Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
A desgraça continua a pairar! mesmo que chova 10mm até ao fim do mês aqui para o sul, (estas frentes de noroeste não me convecem nada) o que é que isso resolve...nem dá para passar um palmo de terra. O anticiclone anda lá a pairar e não vejo assim grandes possiblidades...,ou seja, senão apanhar-mos o comboio de 2 ou 3 frentes que venham nas próximas semanas depois volta bloquear...em algo a que se poderá considerar o verão de S.Martinho.

Metendo aqui um bocado de discussão/intuíção minha aquele anticiclone ali a este dos açores não me convence nada e está sempre pronto a aprontar!
Só quando ver algo a inromper a sul dele, vindo ali pelo sudoeste/oeste da Madeira é que fico mais descansado!
É esperar para ver!!!...sei que há membros que não apoiam estas intervenções e há outros que apoiam e que defendem que não devemos estar confinados ao "robotismo" da análise de modelos. Seja como seja fica aqui a minha intuíção e peço desculpa a quem não gosta.
 


Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
100% de acordo.

e não me falem em verão de S. Martinho quando este ainda não acabou, é que continuamos em tempo de verão, e se depois temos mais verão, então é esquecer as 4 estações e deixar apenas o verão 365 dias por ano.:angry:

não é o outro idiota que queria fazer de PT a Florida da europa?

e perdoem-me o off topic, mas já não posso ouvir falar na palavra Verão, estou farto dele até à ponta dos cabelos, isto está pior que africa:angry::angry::angry:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:suicidio::suicidio::suicidio:
Ai este tópico...Ai!
:facepalm:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para reforçar a minha ideia da tendência para um padrão de bloqueio na Europa oriental e anticiclone dos Açores a oeste dos Açores no final deste mês, deixo a média dos ensembles do GFS na saída das 18z, durante todo o 2º painel. A tendência para o estabelecimento desse padrão de forma consistente e prolongada é claríssima:

gens-21-1-192_ujm8.png


gens-21-1-252_uev7.png


gens-21-1-312_pmm6.png


gens-21-1-372_oli7.png


Como se sabe entradas de noroeste não favorecem substancialmente o Algarve, mas dá para chover qualquer coisa. Ainda por cima é o norte que está com um cenário de seca mais preocupante, o sul do país está, para já, numa situação algo desafogada.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Este forum é lido por muita gente de "fora". Acho que devia de haver um pouco mais de bom senso e moderação, no tipo de comentários que se deixa aqui. Mas isso já é do critério dos senhores moderadores.


Analisando os modelos.... para já garantido é a descida gradual da temperatura que pode ajudar a que estes incêndios que tanto têm felagelado aqui a zona Norte diminuam. A partir do dia 22/23 continua presente a probabilidade de precipitação, pelo menos aqui no norte. Mas até lá a única coisa que tenho a certeza é que nada é certo.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Este forum é lido por muita gente de "fora". Acho que devia de haver um pouco mais de bom senso e moderação, no tipo de comentários que se deixa aqui. Mas isso já é do critério dos senhores moderadores.


Analisando os modelos.... para já garantido é a descida gradual da temperatura que pode ajudar a que estes incêndios que tanto têm felagelado aqui a zona Norte diminuam. A partir do dia 22/23 continua presente a probabilidade de precipitação, pelo menos aqui no norte. Mas até lá a única coisa que tenho a certeza é que nada é certo.

Exacto, bom comentário.

É bom referir que existe um aumento de humidade à superfície, algo que irá prejudicar potenciais incêndios.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Não fiz nenhuma análise de modelos mas fui claro na minha exposição...o próprio stormy dá as suas intuíções quando analisa os modelos.
Para mim não vejo nada, para já, na actual conjutura de modelos, tirando o Norte e Centro claro, mas mesmo assim nada de muito definido.

Também não tenho visto aqui análises interessantes nos últimos dias, ninguém tá a explicar o que poderá acontecer com a actual sinóptica prevista (eu não tenho conhecimentos aprofundados para isso) apenas faço a minha análise com base no último modelo aqui posto...essas entradas de noroeste e o anticiclone ainda ali tão próximo para mim aqui no algarve dizem tudo.

Já agora um Algarvio que visite aqui este tópico vai querer saber as previsões aqui para a sua terra e não para o Minho. De facto vai haver uma mudança de padrão isso é óbvio, e este Verão tardio vai mesmo acabar, pelo menos a nível das temperaturas, quanto à precipitação ainda está tudo indefinido numa escala que aumenta de norte para sul.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não fiz nenhuma análise de modelos mas fui claro na minha exposição...o próprio stormy dá as suas intuíções quando analisa os modelos.
Para mim não vejo nada, para já, na actual conjutura de modelos, tirando o Norte e Centro claro, mas mesmo assim nada de muito definido.

Também não tenho visto aqui análises interessantes nos últimos dias, ninguém tá a explicar o que poderá acontecer com a actual sinóptica prevista (eu não tenho conhecimentos aprofundados para isso) apenas faço a minha análise com base no último modelo aqui posto...essas entradas de noroeste e o anticiclone ainda ali tão próximo para mim aqui no algarve dizem tudo.

Já agora um Algarvio que visite aqui este tópico vai querer saber as previsões aqui para a sua terra e não para o Minho. De facto vai haver uma mudança de padrão isso é óbvio, e este Verão tardio vai mesmo acabar, pelo menos a nível das temperaturas, quanto à precipitação ainda está tudo indefinido numa escala que aumenta de norte para sul.

E fazes bem em tentar intuir, e provavelmente o Algarve não verá nada de especial até ao fim do mês, o que não quer dizer que acabe com 0 mm, provavelmente os 10 mm que referiste ontem. A mim parece-me uma situação sinóptica parecida à ocorrida no final de outubro do ano passado, quando se apostou aqui no fórum na quantidade de precipitação em Faro, e o resultado foi medíocre.

O que não se trata é de uma "desgraça", pois não só o Algarve está neste momento numa situação normal, resultante de uma primavera chuvosa e de um verão com 2 ou 3 dias de precipitação, como também é relativamente normal o mês de outubro não ser muito generoso quanto à precipitação.

Em 2009 a situação de seca era pior no final de setembro, e Faro só teve 17 mm em outubro, 12 dos quais numa frente de noroeste. E em novembro só somou mais 14 mm. E até 15 de dezembro só houve mais 2 mm. E depois tu deves-te lembrar o que se passou.

Quanto aos modelos, a ocorrência ou não de precipitação no Algarve não se pode prever a esta distância. O que eu tenho estado a dizer é que vamos entrar num padrão mais favorável à ocorrência de precipitação, os detalhes só teremos mais em cima do acontecimento, provavelmente chegaremos À véspera do acontecimento sem sabermos se o Algarve será ou não afectado pela frente.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto falar-se em "desgraça" e "catástrofe" nesta altura, ainda em Outubro, parece-me bastante exagerado... Muito mesmo. Muitos desejam a chuva e o frio, mas não chamemos a isto "desgraça" e "catástrofe" por meros desejos pessoais...

Aproveite-se o que este tempo soalheiro oferece a um povo já tão cinzento com tanta medida de austeridade anunciada... Isso sim, uma "desgraça"/"catástrofe"... Ao menos haja algo que ilumina este país chamado Portugal, o sol é generoso connosco, ao menos isso...

Somos de facto peritos em queixas, e contra mim falo também... (fim de off-topic).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Pelo GFS na segunda 24 há uma frente que deixará boa precipitação no Norte, mas que à medida que atravessa o país de noroeste para sudeste vai enfraquecendo deixando alguns restos apenas no sul.



 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
E fazes bem em tentar intuir, e provavelmente o Algarve não verá nada de especial até ao fim do mês, o que não quer dizer que acabe com 0 mm, provavelmente os 10 mm que referiste ontem. A mim parece-me uma situação sinóptica parecida à ocorrida no final de outubro do ano passado, quando se apostou aqui no fórum na quantidade de precipitação em Faro, e o resultado foi medíocre.

O que não se trata é de uma "desgraça", pois não só o Algarve está neste momento numa situação normal, resultante de uma primavera chuvosa e de um verão com 2 ou 3 dias de precipitação, como também é relativamente normal o mês de outubro não ser muito generoso quanto à precipitação.

Em 2009 a situação de seca era pior no final de setembro, e Faro só teve 17 mm em outubro, 12 dos quais numa frente de noroeste. E em novembro só somou mais 14 mm. E até 15 de dezembro só houve mais 2 mm. E depois tu deves-te lembrar o que se passou.

Quanto aos modelos, a ocorrência ou não de precipitação no Algarve não se pode prever a esta distância. O que eu tenho estado a dizer é que vamos entrar num padrão mais favorável à ocorrência de precipitação, os detalhes só teremos mais em cima do acontecimento, provavelmente chegaremos À véspera do acontecimento sem sabermos se o Algarve será ou não afectado pela frente.

Peço desculpa não era a minha intenção passar a ideia de desgraça!
Foi infeliz insistir na ideia da "desgraça" que muitos têm evocado. De facto ainda temos alguma capacidade de "encaixe" a nível dos ecossistemas por aqui mas o arvoredo já começa a apresentar-se debilitado. A mim pesa-me muito o facto de termos um ano excepcional de azeitona aqui no Algarve e de agora já estar tudo perdido, mas lá está isso não deve trasparecer aqui neste tópico.
Mil desculpas! Vou tentar transparecer as minhas opiniões e discussões neste tópico sem a evocação da dita e sem mostrar emoções sobre o assunto.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não me parece excessivo classificar 2011 como um ano trágico do ponto de vista climático em Portugal continental. As brutais anomalias nos valores de temperatura nos meses Abril, Maio e Outubro vão deixar consequências negativas, pelo menos, no sector agrícola.

Claro que estes assuntos não devem se discutidos neste tópico. Os participantes neste tópico devem fazer um esforço para não se dispersarem por outros assuntos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Estou e continuou confiante que esta vai ser a ultima semana seca!! a partir de dia 21 22 deve mesmo ficar instável. De qualquer maneira aqueles calores fortes já eram e a partir do meio da semana até fica mais fresco.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Não me parece excessivo classificar 2011 como um ano trágico do ponto de vista climático em Portugal continental. As brutais anomalias nos valores de temperatura nos meses Abril, Maio e Outubro vão deixar consequências negativas, pelo menos, no sector agrícola.

Claro que estes assuntos não devem se discutidos neste tópico. Os participantes neste tópico devem fazer um esforço para não se dispersarem por outros assuntos.


concordo a 100%.

e quem acha que falar em desgraça ou catástrofe é exagerado, basta olhar para as reservas de agua em trás os montes e a situação de emergencia que vivem com reservas para poucas semanas.

olhem tambem para os niveis das albufeiras:

esl00h.jpg


dados do mês passado, agora imaginem como devem estar.

esperemos agora que isto mude, hoje nota-se que a temperatura já está mais baixa, amanhã provavelmente vai-se manter igual, para depois ir tendo uma descida progressiva ao longo da semana, mas mesmo assim com valores ainda acima da média para o mês de Outubro.

a precipitação essa é sempre a muitos dias de distancia, e sempre a adiar.