Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Devido ao posicionamento do AA nas proximas semanas em cima dos Açores, com pressão na ordem dos 1030 hpa, preve-se de acordo com a NOAA que o indice NAO seja fortemente negativo, ou será que é ao contrário. Que o facto da NAO ser positiva é que vai influenciar a pressão na zona dos Açores.
Afinal quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha :D

Seja como for não se vislumbra mudanças nas proximas semanas tirando a temperatura, isto claro de acordo com os modelos do dia de hoje !!
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Devido ao posicionamento do AA nas proximas semanas em cima dos Açores, com pressão na ordem dos 1030 hpa, preve-se de acordo com a NOAA que o indice NAO seja fortemente negativo, ou será que é ao contrário. Que o facto da NAO ser positiva é que vai influenciar a pressão na zona dos Açores.
Afinal quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha :D

Seja como for não se vislumbra mudanças nas proximas semanas tirando a temperatura, isto claro de acordo com os modelos do dia de hoje !!

"indice NAO seja fortemente negativo" quer dizer ...? desculpe a pergunta, mas esta afirmação traduz-se em..?

Ainda nao sei decifrar estas situações NAO+/-
obg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
"indice NAO seja fortemente negativo" quer dizer ...? desculpe a pergunta, mas esta afirmação traduz-se em..?

Ainda nao sei decifrar estas situações NAO+/-
obg

Mea culpa, queria dizer fortemente positivo ( NAO +) !!

As depressões passam sempre a norte de Portugal ou então apanhando somente ligeiramente o Norte de Portugal !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
GFS prevê precipitação para Lisboa na madrugada de amanhã para segunda:

chuvalx17out.jpg


Será?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Desta é que eu não estava à espera... Vamos ver se o GFS tem razão :lol:
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
vamos lá ver:

o IM como identidade oficial, para alem do obvio conhecimento e formação dos seus técnicos, tem acesso aos dados que todos nós temos, mas eu já tinha feito a pergunta anteriormente e apenas me disseram que o IM tinha acesso a muito mais coisas que todos nós, nesse caso eu gostava de perguntar:

quais são em concreto os dados que o IM tem acesso e que lhes estão apenas reservados e a nós não?
refiro-me a modelos ou quaisquer outros dados fundamentais para o trabalho que eles fazem, e que qualquer um de nós exterior ao IM não tem possibilidade de aceder?

quanto à chuva que o David sf referiu para a madrugada de Domingo, acredito tanto nela como na Pai Natal.:lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
vamos lá ver:

o IM como identidade oficial, para alem do obvio conhecimento e formação dos seus técnicos, tem acesso aos dados que todos nós temos, mas eu já tinha feito a pergunta anteriormente e apenas me disseram que o IM tinha acesso a muito mais coisas que todos nós, nesse caso eu gostava de perguntar:

quais são em concreto os dados que o IM tem acesso e que lhes estão apenas reservados e a nós não?
refiro-me a modelos ou quaisquer outros dados fundamentais para o trabalho que eles fazem, e que qualquer um de nós exterior ao IM não tem possibilidade de aceder?

quanto à chuva que o David sf referiu para a madrugada de Domingo, acredito tanto nela como na Pai Natal.:lmao:

Acredito que com a nebulosidade possam vir a cair alguns chuviscos... mas nada de especial :D
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Geiras, tu tens nos teus dados de Outubro 0.2mm de chuva, como é que isso é possivel?

é que neste mês ainda não caiu pinga de agua penso eu que em nenhuma parte do território de Portugal continental.:huh:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Geiras, tu tens nos teus dados de Outubro 0.2mm de chuva, como é que isso é possivel?

é que neste mês ainda não caiu pinga de agua penso eu que em nenhuma parte do território de Portugal continental.:huh:

Resposta aqui.

A chamada precipitação oculta.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
bem, as coisas que se aprendem aqui:thumbsup:

não fazia ideia que os nevoeiros podiam ser contabilizados como precipitação:eek:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não temos acesso aos ensembles do ECMWF, mas o IM no seu site tem umas previsões probabilísticas que devem ser baseadas no ensemble do modelo,

e para Porto tem entre os dias 21 e 24 de Outubro as probabilidades 29%|47%|73% |67%, uns valores razoáveis...

Já para Lisboa tem apenas: 6% | 31% | 39% | 20%, ou seja, bastante improvável.

Pelo menos no extremo norte deverá haver alguma chuva nem que seja fraca, a partir daqui a uma semana. Mas claro que os modelos podem sempre mudar, para pior, ou para melhor.

Na run das 12z, Lisboa, tal como Évora, já tem 61% no domingo 23, o que a esta distância é uma probabilidade altíssima.

O Porto tem 71%, 78%, 78% para dias 22 a 24.

Até Faro tem 49% no domingo.

A média dos ensembles do ECMWF para esse dia:

EDM1-192_izg5.GIF


... e do GFS:

gens-21-1-192_uip1.png


Será estabelecido um novo padrão atmosférico, com anticiclone de bloqueio na Europa oriental e a dorsal atlântica a oeste dos Açores, que se vêm bem fortes na previsão ensemblística de ambos os modelos. Tal padrão favorece a instabilidade na PI e na Grã Bretanha, pelo que se prevê uma última década do mês chuvosa em Portugal continental. Isto são previsões, este é o cenário mais provável, mas não é uma certeza absoluta. Mas pode-se dizer que, com uma enorme dose de probabilidade, nenhum local do país acabará outubro com 0 mm. Não vale a pena inundarem o tópico com profecias da desgraça que neste momento não têm qualquer fundamento.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Boa noite,

O Windguru também mostra precipitação entre as 22h de domingo (0.8), 4h de Segunda (0.7) as 7h (0.8) e as 10h (0.4). Não disse nada aqui porque achei que se iriam todos começar a rir de mim. Eu cá não posso deixar achar graça que a previsão do windguru contemple chuva em Lisboa e não 0.0mm na Ericeira. :lol: Deve ser a brincar.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
David sf, essa é para mim, claro (sou o profeta da desgraça):D

olha, a coisa que eu mais queria é que tivesses razão, mas as previsões de chuva são sempre a distancias enormes, o que faz diminuir brutalmente a fiabilidade das mesmas.

seja como for, que eu esteja errado e tu certo, é o que eu desejo:thumbsup:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
A mim parece-me que as probabilidades de reduzida precipitação ou importante precipitação na última semana de Outubro continuam ambas muito equivalentes, pelo que tudo pode ainda acontecer, tanto uma última semana chuvosa ou um mês de Outubro quase com precipitação zero ...:rolleyes: