.

prec.gif



Não temos acesso aos ensembles do ECMWF, mas o IM no seu site tem umas previsões probabilísticas que devem ser baseadas no ensemble do modelo,

e para Porto tem entre os dias 21 e 24 de Outubro as probabilidades 29%|47%|73% |67%, uns valores razoáveis...

Já para Lisboa tem apenas: 6% | 31% | 39% | 20%, ou seja, bastante improvável.

Pelo menos no extremo norte deverá haver alguma chuva nem que seja fraca, a partir daqui a uma semana. Mas claro que os modelos podem sempre mudar, para pior, ou para melhor.