Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011



Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
O meteorologista Costa Alves, ainda há pouco na SIC, chamou a atenção para a frente que atingirá o território do Continente na Quarta/Quinta-feira, adiantando que até poderia ser um pouco mais gravosa do que aquela que passou esta noite. Isso vai ser de facto assim?
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
E a seguir temos o AA durante o fim de semana?

Sim Rainy, tudo aponta para o regresso do sol, mas com as temperaturas de Outono. É uma questão de seguir os modelos. Mas vamos com calma que ainda falta a 2ª mão desta primeira eliminatória na próxima Quarta-Feira :lol:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim Rainy, tudo aponta para o regresso do sol, mas com as temperaturas de Outono. É uma questão de seguir os modelos. Mas vamos com calma que ainda falta a 2ª mão desta primeira eliminatória na próxima Quarta-Feira :lol:

Sim e arrumadas essas contas poderemos partir para o fim de semana. Mas agora convém acompanhar um evento que deve ser seguido com atenção. Não esquecer que o regime de aguaceiros se vai manter até 4ª, e que acumulados generosos são para já esperados na transição 4ª / 5ª feira quer nas últimas previsões do GFS como do ECM. Uma coisa de cada vez...
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Sim e arrumadas essas contas poderemos partir para o fim de semana. Mas agora convém acompanhar um evento que deve ser seguido com atenção. Não esquecer que o regime de aguaceiros se vai manter até 4ª, e que acumulados generosos são para já esperados na transição 4ª / 5ª feira quer nas últimas previsões do GFS como do ECM. Uma coisa de cada vez...

Eu sei mas é que não me apetecia nada voltar a ter o AA em cima de nós, sabe se lá se não se repete o cenário deste mês:(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
As coisas não são como queremos, são como têm de ser! Se não chover durante mais 1 mês o que podemos nós fazer? :mad:
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
não me digas que já se está a propiciar um novo bloqueio ad eternum do AA, essa não!:angry:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
não me digas que já se está a propiciar um novo bloqueio as eternum do AA, essa não!:angry:

Zephyros, mais uma vez essa história?? Arre que ja chateia homem... Tem lá calma contigo, bolas...
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
foi só uma pergunta, calma:)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
foi só uma pergunta, calma:)

Zephyros, a tua suposta "pergunta" foi uma exclamação. Tens que respeitar o tempo e aceitá-lo. Analisar modelos, seguir este brilhante fórum, perceber esta temática... Depois, fotografar, viver, admirar fenómenos. Partilhar esse gosto que nos move pela meteorologia. Mas não estar sempre a recorrer à crítica fácil... Tivemos ontem e vamos ter ainda esta semana chuva a potes. Depois de uma semana chuvosa, uns dias de sol, com temperaturas normais para a estação não farão mal nenhum. Não achas Zephyros? Vamos seguindo os modelos com calma e atenção. Um abraço e peço desculpa pelo off-topic
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente á situação de Quarta_Feira parece-me é que poderá ter porventura uma durabilidade maior em termos da mesma região, nomeadamente a região Norte e a região Centro-Norte e com dois pontos distintos.
Um será onde passará o núcleo da depressão muito activo, o outro será onde será a maior carga da precipitação respeitante ao sistema frontal propriamente dito.
Neste momento o nucleo não deverá atingir o Minho mas sim a Galiza ou passar junto á costa.
A parte mais activa de acordo com os modelos atingirá em força a região Centro-Norte !!

Desta vez o Baixo Alentejo e o Algarve deverão ser mais poupados ....

Relativamente ao longo prazo, o que tenho a dizer é que enquanto aquele Anticiclone Escandinavo ficar por lá, não existe AA que possa ficar muito em cima para nós, ou então terá que ficar mais a sul.
Aliás os modelos mostram isso quase a 10 dias, com uma forte zonal a tentar empurrar o AA mais para sul.já foi dito, temos que ir com calma, pois o dia de Quarta-Feira parece vir a ser muito interessante ...

Relativamente áqueles que estão com medo, que o AA caia o mês todo em cima de nós, neste momento não vejo qualquer indicação nos modelos que o indique !!

Mas como
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Relativamente á situação de Quarta_Feira parece-me é que poderá ter porventura uma durabilidade maior em termos da mesma região, nomeadamente a região Norte e a região Centro-Norte e com dois pontos distintos.
Um será onde passará o núcleo da depressão muito activo, o outro será onde será a maior carga da precipitação respeitante ao sistema frontal propriamente dito.
Neste momento o nucleo não deverá atingir o Minho mas sim a Galiza ou passar junto á costa.
A parte mais activa de acordo com os modelos atingirá em força a região Centro-Norte !!

Desta vez o Baixo Alentejo e o Algarve deverão ser mais poupados ....

Relativamente ao longo prazo, o que tenho a dizer é que enquanto aquele Anticiclone Escandinavo ficar por lá, não existe AA que possa ficar muito em cima para nós, ou então terá que ficar mais a sul.
Aliás os modelos mostram isso quase a 10 dias, com uma forte zonal a tentar empurrar o AA mais para sul.já foi dito, temos que ir com calma, pois o dia de Quarta-Feira parece vir a ser muito interessante ...

Relativamente áqueles que estão com medo, que o AA caia o mês todo em cima de nós, neste momento não vejo qualquer indicação nos modelos que o indique !!

Mas como

A situação de 4f apresenta uma sinóptica que é susceptivel de ter um certo grau de imprevisibilidade.
A ciclogenese prevista pode tomar uma intensidade superior ao que está actualmente no consenso dos modelos, algumas perturbações do ensemble do GFS mostram de facto tal cenário.

Isto deve-se ao facto de que esta perturbação arrastará novemente uma vaga de ar tropical muito energético para norte, e terá uma interacção muito mais proxima quer com o jet quer com uma bolsa de ar frio e instavel a NW, numa situação que em bruto não difere muito do que os modelos viam na situação do oeste em 2009.
Como tal é preciso manter olho nos modelos e essencialmente no nowcasting.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Para quarta, quais as regiões mais afectadas?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para quarta, quais as regiões mais afectadas?

Está um post meu na página anterior, que mostram saídas de vários modelos e que mostram alguma dispersão.
http://www.meteopt.com/forum/seguim...odelos-outubro-2011-a-6054-50.html#post303089

Em meteorologia nem sempre é possível responder a perguntas desse género, além da dispersão entre modelos, são coisas em que os detalhes mudam ao longo das saídas, e depois a própria realidade nem sempre segue o modelado, aliás, nunca segue, tem é mais ou menos erros.
Uma olhadela nos mapas que referi já dá uma ajuda para avaliar possíveis zonas, mas infelizmente em meteorologia nunca há certezas nem respostas conclusivas a perguntas desse género, a não ser que o enganem.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pode ser só impressão minha mas por acaso o ECM não agravou um pouco a situação de Quarta-Feira ??

Estou de olho também no médio_longo prazo !!